Blog do Flavio Gomes
F-1

DÉU N’HI DO (1)

SÃO PAULO (aqueçam os outros) – Dois dias em Belo Horizonte me afastaram da lida no blog, mas vamos recuperar o tempo perdido. Amanhã tem treino em Barcelona, então vamos logo às notícias da semana… ASTON BULL – A Aston Martin apareceu em Barcelona com uma espécie de modelo B do seu AMR22. Chamou muito […]

SÃO PAULO (aqueçam os outros) – Dois dias em Belo Horizonte me afastaram da lida no blog, mas vamos recuperar o tempo perdido. Amanhã tem treino em Barcelona, então vamos logo às notícias da semana…

Aston Martin com carro B: cara da Red Bull

ASTON BULL – A Aston Martin apareceu em Barcelona com uma espécie de modelo B do seu AMR22. Chamou muito a atenção o desenho dos sidepods, as laterais do carro — completamente diferentes das que vinham sendo usadas até agora. O que fez dele quase um irmão gêmeo do RB18, o modelo da Red Bull. A ponto de já ter gente chamando o carro da Aston Martin de “Red Bull verde”.

ANTES TARDE – E é melhor que funcione. Porque a equipe de Lance Stroll e Sebastian Vettel faz um campeonato ridículo, com meros seis pontos em cinco corridas. Ocupa a nona colocação no Mundial de Construtores. Posição também conhecida como “penúltima”. Atrás da Aston Martin, só a Williams.

REGIME – É tão dramática a questão do peso nos carros atuais da F-1 que a história de tirar tinta para ganhar alguns gramas tem sido levada a extremos em algumas equipes. Vejam o carro da Williams. Era quase todo azul quando começou o ano. Agora, está praticamente na lata, como a gente diz dos carros de rua. No caso de um F-1, na fibra de carbono.

MAIS MAGRA – Quem conseguiu alguma coisa nas últimas semanas em termos de peso foi a Red Bull. Segundo informações não confirmadas pela equipe, seus carros chegam a Barcelona 7 kg mais leves do que estavam até o GP de Miami.

REGRA TRÊS – Algumas equipes vão usar um terceiro piloto no primeiro treino livre para o GP da Espanha, amanhã, no lugar dos titulares. Nyck de Vries anda no lugar de Alexander Albon na Williams. Campeão da Fórmula E, o holandês defende a Mercedes na categoria de carros elétricos. Campeão da F-2 em 2019, De Vries será testado de verdade. A Williams está à procura de piloto para o lugar de Latifi no ano que vem. Nicholas é simpaticíssimo e seu pai é milionário. Mas ele é fraco, bate demais o carro, está começando a dar prejuízo. Na Red Bull, o estoniano Juri Vips terá uma chance de treinar com o carro de Sergio Pérez. Na Alfa Romeu, Guanyu Zhou dá lugar a Robert Kubica.

SEM RÚSSIA, SEM NADA – No começo da semana, a Liberty tomou a decisão junto com a FIA. Nenhuma corrida será incluída no calendário para substituir o cancelado GP da Rússia, que aconteceria em 24 de setembro. Assim, a temporada terá 22 etapas, e não 23. Mecânicos, pilotos e funcionários das equipes agradecem.

AGORA VAI? – A Mercedes vai com seu carro bem modificado para a corrida de Barcelona. Batendo o olho na foto sem prestar muita atenção, não se nota nada de muito extraordinário. Mas o assoalho, pedaço essencial dos carros 2022, é bem diferente. A equipe espera, com ele, resolver o problema das quicadas nas retas. Se funcionar, é um caminho a seguir para começar a transformar o W13 em algo que prest. O carro nasceu muito mal, mas segundo todo mundo no time tem potencial.

AGENDA – Anotem aí os horários de Barcelona para acompanhar tudo no fim de semana. Sexta-feira às 9h, primeiro treino livre. Ao meio-dia, o segundo. No sábado, terceiro treino livre às 8h e classificação às 11h. No domingo, largada para a corrida às 10h. Os horários estão no fuso de Rolândia.