Blog do Flavio Gomes
F-1

Às favas com os V8

Observando os testes deste fim de ano, fico me perguntando: por que a McLaren, por exemplo, gasta tempo e dinheiro andando com seu carro de 2005, motor V10, igualzinho ao que terminou a temporada? Só para comparar com o V8? Não precisa, os caras estão cansados de saber exatamente como se comporta esse carro. O […]

Observando os testes deste fim de ano, fico me perguntando: por que a McLaren, por exemplo, gasta tempo e dinheiro andando com seu carro de 2005, motor V10, igualzinho ao que terminou a temporada? Só para comparar com o V8? Não precisa, os caras estão cansados de saber exatamente como se comporta esse carro.

O segredo é descobrir se esse V10 está andando com limitador de potência, para atender ao regulamento de 2006. Se estiver, vira de 2 a 3 segundos mais rápido que o V8. Portanto, meninos e meninas, não se surpreendam se algumas equipes começarem o Mundial do ano que vem com seus carros de 2005 com motores V10 limitados, até que os V8 estejam devidamente testados. O problema deles continua sendo a vibração excessiva do conjunto, que acaba mexendo em todo o equilíbrio do carro.