Blog do Flavio Gomes
F-1

TE AMO ESPANHOLA (1)

RIO (outono, gostamos) – Até que tem bastante coisa para falar do primeiro dia de treinos em Barcelona. A Mercedes ficou na frente, OK, mas parece que é a Red Bull que deu o maior salto de Baku para a Espanha. E a Ferrari, se não está escondendo nada, estagnou. Uma curiosidade da sexta: o […]

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RIO (outono, gostamos) – Até que tem bastante coisa para falar do primeiro dia de treinos em Barcelona. A Mercedes ficou na frente, OK, mas parece que é a Red Bull que deu o maior salto de Baku para a Espanha. E a Ferrari, se não está escondendo nada, estagnou.

Uma curiosidade da sexta: o melhor tempo do dia foi anotado de manhã, por Bottas, com 1min18s148. De tarde, ele subiu para 1min18s611. Hamilton, o mais rápido na sessão vespertina, virou 1min18s259.

Tem a ver com o vento e com as temperaturas mais altas. Em Barcelona, as mudanças de direção do vento pregam peças nos pilotos, o que explica o festival de rodadas e escapadas de pista.

[bannergoogle]Diz a Red Bull que seus carros estão 0s5 mais rápidos com as mudanças aerodinâmicas introduzidas para a primeira corrida europeia da temporada. Veremos. O que se sabe é que o time lida melhor com os pneus supermacios do que a Mercedes, que continua se estranhando com a borracha.

Vimos uma Haas forte, Grosjean em sétimo e Magnussen em oitavo à tarde. Será a quarta força do GP? Pode ser. Talvez a McLaren ocupe esse posto — Alonso contou que o novo bico esquisito melhorou bem o carro. Mas o time laranja ainda não foi a um Q3 neste ano. A conferir amanhã.

Merece destaque também a volta de Kubica a um treino oficial em fim de semana de GP pela primeira vez desde 2010, quando disputou sua última corrida na temporada. Andou pela manhã e detestou o carro. A Williams ficou com as duas últimas posições nos dois treinos. É um arremedo de equipe.

Na Ferrari, Raikkonen teve de trocar o motor, mas não será punido ainda — está na cota.

O dia foi marcado por algo constrangedor para os organizadores da prova espanhola. Vários carros tiveram seus vidros quebrados no estacionamento da imprensa, que fica do lado de fora do autódromo. Se fosse no Brasil, a grita seria enorme. Uma coisa esquisita, mesmo. Aguardamos informações.

E a última notícia importante do dia, talvez a mais importante, foi a confirmação de que Miami aprovou a abertura de negociações com a F-1 para fazer seu GP por dez anos, a partir de 2019.

O prefeito da cidade, Francis Suarez, confirmou que a ideia é manter o evento até 2028, e assim os EUA passariam a ter duas etapas por temporada, contando com Austin, no Texas.

O primeiro traçado proposto é esse aí embaixo — corrida de rua, claro. Como muitos aqui conhecem bem a cidade — eu já estive lá algumas vezes, mas acho Miami um porre e nunca fiz questão de conhecer direito –, talvez possam dizer se o local é o mais apropriado.

É possível que algum país dance no ano que vem. Apostas?