GP ÀS 10: O QUE É, TANTO FAZ

RIO (vale a ideia) – Eu tenho colocado o “GP às 10” aqui sempre sem comentários, mas hoje é necessário. Quando gravei ontem, o novo sistema da Mercedes acionado pelo volante “retrátil” era descrito como algo que mexia na cambagem das rodas. No meu texto sobre o segundo dia de testes, escrevi a mesma coisa. Mais tarde, falou-se em convergência. Claro que são coisas diferentes, mas ninguém precisa ter chilique, apontar o dedo para mim e dizer que não entendo nada — o que tem de fã de F-1 que se acha mais engenheiro que Adrian Newey é uma grandeza; são, de longe, os mais chatos.

Não importa se as mexidas no volante alteram cambagem ou modificam convergência. A Mercedes, por sinal, não detalhou nada — apenas reconheceu a existência do sistema batizado de DAS.

O vídeo, essencialmente, fala sobre como uma equipe pode ser criativa e inovadora mesmo sob um regulamento engessado. E seja lá o que estiver fazendo o DAS que a Mercedes está testando, é um sistema que tem o potencial de interferir em todas as regulagens que podem ser feitas numa suspensão. Inclusive cambagem, obviamente. Se por enquanto é só convergência (repito: não confirmado pelo time), OK. Mas as possibilidades são enormes. Se isso vai dar certo, é outra história.

Subscribe
Notify of
guest
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredinho
Alfredinho
2 anos atrás

O Segafredo é um dos navegantes deste blog que diz que sabe tudo.

JR Lemos
JR Lemos
2 anos atrás

Tudo explicação aqui neste vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=2s7ScavfXwE

Carlos Tavares
2 anos atrás

Se esse DAS for tão relevante quanto o DAS BATATA, a concorrência deve se coçar.

Bara
Bara
2 anos atrás

FG, se errrrrrou e nao tem certeza deixa pra lá…….ninguém quer ser o adrian newey, mas se espera aprender algo novo só isso…….até pq os blogs e videos por aqui no braza sao muito razos em info tecnicas……..nao preciza ir pra cruz logo……relaxa bicho!

Rodrigo
Rodrigo
2 anos atrás

Cara, muito bacana esse sistema. É daquelas coisas que pensei comigo: como ninguém tinha pensado nisto antes? Simplesmente demais. Creio ser um sistema simples, mecânico mesmo, sem eletrônica. Diferente do sistema da Brawn que deve ter sido desenvolvido em um túnel de vento, por um projetista, este me parece daquelas evoluções criadas por algum piloto que mete a mão na graxa, tipo um Piquet. Fiquei tentando lembrar da última novidade em um carro de F-1 que permaneceu. Não sei se ainda é utilizado os difusores duplos como os da Brawn, e as asas móveis pelo que sei foi pensado pela FIA. Mas a última novidade que consegui lembrar foram os carros tubarões da Benneton, que provavelmente foi coisa do projetista, mas pra variar, mais uma novidade na mão do Nelsão. A Tyrrel lançou um modelo antes com o bico alto, mas não eram como os da Benneton que era túneis de ar. Torço pra esse DAS ser um sistema mecânico. A F-1 poderia voltar a ser assim, um carro diferente do outro.

Mario Aquino
Mario Aquino
2 anos atrás

konigame@konigame.com.br tem um engenheiro especializado em geometria de suspenção, estudou com meu filho na Fei, mas a família inteira ja tinha tradição no negócio, serve também para os profundos “conhecedores do assunto”.

Flavio Padilha
Flavio Padilha
2 anos atrás

Saudações Flavinho!!! Ayrton Senna começou a inventar e deu no que deu…Vai que solta uma arruela e pimbra! mais enterro fenomenal…
abs

Ed
Ed
2 anos atrás

A solução para a F1 é trazer os carros da mercedes dos outros anos, em equipes laranja. Põe o de 2017, 2018, 2019 pra correr. Assim teremos disputa de 8 carros na pista.

Renato
Renato
2 anos atrás

Meu avô tinha uma Kombi bege que o volante tinha esse mesmo jogo…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
2 anos atrás

Pelo tempos dos últimos dias esse treco novo da Mercedes não está atrapalhando.

Se não me engano o Piquet usava algumas alavancas internas na F-3 Inglesa para mudar dureza de barras de torção e acerto de freio (um desses ou os dois itens).

As coisas evoluem e os Alemães não estão parados. Parece (segundo o Gary Anderson) uma solução bem simples para um melhor ajuste da “angulação dos pneus” para uma melhor velocidade nas grandes retas da temporada

Aposentem o Hamilton
Aposentem o Hamilton
Reply to  Ricardo Bigliazzi
2 anos atrás

Esse teu comentário me inspirou a pensar que talvez os teutos tenham vindo com essa ao tentar uma solução para a grande velocidade de reta da Rossa, porém fora do campo motor. Mas talvez seja bobagem minha.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Aposentem o Hamilton
2 anos atrás

Não dá mais! Agora só aposenta com 65 anos. Bem, se o Hamilton mudar de sexo ainda pode ir com 62 anos.

Carlos
Carlos
2 anos atrás

O mais interessante desse DAS foi que, após o vídeo onboard dos carros da Mercedes terem circulado pela internet, o próprio diretor técnico da equipe, James Allison, veio a público confirmar que estavam testando esse sistema, mas sem entrar em maiores detalhes. Interessante pois, se é algo inédito, por que então essa exposição pela própria Mercedes? Quem sabe não existam outras inovações nos carros germânicos, e isso é apenas uma cortina de fumaça para esconder o que realmente é importante.

De qualquer forma, bom carnaval para todos nós. Bom desfile.

Pedro
Pedro
2 anos atrás

Resumindo : é tudo pra melhorar o fluxo de ar e pronto acabou entrega o caneco de 2020 pras mercs e rezemos pra 2021 mudar essa bagaça pq tá chato, sonolento pra caramba essa F1 das mercs.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Que nada, está divertido à beça! Tive de aturar os anos de domínio da Se Ferra-ri, tive de aturar os anos de domínio da Red Mula: agora, estou curtindo os anos de domínio da Mercedes! Com juros e com correção monetária! Os torcedores das outras equipes que me aturem! Tomara que, em 2020, o domínio continue e em 2021 o domínio aumente.

Edgard
Edgard
2 anos atrás

Quase não consegui prestar atenção na aula de hoje, pois o mino-freezer da Kibon e o Mug atrapalharam a concentração…hehehe…(o ônibus do outro lado, também).
Bom gosto, FG.

Rodrigo
Rodrigo
2 anos atrás

Como será que o Galvão vai explicar isso para os amigos da Globo?

PRNDSL
PRNDSL
Reply to  Rodrigo
2 anos atrás

50 em cada uma das corridas deste ano, no mínimo!