Blog do Flavio Gomes
F-1

HAAS VF-18

[bannergoogle]RIO (acabou o alalaô) – Começou a folia dos lançamentos de carros. De surpresa, a Haas divulgou hoje fotos e informações sobre o VF-18, o terceiro da equipe americana na categoria. A sigla VF, quando o primeiro saiu do forno em 2016, significava “very first”, se bem me lembro. Não sei se continua tendo o […]

[bannergoogle]RIO (acabou o alalaô) – Começou a folia dos lançamentos de carros. De surpresa, a Haas divulgou hoje fotos e informações sobre o VF-18, o terceiro da equipe americana na categoria. A sigla VF, quando o primeiro saiu do forno em 2016, significava “very first”, se bem me lembro. Não sei se continua tendo o mesmo sentido. Pensei em brincar com as letras inventando novas definições para a sopa de letrinhas que acompanha os carros da F-1, mas estou pouco inspirado.

Também não vou ficar repetindo, como todos os anos, aquela história de que os engenheiros e projetistas mexeram nas asas dianteiras, nas asas traseiras, nas aletas, nos apêndices, nos túneis, nos defletores e na puta que pariu para “melhorar os fluxos de ar”. Cansei da piada.

E estou com dor de garganta, o que me deixa de péssimo humor.

O carro é este aqui. Vejam:

Notaram o Halo? Como vamos falar desse negócio na TV? “Ralo”? “Rêiou”? ” Êilou”?

Vou tentar chamar de halo, mesmo, porque é mais ou menos isso mesmo: um halo meio fajuto, já que não é circular, um tipo de auréola protetora em forma de tira de chinelo, nada além.

Estou em dúvida se vou usar “Halo”, com H maiúsculo, ou “halo”, com H minúsculo, nos escritos. Preciso consultar Victor Martins sobre o tema. Será que vão registrar essa merda como nome próprio? O Hans a gente usa em maiúscula. Mas é uma sigla. Podemos grafar HANS, também.

[bannergoogle]Halo é outra coisa. Substantivo masculino comum. Acho que vou usar halo, caso contrário terei de escrever também “Asa”, “Aerofólio”, “Pneu” e “Motor”. Português não é alemão. Se fosse, estaria tudo resolvido. Todo substantivo em alemão começa com letra maiúscula, como “Lampe”, “Teppich”, “Schreibmaschine” ou “Bun­des­aus­bil­dungs­för­de­rungs­ge­setz”, coisinhas simples assim. Mas não é o caso. Enfim, depois resolvo isso.

Como o halo da Haas é preto e o carro foi fotografado com fundo preto, também, ele não agride demais a estética do automóvel. Acho que vamos acabar nos acostumando com essa bagaça. Os pilotos podem chiar um pouco no início, mas depois também se habituam. Vai ficar um pouco menos confortável para entrar no cockpit, e as fotos dos pilotos concentrados dentro de seus capacetes também vão desaparecer de nossas páginas — com aquele troço na frente, vai ser difícil um retrato decente.

E é isso. “Ah, mas o que você achou dos novos sidepods?”, vai perguntar algum chato de plantão. Nada, não achei nada, não achei porra nenhuma. E quem disser que achou alguma coisa está mentindo. Eu só me ligo nas pinturas. E como está parecida com a do ano passado, então não tenho nada a dizer.