Blog do Flavio Gomes
F-1

JAPINHAS (2)

SÃO PAULO (tudo como dantes) – Foi muito fácil. Depois do incomum abandono na Austrália, Max Verstappen colocou a F-1 de novo nos trilhos – seus trilhos – e na madrugada de hoje cravou a pole-position para o GP do Japão, quarta etapa do Mundial. Sergio Pérez, seu companheiro de Red Bull, ficou com a […]

Verstappen: quinta pole seguida, quarta nesta temporada

SÃO PAULO (tudo como dantes) – Foi muito fácil. Depois do incomum abandono na Austrália, Max Verstappen colocou a F-1 de novo nos trilhos – seus trilhos – e na madrugada de hoje cravou a pole-position para o GP do Japão, quarta etapa do Mundial. Sergio Pérez, seu companheiro de Red Bull, ficou com a segunda posição no grid. Lando Norris superou as duplas de Ferrari e Mercedes e larga em terceiro.

O holandês segue invicto em classificações neste ano e, contando a última de 2023, acumula cinco poles seguidas, igualando sua maior sequência na carreira — entre os GPs de Mônaco e da Inglaterra da última temporada. O recordista de poles consecutivas na categoria é Ayrton Senna, que fez oito entre os GPs da Espanha de 1988 e dos EUA de 1989. Verstappen chegou a 36 poles na carreira. É o quinto nessa estatística, muito longe do quarto colocado — Sebastian Vettel, que fez 57.

A definição do grid em Suzuka começou preguiçosa, como foram os treinos livres, ambos dominados por Verstappen – o primeiro e o terceiro, já que o segundo nem existiu, por causa da chuva.

O pessoal deixou para ir à pista quando faltavam pouco mais de dez minutos para o fim do primeiro segmento, o famigerado Q1, e Max logo de cara entrou na casa de 1min28s, o que ninguém tinha conseguido ainda: 1min28s866, já superando o tempo da pole dele mesmo no ano passado.

Depois, mais um período de marasmo até o cronômetro apontar três minutos para o final, e então os que ainda não estavam garantidos para avançar ao Q2 deixaram os boxes. Vários ficaram parados na garagem – já tinham voltas boas o bastante. Isso porque ninguém queria gastar muitos pneus macios, que serão usados na corrida. Como cada piloto tem oito jogos desse composto para o final de semana todo, convém não abusar.

Ao final do Q1, Stroll, Gasly, Magnussen, Sargeant e Zhou foram os eliminados. Chamou a atenção o 16º lugar do canadense da Aston Martin. Alonso, seu companheiro, foi o segundo colocado. No mais, tudo normal: Alpine, Haas, Williams e Sauber avançando com um carro e deixando o outro pelo caminho.

Tsunoda: de novo na frente de Ricciardo

A dupla da Red Bull foi a primeira a deixar os boxes no Q2, pegando pista limpa e com a clara intenção de resolver logo sua situação fazendo apenas uma volta rápida. Max fez 1min28s740 e Checo fechou sua volta apenas 0s012 atrás. Sobravam na turma, os carros energéticos. Como se imaginava, nem precisaram voltar à pista. Hamilton foi o terceiro, seguido por Norris e Alonso nas cinco primeiras posições.

Ricciardo, Hülkenberg, Bottas, Albon e Ocon foram os degolados. Tudo dentro da lógica. Mais uma vez o australiano da Crédito ou Débito? ficou atrás de seu companheiro Tsunoda, para alegria do público japonês.

Torcida de Tsunoda nas arquibancadas de Suzuka: forcinha da galera

Hamilton foi o primeiro a registrar tempo no Q3, 1min28s766. Verstappen fechou sua primeira volta na sequência e deu o recado, enfiando mais de meio segundo no inglês: 1min28s240. Se quisesse, poderia voltar para o hotel que a pole estava garantida. Norris, Pérez, Sainz e Piastri também superaram Lewis em suas primeiras saídas dos boxes.

Com exceção de Leclerc, que só tinha um jogo de pneus macios novos para a fase decisiva da classificação, os demais poderiam fazer duas tentativas. O monegasco da Ferrari tinha usado um jogo extra no Q1 e pagou o preço.

E foi o que aconteceu. Quando Charlinho fechou sua volta única, os demais saíram dos boxes. Max melhorou e foi para 1min28s197. Pérez também, ficando a 0s066 do companheiro – um bom resultado, garantindo a primeira fila para a Red Bull. Norris, Sainz, Alonso, Piastri, Hamilton, Leclerc, Russell e Tsunoda fecharam o grupo dos dez primeiros.

Ferrari e Mercedes, como se nota, decepcionaram. A primeira, depois da dobradinha muito festejada de Melbourne, ficou apenas em quarto e oitavo; a segunda, em sétimo e nono. Quem acabou mostrando serviço foi Norris, o chamado “primeiro dos outros” com a McLaren. E Alonso, com o quinto lugar no grid, tirou de seu carro mais do que ele tem para dar.

Verstappen é franco favorito à vitória na prova que começa às 2h do domingo. Não terá de se preocupar sequer com algum assédio na largada, já que a seu lado estará Pérez, devidamente orientado a não perturbar o parceiro. O GP japonês tende a ser disputado apenas do terceiro para trás, com McLaren, Aston Martin – leia-se Alonso –, Ferrari e Mercedes brigando por um lugarzinho no pódio. Não há previsão de chuva e todo mundo deve fazer dois pit stops.

Resumindo, não esperem muito dessa corrida.