Blog do Flavio Gomes
F-1

SUSHI & SASHIMI (2)

SÃO PAULO (esse frio aqui é sempre?) – Olha, se a Ferrari está a fim de acabar logo o campeonato, podia avisar a gente. A equipe fez mais uma patacoada na madrugada de hoje em Suzuka, dando uma forcinha para Vettel largar em oitavo no grid — era nono, mas Ocon foi punido com três […]

jap183

SÃO PAULO (esse frio aqui é sempre?) – Olha, se a Ferrari está a fim de acabar logo o campeonato, podia avisar a gente. A equipe fez mais uma patacoada na madrugada de hoje em Suzuka, dando uma forcinha para Vettel largar em oitavo no grid — era nono, mas Ocon foi punido com três posições por não tirar o pé na bandeira vermelha do Q1.

Tião Italiano também está ajudando. Na real, não merece ser campeão.

Para quem não viu, as explicações.

O tempo foi muito instável em Suzuka e, entre o final do Q2 e início do Q3, caiu uma aguinha marota. Assim que começou a última parte da classificação, a Ferrari mandou seus dois pilotos para a pista com pneus intermediários. Verstappen fez o mesmo. Mas o asfalto não estava molhado, ainda. Dava para colocar slicks — como fez a dupla da Mercedes, depois de olhar para o radar meteorológico e perceber que chuva forte viria dali a alguns minutos.

Resultado: Hamilton e Bottas fizeram voltas boas. Kimi e Sebastian tiveram de voltar aos boxes para colocar os supermacios. Max fez o mesmo. Mas aí ficou muito apertado. O momento ideal para virar tempo era no comecinho do Q3. Poucos minutos depois, “deu ruim”, como se diz no Rio. Verstappinho e Raikkonen ainda se safaram, mas suas voltas foram mais de 1s piores que as da dupla mercêdica — 1s2 para o rubro-taurino, 1s7 para o ferrarista. Vettel não conseguiu. Errou na sua tentativa com slicks e acabou ficando a mais de 4s da pole.

O alemão minimizou a decisão da equipe, que nas redes sociais foi duramente criticada por torcedores italianos. Puxou o erro para si. “Se a chuva vem naquela hora seríamos gênios”, falou, meio desanimado. “Eu que errei na minha volta.”

Bom, o resultado dessa trapalhada toda foi uma “pole por WO”, como definiu o Grande Prêmio. Não houve disputa entre Mercedes e Ferrari, ainda que os prateados fossem francos favoritos mesmo se os vermelhos tivessem tido a mesma estratégia. Desde o início dos treinos a Mercedes vem andando na frente com muito sossego. E como a previsão de tempo para amanhã é de sol e calor, dobradinha da equipe alemã é tudo que se espera.

Hamilton fez sua 80ª pole, oitava no ano. Com Bottas em segundo, a Mercedes fechou a sexta primeira fila da temporada. E larga com pneus macios, que usou no Q2. A Ferrari teve de fazer seus tempos com supermacios. Vai parar antes. Receio que só verá Lewis de luneta.

Verstappen aproveitou-se da situação para ficar com o terceiro tempo, com Kimi em quarto. Grojã foi o quinto, ficou feliz da vida, mas legal mesmo foi ver a Toro Rosso em sexto e sétimo, com Hartley e Gasly, nessa ordem. O neo-zelandês viveu seu melhor dia na F-1 até hoje. E como a simpática ex-Minardi usa motores Honda, acabou sendo um deleite para o público japonês. Suzuka, nunca é demais lembrar, pertence à Honda. Foi construída como pista de testes da fábrica em 1962.

Ocon, como já mencionado, terminou em oitavo e foi rebaixado para 11º. Depois de Vettel, no Q3, classificou-se Pérez. Do meio para trás, nenhuma grande surpresa. O Q1 riscou do mapa Hülkenberg (a Renault e ele despencaram; estão testando muita coisa para o ano que vem), Sirotkin, Alonso, Vandoorne e Ericsson, que bateu forte e causou a bandeira vermelha do início. Sobre a McLaren, deve ser dito que este seu fim de temporada está sendo melancólico. Alonso não merecia uma despedida assim. Nem a escolha de pneus a equipe enviou para a FIA dentro do prazo. Está tendo de se virar com a cota padronizada pela Pirelli. Um vexame. E Fernandinho, acreditem, disse que fez “uma das melhores voltas” de sua vida. Larga em 18º.

No Q2, ficaram Leclerc, Magnussen, Sainz Jr., Stroll e Ricciardo. O australiano teve um acesso de raiva depois de mais uma quebra. Foi a quinta vez nas últimas sete provas que ele não passou ao Q3. Todas por culpa da equipe. Desta vez, perdeu potência quando ia abrir a volta. A Red Bull disse que foi um problema de sensor de acelerador. Ao sair do carro, caminhando pelos boxes, o ex-sorridente australiano soltou um berro gutural. Está puto com o time, e com razão. É visível, desde que anunciou sua transferência para a Renault, que a Red Bull está cagando para ele. Maldade com um piloto excepcional que nunca fez corpo mole.

Ao final da classificação, Toto Wolff disse que em dias como hoje “é bem mais fácil errar do que acertar”. A Mercedes acertou tudo e a Ferrari errou do começo ao fim. Desse jeito, como se diz, fica difícil defender…