Blog do Flavio Gomes
F-1

VISA CASH APP RB VCARB 01: É APROXIMAÇÃO?

SÃO PAULO (talvez…) – Instalar-se na metade do pelotão é a ambição da antiga AlphaTauri em 2024. (Já falamos detidamente sobre isso, o nome da equipe agora é Visa Cash App RB, sendo RB Racing Bulls. A questão do carro está resolvida. O modelo foi batizado como VCARB 01. Muita gente vai falar “ví-carb” para […]

SÃO PAULO (talvez…) – Instalar-se na metade do pelotão é a ambição da antiga AlphaTauri em 2024.

(Já falamos detidamente sobre isso, o nome da equipe agora é Visa Cash App RB, sendo RB Racing Bulls. A questão do carro está resolvida. O modelo foi batizado como VCARB 01. Muita gente vai falar “ví-carb” para se referir a ele. “Eu estava saindo da curva e dei de cara com um ‘ví-carb'”, dirá alguém. Como não existe “ví” em inglês, capaz de grafarem “vee” na imprensa internacional. Mas dá no mesmo.

Deve-se reconhecer, porém, que ninguém se refere a um carro, na F-1, pelo nome código. Fosse assim, Verstappen mandaria no ano passado um “passei o W14 como se estivesse parado!”, ao que Hamilton retrucaria: “Também… Com um RB19 até eu!”. É, pensando bem, já não sei se vão chamar essa ronha de “ví-carb”. Talvez usem Visa, mesmo. “Um dos Visas rodou na minha frente, não tinha o que fazer…”, é algo que podemos esperar de Logan Sargeant, por exemplo. E se cair na graça da galera, ponto para a Visa.

De qualquer forma, vou esperar. Depois decidimos o que fazer. E neste texto, que chega com horas de atraso — o VCARB 01 foi apresentado em Las Vegas na madrugada de hoje pelo nosso horário, e eu estava dormindo –, vou me referir à equipe, jocosamente, como “É Aproximação?”, recorrendo a uma expressão que, segundo cálculos da Sociedade Brasileira das Maquininhas, é pronunciada 284 vezes por segundo no país.)

Instalar-se na metade do pelotão é a ambição da É Aproximação? em 2024. A equipe mudou tudo, rigorosamente tudo para este ano, exceção feita à dupla de pilotos. Seguem Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, os mesmos que terminaram a temporada de 2023. O veterano australiano, no entanto, não começou o campeonato do ano passado. A vaga era de Nyck de Vries, que acabou demitido por falta de desempenho. Ricardão assumiu, bateu o carro na Holanda, quebrou a mão e só voltou no fim do ano.

A AlphaTauri, nome usado pela É Aproximação? nas últimas quatro temporadas, não foi bem em 2023. Terminou o Mundial em oitavo lugar com apenas 25 pontos. Mas teve um fim de ano alvissareiro. Vinte desses 25 pontos foram anotados nas últimas cinco etapas, a partir do GP dos EUA. Ao longo do campeonato, uma vigorosa reestruturação foi sendo feita na cúpula da organização, com a chegada de um novo CEO, Peter Bayer (ex-FIA), e um chefe de equipe oriundo da Ferrari, Laurent Mekies. E além da decisão de trocar o nome, condicionada pelo patrocínio de duas instituições financeiras, a Red Bull, dona do time, resolveu emprestar o que o regulamento permitir para a construção do carro. Fala-se em câmbio e suspensão dianteira idênticos aos da matriz. O motor é o mesmo, origem Honda, hoje chamado de RBPT.

Os quatro campeonatos sob a rubrica AlphaTauri foram muito distintos em desempenho: sétimo em 2020 com 107 pontos (e uma vitória espantosa de Gasly em Monza), sexto em 2021 com 142, nono em 2022 com 35 e oitavo no ano passado com 25, como já mencionado. Não é preciso ser nenhum bidu para notar que a maionese desandou depois de 2021. É essa queda que a É Aproximação? pretende estancar agora. E acho que consegue. A concorrência direta — Haas, Williams e Sauber; Alpine, talvez — não é das mais fortes. Dá para pensar em algo melhor.

A pintura leva tinta, o que é uma novidade em se tratando desta F-1 forjada na fibra de carbono. Na festa de apresentação em Las Vegas, a única que faz jus ao nome, o carro apareceu colorido de branco e azul, e, considerando a pobreza estética do que se viu até agora, dá para dizer até que ficou bonito.

Mas carro bonito é o que anda na frente, já dizia o outro, e por isso fui atrás de um veterano dirigente ligado à filial rubrotaurina para levantar detalhes desta nova fase da equipe. A entrevista está abaixo, mas não posso identificar meu interlocutor, a quem chamarei singelamente de “Chico Torrada”:

É débito ou crédito?
Chico Torrada
– Como?
Desculpe, não resisti. É uma expressão que usamos muito no Brasil quando vamos pagar algo com cartão. Mas todo mundo está usando Pix.
Chico Torrada – Pix?
É um sistema de pagamento que usamos no Brasil. Aqui também dá pra enviar dinheiro por Zap.
Chico Torrada – Zap?
Esquece, não é importante. Estamos aqui para falar sobre o novo carro. Você ficou tanto tempo na equipe, o que achou da mudança de nome?
Chico Torrada – Podia ser pior. Nu, por exemplo. Ou Mercado Livre. Ou Casas da Banha, Rei do Óleo, C&A…
…ou Havan, já pensou?
Chico Torrada – Havana?
Esquece, estava só divagando. Acho o nome esquisito, tenho certeza que o narrador aqui vai falar toda hora “passa o Visa na maquininha”…
Chico Torrada – Maquininha?
Deixa pra lá, estava só pensando alto… Sigamos. VCARB 01 é o nome do carro. Não sei como as pessoas vão chamá-lo.
Chico Torrada – Vão chamá-lo de VCARB 01, acredito.
Mas esse “carb” aí lembra carburador, sei lá…
Chico Torrada – Exato, carburador é uma parte importante do motor de qualquer automóvel.
Na Fórmula 1 não tem mais carburador faz tempo!
Chico Torrada – Não?
Não!
Chico Torrada – Você está falando besteira! E o Weber? Foi até nosso piloto!
Era Webber com dois bês, e ele corria na Red Bull, não na Toro Rosso, AlphaTauri, sei lá como você chamava a equipe!
Chico Torrada – Pra mim aquele compridão sempre foi especialista em carburador. Carb Weber.
Mark Webber!
Chico Torrada – Se vai ficar gritando comigo, encerramos esta entrevista agora mesmo.
OK, desculpe, vamos em frente. Houve uma reestruturação na equipe com dois novos chefes, o que está esperando desse novo comando?
Chico Torrada – Que sejam demitidos. Os resultados têm sido péssimos.
Mas o campeonato nem começou!
Chico Torrada – Não? Me falaram que o carro estava em Las Vegas e não andou nada. Em Las Vegas não tem corrida?
Tem, mas o carro não estava lá para correr, era só apresentação. Estavam lá os dirigentes, o Ricciardo, o Tsunoda…
Chico Torrada – Você está falando besteira, o Ricciardo é da Renault e o Tsunoda é um engenheiro da Honda divorciado que larga o filho nos boxes e o moleque fica correndo pra lá e pra cá o tempo todo.
Não! Ricciardo já saiu da Renault, já foi para a McLaren, já ficou um ano parado e depois voltou pra Red Bull, que colocou ele na AlphaTau…, quer dizer, nessa MasterCard aí!
Chico Torrada – Visa. Você anda confundindo as coisas. Por isso não trabalha mais em lugar nenhum.
E Tsunoda é PILOTO e já correu três temporadas! E estou trabalhando!
Chico Torrada – Olha, preciso desligar. Mas vou te dar uma dica. Vamos colocar pra correr um menino aí, um espanhol. O nome dele é Fernando. Esse vai ser bom. Agora tenho uma reunião com Giancarlo. A gente vai ter de tomar uma decisão difícil e liberar o Pierluigi. Eu adoro ele, mas não dá mais.