Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE ONTEM DE MADRUGADA

RIO (never ends) – Quem não entendeu nada da legenda da imagem acima, escolhida como a mais enigmática, simbólica, emblemática e significativa do GP da China, precisa ler um pouco mais sobre a Teoria do Caos. [bannergoogle]Falamos disso ontem no nosso resumo da corrida de Xangai, mas reforço: é o Imponderável da Silva, parente do Sobrenatural de […]

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Gasly acerta Hartley em cheio: borboleta que bate as asas na Tailândia faz subir a Bolsa em Nova York

RIO (never ends) – Quem não entendeu nada da legenda da imagem acima, escolhida como a mais enigmática, simbólica, emblemática e significativa do GP da China, precisa ler um pouco mais sobre a Teoria do Caos.

[bannergoogle]Falamos disso ontem no nosso resumo da corrida de Xangai, mas reforço: é o Imponderável da Silva, parente do Sobrenatural de Almeida, que tem determinado o resultado das provas da F-1 até aqui neste ano. No caso, a batida dos dois carros da Toro Rosso, que espalhou detritos sobre a pista, que fez o diretor de prova observar aquilo, decidir pela entrada do safety-car, na hora exata em que os dois carros da Red Bull estavam perto da entrada dos boxes, e justo quando os dois primeiros colocados já tinham passado ela, e isso fez com que Verstappen e Ricciardo parassem, trocassem os pneus, voltassem voando, e aí veio primeira cagada de Max, e depois a segunda, e no fim Ricardão venceu e Hamilton, que fez uma prova medíocre, lucrou barbaridade com o infortúnio de Vettel, causado por Verstappen, que só bateu nele porque Gasly acertou Hartley, e ambos espalharam pedaços de carro pela pista, e o diretor de prova…

A vida é assim, cheia de imprevistos.

No day after do GP chinês, todos concordaram: foi o safety-car que deu a vitória ao sorridente australiano. Que não venceria, porém, se o jovem Max não tivesse tirado o domingo para fazer besteiras. O que nos leva à…

FRASE DE XANGAI

Marko: dura em Verstappen

“Ele precisa aprender a se controlar.”

Helmut Marko, eminência parda da Red Bull, louco da vida porque Verstappinho abusou dos erros e o time desperdiçou a chance de uma dobradinha

Agora, é preciso que se diga que apesar de a Mercedes ter tido a chance de ganhar — acho que Bottas levaria, depois de uma ótima chinelada nas voltas pós-parada, ganhando a posição de Vettel nos boxes –, algo de estranho acontece com a equipe prateada. E com Lewis, também. O inglês era a desolação em pessoa, apesar do quarto lugar.

Em que pese o domingo opaco, foi graças a Lewis que chegamos ao nosso…

NÚMERO CHINÊS

…corridas seguidas nos pontos completou Hamilton, novo recorde absoluto. Desde o GP do Japão de 2016 o inglês termina todas as provas entre os dez primeiros. Superou as 27 completadas por Raikkonen entre os GPs do Bahrein de 2012 e da Hungria de 2013.

Claro que esse tipo de recorde não deixou o tetracampeão mercêdico saltitando de alegria. “Preciso voltar ao meu nível normal de performance”, reconheceu. “Antes que comece a perder pontos que não consiga mais recuperar.”

Claro que o olho dele está em Vettel. Mas é melhor ficar esperto. Foi a segunda vez, em três corridas, que terminou atrás de seu discretíssimo companheiro Bottas. E ele está apenas cinco pontos na frente do finlandês, agora. Não acho que Valtteri seja uma ameaça numa eventual disputa de título. Mas é aquela coisa… Muita gente hesita em colocar Hamilton como um dos maiores de todos os tempos justamente por ter perdido um campeonato de dois carros para alguém como Rosberg. Pilotos maiúsculos e incontestáveis costumam trucidar seus companheiros de equipe, sejam quem forem.

“Max me fez um grande favor hoje”, admitiu Lewis. O favor foi jogar Vettel para trás. O alemão tinha 17 pontos de vantagem sobre o inglês na classificação e sua perspectiva em Xangai era a de sair ainda mais distante. Ao final do dia, estava só nove atrás. A gratidão ao holandês foi percebida por nosso cartunista oficial Maurício Falleiros.

No mais, não foi exatamente uma corrida espetacular em sua totalidade, com atuações fantásticas e inesquecíveis — Ricciardo à parte. A prova só ficou boa, mesmo, depois do safety-car. Até lá, dava sono em insones.

Da turma que pontuou, talvez mereçam uma menção honrosa os dois pilotos da Renault, especialmente Hülkenberg, sexto — Sainz Jr. ficou em nono –, e Magnussen, por levar o carro da Haas ao décimo lugar. Faz um bom ano, o dinamarquês.

Mas tem um, em especial, que pelo resultado final garantiu um lugarzinho na famosa e popularíssima sub-seção que fecha este recaldo chinês.

GOSTAMOS…

Alonso: só nos pontos

…do sétimo lugar de <<< Fernando Alonso, que caiu de quarto para sexto na classificação, é verdade, mas já tem 22 pontos, cinco a mais do que fez em toda a temporada passada. Sua ultrapassagem sobre Vettel no final foi bacana. Mas ele mesmo admitiu que foi fácil, porque Sebastian tinha um carro todo estropiado.

NÃO GOSTAMOS…

Max: só bobagem

…obviamente de ver Max Verstappen >>> estragar a corrida de Vettel com uma manobra estúpida logo depois de outra sobre Hamilton. E ele já havia feito estultice semelhante com o mesmo Hamilton no Bahrein, furando um pneu e jogando uma corrida no lixo nas primeiras voltas. Está na hora, mesmo, de tomar juízo. Erro em time de ponta pesa mais do que em equipe pequena. Às vezes custa uma vitória. Como custou.