Blog do Flavio Gomes
F-1

PRO HALO DA HISTÓRIA (2)

RIO (que sábado!) – Olá, tudo bem? Meio atrasadinho, não? Faz mal, não. Eu posso. Quem não deveria era a Ferrari. Ou a Red Bull. Atrasadinhos quando olham para Lewis Hamilton e sua pole inacreditável na madrugada. Não pela pole — a Mercedes largar na frente não é novidade, muito menos ele; são 73 na […]

alochuva18

RIO (que sábado!) – Olá, tudo bem?

Meio atrasadinho, não?

Faz mal, não. Eu posso. Quem não deveria era a Ferrari. Ou a Red Bull. Atrasadinhos quando olham para Lewis Hamilton e sua pole inacreditável na madrugada.

Não pela pole — a Mercedes largar na frente não é novidade, muito menos ele; são 73 na carreira, foi a quinta seguida em Melbourne, sétima no circuito. Mas pelo tempo. Comandante Amilton tinha feito 1min22s051 na sua primeira tentativa no Q3. A equipe não mexeu em nada no carro. E, na segunda, veio uma volta em 1min21s164.

É meio desmoralizante para os outros. Raikkonen, que começou o ano animadinho, metendo tempo em Vettel, ficou em segundo a 0s664 do tempo do inglês.

Aí parei, como diz José Trajano. É coisa demais.

A Mercedes só não teve um dia perfeito porque Bottas enfiou o pé na jaca no Q3, estampando o muro depois de pegar uma zebra molhada — choveu de manhã, e apenas o último treino livre foi afetado pela água; na classificação, o sol brilhou, 24°C, uma delícia. Ficou sem tempo, trocou o câmbio, perdeu cinco posições e larga em 15º. É um companheiro de equipe muito apagado, esse moço.

[bannergoogle]Tião Italiano foi o terceiro e Verstappinho, o quarto. Aí veio a surpresa do dia, em quinto e sexto: a incrível Haas, que segundo Alonso é uma réplica da Ferrari. Magnólia larga em quinto e Grojã, em sexto. Ricardão era o quinto, mas caiu para oitavo com a punição de ontem. Hulk ficou em sétimo no grid, Sainz Idade parte em nono e El Fodón de la Décima Posición ali.

Alonsito ficou feliz com o 11º tempo, embora não tenha passado para o Q2. Ganhou a posição de Bottas e disse que vai “se divertir este ano”. “O carro é bom, e pela primeira vez nos últimos anos não precisamos correr para nos defender. Vamos atacar. Quando o entrosamento com a Renault for maior, temos muito a crescer”, falou o espanhol animadón.

No Q2, Fernandinho foi eliminado ao lado de Não Doorme, Maria do Bairro, Strupício e Santo do Pau Ocon. A Force India melhorou um pouco, mas começa o ano bem atrás daquela que se mostrou a quarta força na Austrália, a Haas. Lá para trás, a decepção foi a Toro Rosso, que abriu a lista de degolados no Q1 com Hartley (preciso de um apelido). Depois dele ficaram Sonyericsson, Leclerc (preciso de outro apelido), Sirotkin (mais um) e Gasly (outro).

Na sexta, havia previsão de chuva para sábado e domingo, mas o tempo deu uma virada. No seco, Hamilton dispara e ganha. No molhado, tudo pode acontecer — inclusive Hamilton disparar e ganhar.

Seja como for, a tendência é de uma corrida interessante atrás de Lewis. A Red Bull é a única da ponta que vai largar com supermacios, em vez dos ultramacios, e esticará o primeiro stint para ver no que dá.

Veremos o que vai dar na madrugada. Palpites para o pódio? O meu é Hamilton, Verstappen e… Alonso! Só para ganhar sozinho.