Blog do Flavio Gomes
F-1

LAWSON & RB

SÃO PAULO (já era) – Liam Lawson será titular da É Aproximação ou Coloca a Senha? no ano que vem. A filial da Red Bull, que até o ano passado se chamava AlphaTauri, vai dispensar no fim da temporada Daniel Ricciardo. O neozelandês de 22 anos foi confirmado informalmente por Helmut Marko, guru da marca […]

Ricciardo e Lawson: neozelandês será titular

SÃO PAULO (já era) – Liam Lawson será titular da É Aproximação ou Coloca a Senha? no ano que vem. A filial da Red Bull, que até o ano passado se chamava AlphaTauri, vai dispensar no fim da temporada Daniel Ricciardo. O neozelandês de 22 anos foi confirmado informalmente por Helmut Marko, guru da marca de energéticos e das duas equipes por ela mantidas.

“Nossos acionistas querem que funcionemos como um time júnior, como sempre foi. O objetivo ao trazer Ricciardo era promovê-lo para a Red Bull novamente se ele tivesse performances extraordinárias. Mas essa vaga agora é de Sergio Pérez, então o plano inicial está invalidado. Temos de colocar um piloto jovem logo [na equipe júnior]. E ele será Liam Lawson.”

Com essa declaração, Marko demite Ricciardo e o joga de volta ao mercado. Porque Tsunoda já renovou e fica na — vá lá — Visa Cash App RB pelo menos mais um ano. Faz um bom campeonato e tem o aporte da Honda. Caso encerrado.

Lawson substituiu Ricciardo em cinco corridas em 2023, depois que o australiano bateu seu carro nos treinos para o GP da Holanda e quebrou a mão. Ele, que desde a saída da McLaren vinha trabalhando como “embaixador” da Red Bull, sem correr, assumira pouco antes o carro no lugar do demitido Nyck de Vries. Lawson correu em Zandvoort, na Itália, em Singapura, no Japão e no Catar. Depois disso Ricciardo voltou ao cockpit da então AlphaTauri para fechar o campeonato. Mas o menino deixou ótima impressão. Fez até pontos com um nono lugar em Singapura, depois de se classificar em décimo no grid daquela corrida.

Ricciardo, portanto, chega à Áustria, neste fim de semana, tendo de procurar emprego de novo. Há vagas abertas para 2025, caso ele não saiba, na Mercedes, na Sauber/Audi, na Haas, na Alpine e na Williams. É bom seu empresário correr, porque está cheio de gente na fila. E pelo que vem fazendo nos últimos anos o simpático Ricardão, convenhamos, não será disputado a tapa.