Blog do Flavio Gomes
Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (sensacional) – Primeiro, leiam a mensagem que o Iúri Ribeiro me mandou há quase dois meses: Olá Flavio, tudo bem? Acompanho seu trabalho no blog há muitos anos e seus livros também. Não sei se conhecia essa história do Fangio, mas de qualquer forma, até porque não me lembro de ter visto no blog, […]

SÃO PAULO (sensacional) – Primeiro, leiam a mensagem que o Iúri Ribeiro me mandou há quase dois meses:

Olá Flavio, tudo bem? Acompanho seu trabalho no blog há muitos anos e seus livros também. Não sei se conhecia essa história do Fangio, mas de qualquer forma, até porque não me lembro de ter visto no blog, acho que seria interessante para publicação. O meu irmão, Jean Carlo Ribeiro, estava fazendo pesquisas para sua tese de doutorado sobre a história dos esportes em Goiás à época da construção de Goiânia, entre 1930 e 1945, e encontrou essa notícia da participação do Fangio na prova “Getúlio Vargas”, organizada pelo Automóvel Club do Brasil. A etapa entre Uberaba e Goiânia, vencida por Fangio, aconteceu em 24 de junho de 1941, dia do seu aniversário. Segue o link da publicação no perfil do Grupo de Pesquisa em História do Lazer da UFMG com texto do meu irmão.

O Jean Carlo, irmão do Iúri, faz o seguinte resumo no Facebook:

No ano de 1941, o Automóvel Club do Brasil organizava a prova automobilística “Presidente Getúlio Vargas”. Cerca de 50 pilotos largavam do Rio de Janeiro em direção ao interior do Brasil, passando pelos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Depois de oito dias de competição, retornavam à então capital federal para receber a bandeirada final após percorrer 3.731 km, divididos em sete etapas. Entre os competidores, Juan Manuel Fangio. Àquela altura, ninguém imaginava que por aquelas poeirentas estradas sertanejas pilotava aquele que se tornaria uma das maiores figuras do automobilismo mundial. Em 24 de junho de 1941, dia em que completava 30 anos, Fangio vencia a terceira etapa (disputada entre Uberaba e Goiânia) assumindo a liderança geral da prova para não mais perdê-la, prenunciando os triunfos que conquistaria em pistas europeias na década seguinte. Depois de então, na história de inúmeras cidades, surgiria o orgulhoso registro dos dias em que o pentacampeão mundial Juan Manuel Fangio “pilotou pelo sertão brasileiro”.

E, na mesma postagem, indica este link aqui de 2018 do site “Uberaba em Fotos”, que traz um relato mais completo da prova, com fotos espetaculares e detalhando cada etapa. O cartaz abaixo, que extraí desse site (e pelo crédito é do Arquivo Nacional), promove a corrida com sua data original — ela acabou acontecendo no mês seguinte.

O percurso é fantástico. Sair do Rio para BH, depois Uberaba, Goiânia, Barretos, Poços de Caldas, São Paulo e Rio de novo… Fico imaginando o que era riscar este país há 80 anos por estradas de terra sem nenhum equipamento de localização via satélite como os que usamos hoje. Apenas mapas. E olhe lá. E de pé embaixo, sem dó. Isso aí é quase um Caminho de Santiago de Compostela automobilístico!

O Chevrolet que Fangio usou nessa corrida está no museu que leva seu nome em Balcarce, na Argentina. Pensem o que tem de história dentro dele. Dá vontade de chorar, até.