Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

PANELA VELHA É QUE FAZ… (1)

POÇOS DE CALDAS (não era inverno?) – Monza e Raikkonen, dois veteranos. A eles dedicamos o título das notinhas do GP da Itália deste ano, ainda que nem sempre as corridas sejam realmente boas no circuito da Lombardia. Mas Kimi merece. Fazer uma pole aos 38 anos é um negócio legal, ainda mais em casa, […]

kimipolemonza

POÇOS DE CALDAS (não era inverno?) – Monza e Raikkonen, dois veteranos. A eles dedicamos o título das notinhas do GP da Itália deste ano, ainda que nem sempre as corridas sejam realmente boas no circuito da Lombardia.

Mas Kimi merece. Fazer uma pole aos 38 anos é um negócio legal, ainda mais em casa, diante da torcida vermelha. O finlandês não é exatamente um virtuoso em classificações. Foi apenas a 18ª pole de sua carreira. Já era dado, inclusive, como demitido para o ano que vem depois que Leclerc desandou a conseguir pontos e bons resultados nesta temporada.

Que nada. Vai ficar para a próxima. Charles pode esperar. Pole em Monza é aquele tipo de coisa que renova contrato.

A Ferrari, como na Bélgica, carrega o favoritismo para ganhar em casa. Em condições normais, devo insistir. Sem chuva e sem ações do Imprevisto da Silva — safety-car esquisito, retardatário retardado, essas coisas. Apostaria, quase sem pestanejar, que a diferença de Vettel para Hamilton na classificação cai mais um pouco amanhã. Mas não muito.

O motor italiano chegou no alemão. A impressão é que a Mercedes está dando uma patinada nas últimas provas e já entendeu isso. O discurso entre os prateados é exatamente esse: nos passaram. Como há uma folguinha na pontuação, ninguém se desesperou ainda. Mas é melhor que fiquem atentos.

Legal para a Ferrari e para o campeonato que isso tenha acontecido, ainda que os dois times estejam cada vez mais anos-luz à frente das outras — a Red Bull não ameaça mais nada até o fim do ano, agora que vai trocar a Renault pela Honda e que Ricciardo está de saída. Pelo menos segue a briga entre dois pilotos de equipes diferentes. Já é alguma coisa.

O resto anda meio deprimente, apesar de algumas surpresinhas bacanas, como a Haas de Grosjean, sexto no grid. E hoje, entre os dez primeiros, ver Gasly em nono de motor Honda e Stroll com aquela porcaria da Williams em décimo — primeira vez no ano que a equipe leva um carro ao Q3. Ainda no top-10, as outras posições foram bem normais: Verstappen em quinto, Sainz Jr. em sétimo e Ocon em oitavo.

O Q2 também não teve surpresa nenhuma, exceto Sirotkin em 12º, uma posição atrás de Magnussen. Alonso, Hülkenberg e Ricciardo fecharam o grudo da segunda degola, mas o australiano nem andou. Como trocou de motor, vai largar atrás, mesmo. Fez só uma voltinha no Q1 e estacionou o carro. O clima para ele na Red Bull é de fim de feira total. E isso em setembro…

Pérez decepcionou muito no Q1, assim como os dois pilotos da Sauber, eliminados na terra da Alfa Romeo. Hartley e Vandoorne, os outros dois que ficaram na primeira parte da classificação, já estão habituados a andar pouco no sábado.

E nessas de favoritismo da Ferrari, só espero que Kimi leve hoje, mesmo sabendo que o mais sensato por parte da equipe, pensando no campeonato, seria privilegiar Vettel. Às favas com isso, porém. Tem hora em que esses cálculos muito frios em busca de resultados ao final do ano enchem um pouco a paciência.