Blog do Flavio Gomes
F-1

BYE, 2022 (2)

SÃO PAULO (e vamos nessa!) – Max Verstappen larga na pole para a última corrida do ano, em Abu Dhabi. Numa noite de sábado em que as atenções estavam todas voltadas para Sebastian Vettel, em sua última classificação na F-1, o holandês não teve muitas dificuldades para levar seu carro campeão à primeira posição do […]

Verstappen faz a última pole do ano: favorito de novo

SÃO PAULO (e vamos nessa!) – Max Verstappen larga na pole para a última corrida do ano, em Abu Dhabi. Numa noite de sábado em que as atenções estavam todas voltadas para Sebastian Vettel, em sua última classificação na F-1, o holandês não teve muitas dificuldades para levar seu carro campeão à primeira posição do grid e ainda ajudou o companheiro Sergio Pérez a ficar com o segundo lugar, oferecendo a ele um providencial vácuo na sua última tentativa no Q3.

Assim, o mexicano larga na frente de Charles Leclerc, terceiro no grid, com quem briga pelo vice-campeonato de 2022. Ambos estão com 290 pontos na classificação. A Ferrari fez também o quarto lugar, com Carlos Sainz, e a Mercedes ficou com a terceira fila: Lewis Hamilton em quinto e George Russell em sexto.

Lando Norris, Esteban Ocon, Sebastian Vettel e Fernando Alonso fecham a turma dos dez primeiros. Daniel Ricciardo, em sua despedida da McLaren — e talvez da categoria, pelo menos por enquanto — ficou em décimo, mas larga em 13º porque perdeu três posições como multa por ter causado um acidente com Kevin Magnussen em Interlagos, domingo passado. À frente dele ainda vêm Yuki Tsunoda e Mick Schumacher — outro que se vai da F-1 e não sabe se volta. De 14º em diante, para fechar o grid, Lance Stroll, Guanyu Zhou, Magnussen, Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Alexander Albon e o quarto a se despedir da categoria, Nicholas Latifi.

Vettel larga em nono em seu último GP e foi o mais festejado do dia e da noite em Yas Marina. Merece uma galeria de fotos, como não? Então, a ela:

E agora, caixinhas porque hoje atrasei e estou sem tempo de fazer muita literatura…

SEM POLE – Com a conquista da última pole do ano por Verstappen, Hamilton, pela primeira vez na F-1, passa uma temporada inteira sem largar na primeira posição do grid. Ele tem 103 no total — é recordista absoluto. Sua primeira pole foi feita no Canadá em 2007, ano de estreia na categoria pela McLaren. Depois foram sete em 2008, quatro em 2009, uma em 2010, uma em 2011 e sete em 2012, seu último ano pela equipe. Em 2013, primeiro Mundial pela Mercedes, fez cinco poles. A partir da temporada seguinte, início da era híbrida, uma avalanche: sete em 2014, 11 em 2015, 12 em 2016, 11 em 2017, 11 em 2018, cinco em 2019, dez em 2020 e cinco no ano passado. Hoje, reclamou que seu carro, o W13, voltou a saltar muito nas retas, o velho e bom “porpoising”, e disse que era “vingança” do automóvel.

Hamilton reclama: carro voltou a pular muito

SEM CARRO – Laurent Rossi, CEO da Alpine, revelou que no sábado de Interlagos ameaçou tirar seus dois pilotos do GP de Abu Dhabi. Alonso e Ocon bateram duas vezes entre eles na Sprint e tiveram de largar lá atrás. No domingo, “fizeram um trabalho brilhante”, nas palavras do chefe — ambos chegaram nos pontos, em quinto e oitavo. “Disse a eles que se não passassem a se comportar como adultos, não poderia tratá-los como adultos, e que mesmo que isso me custasse muito, substituiria os dois na última corrida do ano.” Não precisou.

SEM BRIGA – Falando em Alonso, o bicampeão larga ao lado de Vettel em sua última prova pela Alpine. No ano que vem, assume o lugar do alemão na Aston Martin. O espanhol disse que não vai atacar o velho adversário na largada, nem na corrida. “Vamos dar a ele um bom fim de semana”, disse o asturiano.

Alonso vai pegar leve com Vettel: despedida em paz

PLACAR – A pole-position de Verstappen foi sua sétima no ano e 20ª na carreira. Charles Leclerc, com nove poles, foi quem mais largou na frente na temporada. Seu companheiro de Ferrari Carlos Sainz fez três e Pérez, Russell e Magnussen marcaram uma cada.

O GP de Abu Dhabi começa amanhã às 10h. Hoje às 19h a gente fala deste sábado emocionante no tradicional “Fórmula Gomes”, em meu canal youtúbico.