Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE DOMINGO DE MANHÃ

RIO (11 taças) – Foi duro escolher a melhor imagem do GP da Turquia, com tanta história para contar dessa corrida. Acabei ficando com Vettel cumprimentando Hamilton assim que o inglês estacionou o carro no Parque Fechado. A reverência do alemão foi muito bonita. Esses caras ganharam 11 dos 13 campeonatos disputados desde 2008 — […]

RIO (11 taças) – Foi duro escolher a melhor imagem do GP da Turquia, com tanta história para contar dessa corrida. Acabei ficando com Vettel cumprimentando Hamilton assim que o inglês estacionou o carro no Parque Fechado. A reverência do alemão foi muito bonita. Esses caras ganharam 11 dos 13 campeonatos disputados desde 2008 — sete para Lewis, quatro para Sebastian; Button, em 2009, e Rosberg, em 2016, foram os intrusos.

Vettel voltou ao pódio depois de mais um ano. O último fora no GP do México do ano passado, um belo segundo lugar atrás do mesmo Hamilton. Não sei bem o que aconteceu no painel eletrônico atrás dele, mas creio que erraram as bandeiras. Trocaram a da Alemanha pela do México, que deveria estar do outro lado, sobre Pérez. Acontece. Selecionei algumas imagens do pódio para a posteridade. Vai saber quando Vettel e Hamilton subirão juntos novamente, né? Ano que vem o alemão estará na Aston Martin, atual Racing India. E descolar um troféu correndo numa equipe menor é duro…

Vettel — estou falando bastante dele porque foi um dos destaques da prova, como não? — disse que chegou a cogitar colocar slicks no final da corrida. E que se tivesse feito isso, daria até para ganhar. Mas será que dava mesmo? A julgar pelo estado dos pneus de Hamilton quando a prova terminou, arrisco dizer que sim. Vejam:

Pneus de Hamilton ao final da prova: praticamente slicks

Esses pneus aí em cima já não drenavam mais nada. Aliás, legal saber que os atuais “biscoito” drenam nada menos do que 85 litros de água por segundo a 300 km/h quando a pista está bem molhada. Apareceu na TV. Os intermediários jogam 30 litros de água por segundo para trás, o que explica a rodada besta de Verstappen atrás de Pérez na 17ª volta da corrida. Ele mergulhou, numa conta fácil, numa enxurrada de 120 litros — um pouco menos, talvez, porque a velocidade era menor. Foi mal, Verstappen.

O NÚMERO DE ISTAMBUL

…vitórias pela Mercedes alcançou Hamilton, tornando-se o piloto com maior número de vitórias pela mesma equipe na história. Antes, foram 21 pela McLaren. Schumacher conseguiu 72 das suas 91 com a Ferrari. As outras 19 foram pela Benetton.

Hamilton e Schumacher, Schumacher e Hamilton. Feitos do mesmo material. Sempre procuro lembrar aos desavisados: Lewis assumiu o cockpit da Mercedes em 2013 justamente no lugar de Michael, que largou a aposentadoria em 2010 para ajudar na montagem da equipe alemã por três anos. Quando estreou, em 2007, Hamilton não teve de enfrentar Schumacher, que decidira encerrar a carreira na temporada anterior. Abaixo, os dois fazendo o mesmo gesto. Os dois maiores de todos os tempos.

Schumacher e Hamilton: 14 títulos somados

Foi uma vitória espetacular de Hamilton, sem dúvida. Mas ficou a pergunta: como é que Stroll, líder até a volta 37, conseguiu perder essa corrida depois de um início tão bom?

A Martin Point explicou a queda de rendimento do canadense depois da segunda parada. Segundo o time rosa, a asa dianteira do carro de Lance foi danificada, fazendo com que seus pneus se deteriorassem dramaticamente. A parte final da prova, para ele, foi desastrosa. E os mecânicos não esconderam sua decepção.

Nos boxes da Force Aston, a tristeza dos mecânicos: Stroll despencou no fim da corrida

Pelo menos Pérez compensou a tristeza com um belo segundo lugar. E veio graças a um erro de Leclerc que, pelo rádio, assim que recebeu a bandeirada, mostrou todo seu inconformismo quando recebeu os parabéns de seu engenheiro pelo “bom trabalho”. “Fiz um trabalho de merda!”, gritou pelo menos meia-dúzia de vezes. Foi engraçado, até. Só parou de berrar quando o engenheiro disse a ele “basta, Charles, basta”. Depois, no fim, se disse feliz por Vettel. Mas, de fato, perdeu um pódio fácil. Depois de passar por Pérez, escorregou na última curva e perdeu duas posições, caindo de segundo para quarto nos metros finais do GP turco.

Mas não foi um trabalho de merda, longe disso. Não precisava se autoflagelar desse jeito. A Ferrari somou 27 pontos e fez sua melhor apresentação no ano, mesmo tendo largado lá atrás. Antes, tinha como pontuação mais alta os 19 da primeira corrida da temporada, na Áustria. Calma, Charlinho!

A briga de Leclerc com Pérez pelo segundo lugar: no fim, terminou em quarto

Muito desse resultado se deve à largada excepcional de Vettel, saindo de 11º para terceiro antes mesmo de terminar a primeira volta. Ela pode ser vista aqui. Vista, revista e vista de novo, como aquela de Raikkonen em Portugal. Foi mesmo sensacional.

Igualmente sensacional a definição de Cléber Machado para Hamilton. Quando em determinado momento da transmissão algum piloto perguntou pelo rádio se devia parar para trocar pneus, ficar na pista ou comprar uma bicicleta, o narrador da Globo mandou, não sei se exatamente com essas palavras (o que vale é o sentido):

A FRASE DA TURQUIA

Machado: melhor definição

“Essa é a diferença de Hamilton para os outros. Enquanto uns perguntam o que têm de fazer, ele diz para a equipe o que vai fazer”.

Lewis, no caso, avisou que não ia trocar pneus. Foi uma de suas maiores vitórias. E foi, também, o dia em que ele lançou sua mais nova cruzada: pelos direitos humanos. Nosso cartunista oficial Marcelo Masili, claro, percebeu na hora.

Fatura decidida, três corridas faltando, a briga no campeonato segue legal pelo terceiro lugar entre as equipes (Aston Racing 154, McLaren 149, Renault 136, Ferrari 130) e pelo quarto lugar entre os pilotos (Pérez 100, Leclerc 97, Ricciardo 96). É a tal posição conhecida como “primeira dos outros”. No Mundial de Construtores, Mercedes (504) e Red Bull (240) já fecharam a conta como campeã e vice. No Mundial de Pilotos, Hamilton (307), Bottas (197) e Verstappen (170) também disputaram um campeonato à parte.

E antes do “Gostamos & Não gostamos”, mais algumas imagens de Hamilton em Istambul para fechar o pacote de grandes fotos dessa corrida:

Agora sim, hora do epílogo deste rescaldão.

GOSTAMOS

Sainz: ótimo, 5º

…do quinto lugar de <<< Carlos Sainz Jr., que sofreu uma punição no sábado, largou em 15º e foi buscar seus pontos com uma prova cheia de ultrapassagens e excelente controle do carro em condições muito difíceis.

 

NÃO GOSTAMOS

Bottas: horrível, 14º

…da atuação horrorosa de Valtteri Bottas >>>, que rodou seis vezes, tomou uma volta de Hamilton e disse pelo rádio, quando lhe informaram que faltavam quatro voltas para o final: “Eu queria que não fossem tantas assim”.