Blog do Flavio Gomes
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GP ÀS 10: O QUE É, TANTO FAZ

RIO (vale a ideia) – Eu tenho colocado o “GP às 10” aqui sempre sem comentários, mas hoje é necessário. Quando gravei ontem, o novo sistema da Mercedes acionado pelo volante “retrátil” era descrito como algo que mexia na cambagem das rodas. No meu texto sobre o segundo dia de testes, escrevi a mesma coisa. […]

RIO (vale a ideia) – Eu tenho colocado o “GP às 10” aqui sempre sem comentários, mas hoje é necessário. Quando gravei ontem, o novo sistema da Mercedes acionado pelo volante “retrátil” era descrito como algo que mexia na cambagem das rodas. No meu texto sobre o segundo dia de testes, escrevi a mesma coisa. Mais tarde, falou-se em convergência. Claro que são coisas diferentes, mas ninguém precisa ter chilique, apontar o dedo para mim e dizer que não entendo nada — o que tem de fã de F-1 que se acha mais engenheiro que Adrian Newey é uma grandeza; são, de longe, os mais chatos.

Não importa se as mexidas no volante alteram cambagem ou modificam convergência. A Mercedes, por sinal, não detalhou nada — apenas reconheceu a existência do sistema batizado de DAS.

O vídeo, essencialmente, fala sobre como uma equipe pode ser criativa e inovadora mesmo sob um regulamento engessado. E seja lá o que estiver fazendo o DAS que a Mercedes está testando, é um sistema que tem o potencial de interferir em todas as regulagens que podem ser feitas numa suspensão. Inclusive cambagem, obviamente. Se por enquanto é só convergência (repito: não confirmado pelo time), OK. Mas as possibilidades são enormes. Se isso vai dar certo, é outra história.