Blog do Flavio Gomes
F-1

BAKU DE QUEM? (2)

RIO (por pouco) – Colocar os seis das três grandes nas três primeiras filas é fácil. Acertar a posição de apenas um, só eu. Ontem minha aposta era Kimi na pole. Deu Vettel. Acertei só Ricciardo em quarto. Bela merda. Mas minha aposta em Raikkonen não era um despropósito. E, de novo, ele vinha andando […]

bakuvettelpole18

RIO (por pouco) – Colocar os seis das três grandes nas três primeiras filas é fácil. Acertar a posição de apenas um, só eu. Ontem minha aposta era Kimi na pole. Deu Vettel. Acertei só Ricciardo em quarto. Bela merda.

Mas minha aposta em Raikkonen não era um despropósito. E, de novo, ele vinha andando bem em todos os treinos. Fez P1 no Q1 e no Q2. Iria fazer a pole na última tentativa no Q3. Tinha as melhores parciais nos dois primeiros setores. Mas errou miseravelmente na última curva. E larga em sexto.

Perdi a aposta e os pontos no bolão do “Fox Nitro”. Desgraçado.

[bannergoogle]Cagadas de Raikkonen à parte, Vettel fez uma volta espetacular para assegurar a 53ª pole de sua carreira, terceira no ano. É favorito à vitória amanhã, se vocês querem saber. Porque a Ferrari está andando bem em Baku. Melhor que a Mercedes, e bem melhor que a Red Bull.

Sebastian nem precisou da sua segunda volta rápida no Q3. Tinha 0s342 de vantagem para Hamilton, e só perderia a pole para o companheiro de equipe. Lewis se esfolou e melhorou um pouco, ficando 0s179 atrás. A Red Bull nem chegou perto. E Kimi errou.

O vento tem sido o grande vilão do fim de semana e espera-se muito mais na corrida. Os carros são muito sensíveis a essas rajadas e às mudanças de direção. Podem levar gente para o muro. Se isso acontecer, safety-car. Com safety-car, nunca se sabe. Ano passado Vettel e Hamilton se pegaram. Ganhou Ricciardo.

Para quem não viu a classificação, o Q1 degolou Vandoorne, Gasly, Ericsson, Hartley e Grosjean. Considerando que Williams e Sauber vinham sendo assíduas na degola, pode-se dizer que tivemos surpresas. Só Sonyericsson ficou. Os demais avançaram ao Q2. Muito por conta da pane hidráulica de Grojã e das trapalhadas da dupla da Toro Rosso. Hartley estragou a volta de Gasly, que quase passou por cima do companheiro de equipe quando tentava fazer tempo. O neo-zelandês voltava para os boxes passeando, como se não houvesse mais ninguém na pista. Por pouco não aconteceu um acidente feio.

[bannergoogle]No Q2, dançaram Stroll, Sirotkin, Alonso, Leclerc e Magnussen. De novo Alonso ficou. Classificação tem sido um problema para a McLaren. E palmas para a Williams. Comparando com as três primeiras corridas do ano, P10 e P11 no grid são um avanço e tanto — ambos subiram uma posição por punição a Hülkenberg, que caiu de nono para 14º.

O Q3 consagrou Vettel com mais uma volta próxima da perfeição, e ele terá Lewis ao seu lado na primeira fila. Bottas e Ricciardo formam a segunda, com Verstappen e Raikkonen na terceira. Ocon e Pérez vieram em seguida, com a Force India finalmente dando sinal de vida.

Vamos lá, palpite de pódio para perder sozinho… Vettel, Hamilton e Verstappen. E o de vocês?