Blog do Flavio Gomes
F-1

2018, DIA #4

RIO (valeu mais ou menos) – Depois da nevasca de quarta-feira, hoje pelo menos o tempo deu uma melhoradinha e permitiu que todo mundo andasse bastante em Barcelona, compensando em parte as dificuldades dos últimos dois dias. A pista ainda estava molhada pela manhã, mas secou à tarde e o negócio foi jogar a pilotaiada […]

FERRARIBARCA18

RIO (valeu mais ou menos) – Depois da nevasca de quarta-feira, hoje pelo menos o tempo deu uma melhoradinha e permitiu que todo mundo andasse bastante em Barcelona, compensando em parte as dificuldades dos últimos dois dias. A pista ainda estava molhada pela manhã, mas secou à tarde e o negócio foi jogar a pilotaiada no asfalto para passar frio.

E andaram à vontade, o que nos leva à primeira conclusão do ano: ninguém começa o ano com graves problemas mecânicos. Não houve quebras e a Honda, vejam só, fechou a primeira sessão de testes tendo completado mais voltas do que todos com a Toro Rosso nos quatro dias.

É uma boa notícia, considerando o que os japoneses passaram nos últimos anos com a McLaren. Se o trabalho tem um início sólido, dá alguma tranquilidade para que se desenvolva a unidade de potência partindo para a busca de performance, em vez de passar o ano tentando consertar as merdas que nasceram errado.

[bannergoogle]Quem está muito de olho na Honda é a Red Bull, que deverá ter esses motores em 2019. A Renault vai se concentrar em sua equipe própria e na McLaren, que acabou sendo o destaque de hoje com o segundo lugar, atrás apenas de Hamilton e da Mercedes.

Ah, Hamilton… O cara já cravou o melhor tempo da semana e com pneus médios, enquanto a McLaren usava hipermacios. A Ferrari ficou com o terceiro lugar e Vettel avisou: os caras são favoritos de novo e começaram melhor.

É o que acho, também. Pode ser cedo, claro, para afirmar com todas as letras que Lewis será campeão, mas quem o fizer — eu, por exemplo — dificilmente vai errar. O que não significa que não vai ter briga. O campeonato é longo, muita coisa inesperada pode acontecer, mas o quadro, para mim, é bastante claro: Mercedes e Hamilton na cabeça, e os outros que têm de se coçar para evitar o inevitável.

Semana que vem tem mais, a segunda e última bateria de pré-temporada lá mesmo em Barcelona. Se o clima ajudar, saberemos se alguém poderá fazer frente aos mercêdicos nas primeiras provas do ano.