Blog do Flavio Gomes
F-1

MONIQUINHAS (2)

SÃO PAULO (ah, Max…) – Não é possível contar o que foi o sábado de Mônaco/2018 sem começar pelos treinos livres. A batida de Verstappen na terceira seção tirou o holandês da briga, depois de um erro muito parecido com o de 2016, na última chicane antes da Rascasse. Arrebentou o carro, não deu tempo […]

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SÃO PAULO (ah, Max…) – Não é possível contar o que foi o sábado de Mônaco/2018 sem começar pelos treinos livres. A batida de Verstappen na terceira seção tirou o holandês da briga, depois de um erro muito parecido com o de 2016, na última chicane antes da Rascasse. Arrebentou o carro, não deu tempo de consertar, ficou fora da classificação.

Tem sido um péssimo ano, este de Verstappen. Ele tinha carro para pelo menos largar na primeira fila. Vai largar em último.

Ricardão agradeceu. Na hora de decidir, fez exatamente o que vinha fazendo desde quinta-feira. Foi o mais rápido no Q1, no Q2 e no Q3, conseguindo a segunda pole de sua carreira. É favoritão à vitória amanhã.

A classificação mostrou que com os pneus hipermacios todo mundo é capaz de andar rápido num circuito como o do Principado. Para se ter uma ideia de quanto, numa certa altura do Q1 Sirotkin era quarto colocado — e passou ao Q2 em oitavo. Os 13 primeiros ficaram no mesmo segundo. OK que a volta é curta, mas mesmo assim chamou a atenção a proximidade dos tempos. Os degolados foram Hartley (atrapalhado por Ocon), Ericsson, Stroll, Magnussen e o supracitado Verstappen, que nem se sentou no carro.

[bannergoogle]O Q2 marcou mais um recorde de pista para Ricciardo, 1min12s278, eliminando Hülkenberg, Vandoorne, Sirotkin, Leclerc e Grosjean. Tudo mais ou menos normal — a Toro Rosso, que ensaiou ser a quarta força monegasca na quinta, ganhou a companhia da Force India nessa disputa; o time italiano passou ao Q3 apenas com Gasly, mas foi bem.

A pole de Daniel foi conseguida já na primeira volta rápida do Q3, com um tempo incrível de 1min10s810. No primeirou “round”, ele foi quase meio segundo mais rápido que Hamilton e Vettel. Uma luneta, como diziam os antigos.

Sebastian tentou alguma coisa na segunda volta rápida e conseguiu pelo menos deixar Lewis para trás. Larga ao lado do rubro-taurino na primeira fila, o que é importante na sua batalha pessoal com o inglês pelo título — chegar na frente dele, descontar alguns pontos na classificação, tirar a nuvem negra de cima de seu capacete, esses são seus planos para o domingo.

Hamilton terá ao seu lado na segunda fila a outra Ferrari, de Raikkonen. Bottas, Ocon, Alonso, Sainz Jr., Pérez e Gasly fecharam a turma dos dez primeiros.

Mônaco tem uma dívida com Ricciardo, desde 2016 — uma incrível trapalhada da Red Bull nos boxes lhe tirou a vitória. Acho que ela será paga amanhã.