
SÃO PAULO (estudem!) – Não me canso de dizer que essa pintura da Audi é a mais bonita da temporada, antes mesmo de ver como virão Cadillac, Aston Martin, McLaren e Williams, que apresentam seus carros na semana que vem.
Isso dito, hoje foi o melhor dia da equipe alemã na semana que abriu a temporada 2026 da F-1 em Barcelona. Gabriel Bortoleto e seu companheiro Nico Hülkenberg completaram 140 voltas sem grandes problemas técnicos, que é a prioridade de todo mundo neste momento: não quebrar.
Os tempos de volta — as folhas de cronometragem começaram a vazar por todos os lados; as equipes queriam que estes testes fossem fechados, mas é óbvio que quem andou bem fez questão de contar as novidades ao distinto público — não foram grande coisa, três a quatro segundos por volta piores que os carros mais rápidos. Tudo bem, porém. Três times em particular vão sofrer neste começo de ano mais que os outros. A Audi é um deles, por fazer um motor próprio e um chassi idem, ainda que tenha usado, no último ano, mão de obra qualificada da Sauber. Mesmo assim, apesar do reforço dos ex-sauberianos, está cheio de gente nova na equipe. Uma galera para quem F-1, até outro dia, nada mais era que a junção de uma letra com um número.
As outras duas que vão penar são Cadillac e Aston Martin. A primeira é nova de tudo, estreante pura. Embora use motor e câmbio fornecido pela Ferrari, o carro é o primeiro feito pela turma que Michael Andretti foi contratando nos últimos anos, até ver recusado seu pedido de ingressar na categoria — e ter de vender a operação toda para fundos de investimento e para a GM. É uma equipe que nasceu do zero absoluto. A segunda é a Aston Martin, que trocou os motores Mercedes pelas unidades de potência da Honda, e essa integração chassi-motor é das coisas mais complicadas da F-1.
Os testes terminaram hoje com 12 pilotos na pista e oito equipes trabalhando: Ferrari, McLaren, Red Bull, Aston Martin, Haas, Audi, Alpine e Cadillac. Mercedes e Parcela no Crédito já tinham andado três dias, o máximo permitido nesta semana. A Williams só vai para a pista no Bahrein, na primeira sessão oficial de pré-temporada, de 11 a 13 de fevereiro. Depois tem outra, de 18 a 20, e aí só em Melbourne, para a largada do campeonato no dia 8 de março.
Na folha de tempos de hoje, a Ferrari apareceu em primeiro com Lewis Hamilton: 1min16s348. Lando Norris foi o segundo com 1min16s594 e Charles Leclerc, o terceiro com 1min16s653. Os tempos todos estão aqui.
Até agora, o que se sabe sobre esses novos carros é que são muito rápidos de reta — mais estreitos e leves, podendo abrir as asas dianteira e traseira, seria natural ganhar velocidade nas retas — e mais complicados nas curvas, por conta de uma menor pressão aerodinâmica. E, também, que são muito diferentes que os anteriores na pilotagem e na gestão de energia. No fim todo mundo acaba se acostumando. Mas alguns vão se acostumar mais que os outros. Aí veremos quem vai ser dar bem.