MENU

Saturday, 1 de September de 2018 - 14:37Sem categoria

PANELA VELHA É QUE FAZ… (1)

kimipolemonza

POÇOS DE CALDAS (não era inverno?) – Monza e Raikkonen, dois veteranos. A eles dedicamos o título das notinhas do GP da Itália deste ano, ainda que nem sempre as corridas sejam realmente boas no circuito da Lombardia.

Mas Kimi merece. Fazer uma pole aos 38 anos é um negócio legal, ainda mais em casa, diante da torcida vermelha. O finlandês não é exatamente um virtuoso em classificações. Foi apenas a 18ª pole de sua carreira. Já era dado, inclusive, como demitido para o ano que vem depois que Leclerc desandou a conseguir pontos e bons resultados nesta temporada.

Que nada. Vai ficar para a próxima. Charles pode esperar. Pole em Monza é aquele tipo de coisa que renova contrato.

A Ferrari, como na Bélgica, carrega o favoritismo para ganhar em casa. Em condições normais, devo insistir. Sem chuva e sem ações do Imprevisto da Silva — safety-car esquisito, retardatário retardado, essas coisas. Apostaria, quase sem pestanejar, que a diferença de Vettel para Hamilton na classificação cai mais um pouco amanhã. Mas não muito.

O motor italiano chegou no alemão. A impressão é que a Mercedes está dando uma patinada nas últimas provas e já entendeu isso. O discurso entre os prateados é exatamente esse: nos passaram. Como há uma folguinha na pontuação, ninguém se desesperou ainda. Mas é melhor que fiquem atentos.

Legal para a Ferrari e para o campeonato que isso tenha acontecido, ainda que os dois times estejam cada vez mais anos-luz à frente das outras — a Red Bull não ameaça mais nada até o fim do ano, agora que vai trocar a Renault pela Honda e que Ricciardo está de saída. Pelo menos segue a briga entre dois pilotos de equipes diferentes. Já é alguma coisa.

O resto anda meio deprimente, apesar de algumas surpresinhas bacanas, como a Haas de Grosjean, sexto no grid. E hoje, entre os dez primeiros, ver Gasly em nono de motor Honda e Stroll com aquela porcaria da Williams em décimo — primeira vez no ano que a equipe leva um carro ao Q3. Ainda no top-10, as outras posições foram bem normais: Verstappen em quinto, Sainz Jr. em sétimo e Ocon em oitavo.

O Q2 também não teve surpresa nenhuma, exceto Sirotkin em 12º, uma posição atrás de Magnussen. Alonso, Hülkenberg e Ricciardo fecharam o grudo da segunda degola, mas o australiano nem andou. Como trocou de motor, vai largar atrás, mesmo. Fez só uma voltinha no Q1 e estacionou o carro. O clima para ele na Red Bull é de fim de feira total. E isso em setembro…

Pérez decepcionou muito no Q1, assim como os dois pilotos da Sauber, eliminados na terra da Alfa Romeo. Hartley e Vandoorne, os outros dois que ficaram na primeira parte da classificação, já estão habituados a andar pouco no sábado.

E nessas de favoritismo da Ferrari, só espero que Kimi leve hoje, mesmo sabendo que o mais sensato por parte da equipe, pensando no campeonato, seria privilegiar Vettel. Às favas com isso, porém. Tem hora em que esses cálculos muito frios em busca de resultados ao final do ano enchem um pouco a paciência.

64 comentários

  1. Toni Righi says:

    No lugar de panela velha nada como uma frigideira nova para fritar o Vettel. Marca Leclerc.

  2. ELLERY SOUZA says:

    Blog as moscas, uma pena. Mais uma era que se encerra.

  3. Brabham-5 says:

    Espero e VOU COBRAR um texto sobre a incrível corrida da GP3 com a vitória sensacional de Pedro PIQUET num duelo de 17 voltas com Giuliano ALESI, no GP da Italia, EM MONZA (Nelson Piquet brasileiro que mais venceu o GP Italia), corrida essa que teve sentado lado a lado, torcendo por seus herdeiros, nada mais que Nelson Piquet e Jean Alesi.

  4. Brabham-5 says:

    Panela véia, na hora que precisa de FÔLEGO, decepciona.
    Se até sábado diziam que a Ferrari tinha o melhor motor/carro para vencer essa corrida EM MONZA, Hamilton e Bottas provaram que Raikkonen é uma leão cansado.
    Para o inferno os fãs de Raikkonen. A forma como ele não conseguia alcançar Bottas, sabendo que Hamilton se aproximava e o ULTRAPASSOU FACILMENTE MAIS UMA VEZ mostra que Kimi nem bom segundo piloto é.
    Bottas teria um rendimento totalmente diferente e venderia a posição com muito mais dificuldades para Hamilton, tendo a Ferrari de Kimi nas mãos, EM MONZA.
    O problema dos fãs de Raikkonen é que confundem a simpatia pelo seu “personagem” e são pouco objetivos/precisos/justos na hora de avaliar seu desempenho em corridas.
    Decisão acertadíssima da Ferrari em colocar Leclerc no lugar de Raikkonen no ano que vem.

    • Mônica says:

      O meu gatão não é nenhum leão cansado, fique sabendo! E ele esperou o Bottas ir para o box para evitar mais um acidente entre os dois, coisa que já virou lugar comum.
      Eu já chorei muito ontem porque não vou vê-lo mais nas notícias e nas pistas. E esse é meu único problema!

  5. A. Coyote says:

    “Apostaria, quase sem pestanejar, que a diferença de Vettel para Hamilton na classificação cai mais um pouco amanhã. Mas não muito.”….rsrsrs.
    Pois não deram as caras nem a chuva nem o imprevisível da silva.
    Embora Hamilton esteja a anos-luz de Vettel em qualidade de pilotagem, bastaria ao pilotinho da Ferrari engolir a seco o passão que Hamilton lhe aplicou, juntar os cacos e em duas ou três voltas com o canhão da Ferrari devolveria com juros e correção monetária. Mas isso é para quem tem cérebro. E Hamilton já sacou isso. Por isso ele é “O Cara” que enterra a naba no alemão sem o melhor carro.
    Sorry.

  6. André Nogueira says:

    Caro Flávio Gomes acompanho o seu trabalho há anos, principalmente o seu blog. Porém, nos últimos posts vc não tem sido feliz, comentar sobre fatos é fácil. Cravou Kimi em 2019, Ferrari vai de Leclerc e duvidou do talento do Hamilton. Ele ao meu ver é o maior piloto da história da fórmula 1, só perde para Ayrton Senna. O que esse britânico tem feito na fórmula 1, só vi o Senna fazer e sem mimi. Colocou Alonso no bolso na primeira temporada de 2007. Verstappen nunca será, é muito mimado, pilota muito, mas não gosta de ser contrariado.Fica a dica!
    Um grande abraço!

    • Flavio Gomes says:

      Escreva seu próprio blog, fará um enorme sucesso.

    • Felipe says:

      Como Hamilton colocou Alonso no bolso em 2007, terminando a temporada com o mesmo número de pontos (sendo que tinha a preferencia da equipe)?

    • Zanetti says:

      Alguém conhece algum familiar do rapaz aí pra reconhecer o corpo?

    • Alberto says:

      Mais um lunático no blog. Se Senna na tua opinião é melhor que Hamilton logo ele não é o maior da F1. Outro dado interessante, colocou Alonso no bolso? qual modalidade você acompanhou em 2007 meu caro? Ambos terminaram empatados em números de pontos e ficou com o vice nos critérios de desempate. Ao meu ver, se Dennis estivesse dado um privilegio de um atual bi-campeão na época, certamente a Mclaren teria sido campeã de pilotos e equipe. Dennis não soube valorizar os talentos que tinham nas mãos e pagou caro com isso, (exclusão da equipe no campeonato de 2007).

  7. Teles says:

    Com uma F1 cada vez mais previsível temos o Kimi com a sua imprevisibilidade que nos dá vontade de continuar acompanhando as corridas.
    Kimi é um grande personagem da F1 atual e não deveria ser descartado por qualquer pilotinho talentoso mais “pum sem cheiro” fora e dentro das pistas.

  8. Zé Maria says:

    O Kimi merece até a vitória, até para fazer justiça às chances, perdidas ou mesmo tiradas, por conta do jogo de equipe”
    Já bateu na trave algumas vezes durante o ano, Monza seria o lugar ideal para lavar a égua.
    Pessoal dizendo que, por conta da Ferrari ainda não haver anunciado o companheiro do Vettel para 2019, fica a dúvida de que o finlandês possa anunciar ainda em Monza a sua aposentadoria ao final da temporada.
    Sinceramente, torço é para que ele seja confirmado por pelo menos mais 1 ano em Maranello.

  9. Cláudio Cardoso says:

    Tomara que os carcamanos não interfiram na briga. Go Kimi!

  10. CRSJ says:

    O Vovô Raikkonen conseguiu a pole com o Vettel ao seu lado, mas a prioridade da vitória é do Vettel, e o Vovô Raikkonen só terá chance de uma vitória se o Vettel não estiver por perto ainda não tendo as Mercedes como uma ameaça. A Ferrari voltou ao comando com superioridade, só não pode errar que o Hamilton está no retrovisor.

  11. Paulo Pinto says:

    Um detalhe importante: Não foi apenas Raikkonen que superou a marca histórica, mas também Vettel, Hamilton e Bottas.
    A diferença é que Iceman superou a marca e seus três adversários.

  12. Celio ferreira says:

    Seia otimo . o Hamilton ficar entre as duas Ferraris na largada de amanhã
    aí teremos corrida . A sim Alonso e Magnussen.. o segundo deveria seguir o
    outro e deixar a F1 …são dois PORRES..

  13. PTolomeu Lucena says:

    Caro Flavio. Kimi e Vettel favoritos, sem duvidas , carros e pilotos melhores, o unico porém é que em Monza é melhor largar em terceiro do que em segundo, entao de inicio o hmilto pode se meter entre as Ferrraris mas no decorrer da corrida deve sr superado novamente, Bottas…. foi promovido a ajudante, lembram…., MAX Verstapem ja se declarou quinto… depois sera o banquete dos mendigos e com o ricardao dando show pra chegR em quinto, E o que vai certamente acontecer é o Seb atacar com força aKimi e vai ficar em primeiro. Também muito imprevistos podem acontecer, o primeiro é chuva mas que em pouquissimas probabilides durante a corrida, talvez algumas horas antes…. veremos, depois são toques, batidas , rodadas, saidas de pistas nas dispputas e aí qualquer um pode se dar mal, depois vem as panes de motor, eletricas, hidraulicas eletronicas, etc, depois safety cars que ajudam uns e prejudicam outros dependendo do momento, retardatarios, pit stops lentos, puniçoes de 5 a 10 segundos, desgaste incomum de pneus, etc….. preservar freios, motor, etc….. então somando tudo a coisa fica complexa e assustadora, me passa que o motor do hamilto vai pro rspaço, provavel fogo, e no fim Sebastião volta a liderar o campeonato de pilotos e a Ferrari o de construtores e o Kimi tera ainda umas chances matematicas remotas obviament de na otras sete corridas de alcancar Seb e hamilto (tipo ficar a 24 pontos do lider até a ultima corrida), willian talvez pontue com os dois carros viu. Torço pro Vettel, a F1 fica mais bonita, mais limpa, mais decente, mais alegre, mais digna com ele, então vamos lá !!!!

    • Fernando says:

      Deu prá ver direitinho no domingo quem são os melhores pilotos, e os piores também, e aqui dá prá ver direitinho quem conhece automobilismo ou não, seu caso.. Agora vou escrever o final do seu texto como você gostaria de ter escrito mas não teve coragem. …ä F1 fica mais bonita (sem negros), mais limpa (sem negros), mais decente (sem negros), mais alegre (mais nazista), então vamos lá!!!”… Só que não… Prepare-se que até o fim do ano o negão enfia o resto no tedesco chorão seu racistinha.

  14. Ricardo Bigliazzi says:

    Ver a volta do Kimi da pole dentro do carro é um verdadeiro espetaculo. Como não ver a beleza da F-1 prestando atenção na tocada e no som do motor.

    Esses Circuitos de alta velocidade são a essência da F-1, abaixo corridas de rua.

    • Paulo Pinto says:

      A Ferrari deu a entender, numa tremenda falta de tato e esportividade, que não ligou para a marca histórica. Anunciou, antes da corrida, que o recordista seria substituído por um garoto.
      A equipe vermelha carece urgentemente de alguém que saiba a hora exata de dar notícias.

  15. Alfredo says:

    Vettel admite volta imperfeita, mas se queixa da tática de Räikkönen: “Era a vez dele ser segundo”

    “Warm Up / JULIANA TESSER, de São Paulo”

    ” Vettel, no entanto, não escondeu que ficou contrariado por ser superado por Räikkönen, que foi 0s161 melhor.

    “Nós temos uma ordem que muda a cada fim de semana e, desta vez, era a vez de Kimi ser segundo”, afirmou em entrevista à emissora britânica Sky Sports.”

    Velho. Não é uma questão de censurar ou de não dar liberdade, mas de do mínimo ensinar a ser honesto.

    Quando ele falou em “ser segundo” e ele falou em vir atrás e não em ser segundo, ele estava exatamente dizendo o contrário. Que era a vez dele de dar o vácuo pro Kimi.
    É óbvio que ficou puto de não ser pole, só faltava ficar feliz em ser 2nd. Mas a matéria (mal escrita pra [email protected]@lho) deturpa a poha toda.

  16. Paulo Pinto says:

    Kimi Raikkonen fez História em Monza no dia de hoje. Quieto e calado, como é do seu jeito, marcou o melhor tempo no templo da categoria. Parabéns ao Finlandês Voador!

  17. Garlet says:

    A Ferrari abriu uma vantagem na Mercedes, e Hamilton sumiu, virou coadjuvante. Nesse ponto, acho que Alonso sempre foi mais piloto que HAmilton, pois na Ferrari, incomodava muito Vettel na Red Bull. Hamilton é um piloto na média, sem o melhor carro, não vai.

  18. Flávio M Peres says:

    Realmente, uma vitória do Kimi, no templo sagrado de Monza, coroando como o finlandês que mais obteve vitórias, seria um momento marcante que a categoria está precisando viver novamente. Falando em saudosismo, parabéns (e muito obrigado) pelo encontro Blue Cloud, dos DKWs aqui em Poços de Caldas, onde a primavera chegou mais cedo e está tudo florido no Parque José Afonso Junqueira, onde vocês ficam (aliás, te mandei na mensagem do face uma foto panorâmica em 360º – que não é minha – do encontro de vocês e deve ter caído na caixa “outros”).

  19. Mônica says:

    Eu sabia que era questão de tempo para o meu gatão mostrar que ainda tem fibra de campeão! Fez a pole no circuito mais veloz da f1, batendo o recorde de todas as pistas!
    Ele se tornou o piloto mais veloz da História da fórmula-1.
    Meu fofo, eu te amo!

  20. TYRRELL says:

    Seria muito, mas muito legal, ver o Kimi ganhar amanhã

  21. Thiago Azevedo says:

    Não fosse o incidente, Kimi teria boas chances de vencer em Spa, mesmo largando mais atrás.
    Tomara que vença amanhã.

  22. Luis says:

    Olá Flávio
    Melhor para o campeonato a evolução da Ferrari, mas o Vettel precisa sair dessa urubaca que está fazendo perder campeonato.

  23. Roger99 says:

    Kimi vem num bom ano. Acho até que era mais favorito em Spa, mas a decisão da Ferrari em colocar combustível para apenas uma volta no Q3 se mostrou equivocada e Kikmi acabou pagando o preço no acidente da primeira curva na largada. Boa sorte pare ele amanhã.

  24. Kate says:

    Grazie… amei!

    Ice Kiss

  25. Kate says:

    Lindo… Lindo… Lindo, melhor volta da F1, fantátisco, Gritei tanto, fazia muito tempo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *