Blog do Flavio Gomes
Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (loucura, loucura!) – Diz a lenda que em 1980 algum passarinho contou a alguém na Williams que alguma equipe estava testando um carro sem… suspensão! E que seria muito rápido. A ideia, conceitualmente, era manter o carro a uma distância constante do chão o tempo todo. Conceito que, do ponto de vista aerodinâmico, […]

SÃO PAULO (loucura, loucura!) – Diz a lenda que em 1980 algum passarinho contou a alguém na Williams que alguma equipe estava testando um carro sem… suspensão! E que seria muito rápido. A ideia, conceitualmente, era manter o carro a uma distância constante do chão o tempo todo. Conceito que, do ponto de vista aerodinâmico, fazia todo sentido — anos depois, com o desenvolvimento das suspensões ativas, chegou-se a algo assim.

Alan Jones foi o piloto escolhido. Previsivelmente, achou uma merda. Para fazer o teste, a Williams sacou as molas das suspensões do carro. “Se pudessem colocar uma suspensão no meu banco, pelo menos…”, falou o australiano, acrescentando que aquele troço iria quebrar seus ossos de tanto que pulava. O carro, duro que nem pedra, arrebentou a caixa de câmbio. O time desistiu da ideia.

Billy Silver mandou o vídeo.