Blog do Flavio Gomes
F-1

TE AMO ESPANHOLA (2)

RIO (que chova!) – Tudo esquisito neste sábado em Barcelona. A Mercedes, que não se entende com pneus supermacios, conseguiu a primeira fila com eles. A Ferrari, que normalmente se dá bem com essa borracha, fez a segunda fila com os… macios. Mas a Mercedes, assim como a Ferrari, vai largar com os mesmos macios, que usou […]

polehambar18

RIO (que chova!) – Tudo esquisito neste sábado em Barcelona.

A Mercedes, que não se entende com pneus supermacios, conseguiu a primeira fila com eles. A Ferrari, que normalmente se dá bem com essa borracha, fez a segunda fila com os… macios. Mas a Mercedes, assim como a Ferrari, vai largar com os mesmos macios, que usou no Q2, deixando os supermacios apenas para o segundo stint — é corrida, normalmente, para uma parada.

A borracha mais mole só serviu para Hamilton e Bottas detonarem a concorrência no Q3. Lewis larga na pole pela 74ª vez na carreira e segunda no ano. Cravou 1min16s173 e foi 0s040 mais rápido que seu companheiro de equipe. Com os pneus de banda amarela, os macios, Vettel foi o terceiro e Raikkonen, o quarto. Engraçado como esses pneus funcionaram melhor para a Ferrari para uma volta voadora do que os supermacios.

[bannergoogle]Tudo esquisito. Mas teve a ver com as temperaturas, bem mais baixas hoje que ontem. E há previsão de chuvas pela madrugada, podendo a água chegar ao início da tarde catalã. Seria ótimo, uma corrida com pista molhada. Adoro corridas no molhado. Em 1996, Schumacher venceu pela primeira vez com a Ferrari justamente em Barcelona, com uma chuva de fazer inveja a Noé.

A janela de pit stops para a turma da frente vai demorar um tanto. A opção pela segurança é clara e inclui Red Bull também. Verstappinho e Ricardão ficaram em quinto e sexto, e teremos, pela ordem, as três grandes do campeonato dividindo filas no grid. Magnussen, o incrível Magnussen, ficou em sétimo — quarta força, lembram? Alonso, Sainz Jr. e Grosejan fecharam o top-10. Pela primeira vez no ano Fernandinho conseguiu ir ao Q3. Vai ser divertido. Especialmente se chover.

A esquisitice mencionada lá em cima refere-se, naturalmente, à performance dos pneus, não propriamente às posições de grid, bastante condizentes com a atual relação de forças da categoria. Tivemos um Q1 bem “standard”, que já começou com um eliminado precocemente, o neo-zelandês Hartley — que bateu forte no terceiro treino livre e a Toro Rosso não teve tempo para reconstruir seu carro. Não fosse isso, a Williams teria assegurada a última fila, que ocupou com diligência durante todo o fim de semana. Sirotkin ficou em 18º e Stroll, depois de rodar miseravelmente, em 19º. Os outros eliminados foram Hülkenberg (teve problemas de câmbio) e Ericsson.

No Q2, a degola ceifou Vandoorne, Gasly, Ocon, o bom Leclerc — um ótimo 14º lugar — e Pérez. A Force India segue decepcionando, em que pese o pódio surpreendente de Pérez no Azerbaijão.

[bannergoogle]Eu ia apostar em Bottas para a vitória amanhã, mas com Lewis na pole, sei não… Barcelona no seco não é uma corrida das mais interessantes, as equipes conhecem demais a pista, as surpresas não são tão frequentes assim. Sim, eu sei que Maldonado ganhou uma vez e Verstappen, também. Mas em 2012, na vitória do venezuelano, Hamilton foi punido no grid. E Max venceu graças a uma trapalhada da dupla da Mercedes, em 2016. Não estou tirando mérito de ninguém — Pastor foi incrível e Verstappinho, idem. Apenas ponderando um pouco as coisas.

Mas vá lá. Meu palpite para o pódio, para ganhar sozinho na casa de apostas, é Bottas, Vettel e… Alonso! Vou jogar minhas fichas em algum problema com Hamilton, Kimi e a turma da Red Bull. Magnussen no pódio também é uma aposta sedutora, mas não estou em condições de rasgar dinheiro. Pinguem aí nos comentários seus palpites. Vamos ver se alguém acerta tudo na mosca.