Às favas com os V8

Observando os testes deste fim de ano, fico me perguntando: por que a McLaren, por exemplo, gasta tempo e dinheiro andando com seu carro de 2005, motor V10, igualzinho ao que terminou a temporada? Só para comparar com o V8? Não precisa, os caras estão cansados de saber exatamente como se comporta esse carro.

O segredo é descobrir se esse V10 está andando com limitador de potência, para atender ao regulamento de 2006. Se estiver, vira de 2 a 3 segundos mais rápido que o V8. Portanto, meninos e meninas, não se surpreendam se algumas equipes começarem o Mundial do ano que vem com seus carros de 2005 com motores V10 limitados, até que os V8 estejam devidamente testados. O problema deles continua sendo a vibração excessiva do conjunto, que acaba mexendo em todo o equilíbrio do carro.

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Tarcísio Bruno Guidi
Tarcísio Bruno Guidi
18 anos atrás

Valeu pelos posts, galera. Em geral. Aprendi muito aqui hoje.
Ainda há algo a ser dito:
Tem muita gente boa trabalhando du-ro pra tudo quanto é lado, mas o fato é que o Dick não sabe desenvolver carro p… nenhuma. Tá treinando muito pra ver se APRENDE com o carro. Não tem nada sobre acertos a ensinar.
A Scuderia, desta vez, não tem Barrichello pra dar seus pitacos. Honda tem. Ferrari vai pagar mico no campeonato. Honda vai brilhar.
Podem me cobrar.
“O Poder dos Sonhos” é filosofia mundial da Honda atual. Nada de mandrakagens e vitórias fajutas como EUA 2005.
No início de 2005 RB estréia com pódio e MS paga mico. Tudo segue assim até saberem que o brazuca vai trabalhar com Gil. Daí, pinta ordem para abdicar da vitória, vetam para o carro 2 as novidades e avanços, e toda aquela presepeira.
Terão alguns anos para lamentar.
Viva a Fórmula 1 verdadeira e os que fazem dela o que ela é.

Rangel
Rangel
18 anos atrás

Eduardo – SP
Realmente a “Scuderia” parece um pouco “acelerada”, porém, a esta época em 2004 o Alemão ainda estava tomando porres seguidos por causa do “Hepta”. Maranello está trabalhando sério para voltar para a ponta, começaram bem mais cedo e isto é um ponto positivo, a F2005 nasceu errada, tanto é que estão utilizando o F2004 com V-8, pior, os Bridgestone apanharam feio dos Michelan no quesito 01 jogo por corrida, quer dizer, com problemas de pneu e de estrutura o caminho da Ferrari foi muito duro em 2005, tanto é que não conseguiram reverter a situação.

V-8
A questão de resistência é séria, não adianta simplesmente baterem na casa 20.000/21.000 r.p.m, o motor vai ter de suportar 02 grandes prêmios. Daí quem tem mais a acrescentar, as disputas de alto desempenho ou as de “endurance” da quais participam as montadoras que utilizaram V-8 ??.

Leandro Angelo
Leandro Angelo
18 anos atrás

Sem duvida Adrian, a faixa provavel desse motor será em torno de 18.000 a 19.500, dependo da pista e do desenvolvimento até lá. Se pegarmos Indianapolis ou Barcelona em que o tempo de giro maximo sao um dos maiores do circuito (se eu não me engano) ja ja o motor vira pipoca…

Adrian Newey
Adrian Newey
18 anos atrás

Leandro,
Excelentes comentários (os de todo mundo, aliás). Agora, claro que um V8 atinge 20 mil giros. Mas até a Vovó Cosworth sabe que, nesse ritmo, o motor não chega a 100 km.

rochadel
rochadel
18 anos atrás

Flavio;
Adorei o comentário, porém quais são as regras deste limitador?Como será controlado

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Faltou informar que a limitaçao de giros é programada na central eletronica dos motores, o que explica o porque dos V10 ainda estarem na frente, pois o limite afeta mais a potencia do que o torque, que surge em rotação menor que a potencia, e partindo desse ponto, e já que os V10 são 3.0, continuam a ter mais torque que os V8 que tem menor cilindrada e tem que girar mais para alcançar o mesmo resultado

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Parece que, a regra é assim, motor V10 será limitado em rotações, por meio de um calculo de equivalencia baseado em informações da Cosworth

Quanto as vibrações é porque o motor gira mais, mas ao mesmo tempo é mais leve e não tem os 2 cilindros a mais para contrabalancar a oscilação do sobe e desce dos demais pistões, então aumentou a vibração, inclusive esse lance é sério, tem motores que vibram muito, por exemplo o 2.2 16V do Vectra e o 2.0 20V do Marea, que contam com arvores de balanceamento, que “equilibram” e reduzem a vibração

zezinho
zezinho
18 anos atrás

é claro…

O regulamento libera a utilização dos V10 limitados. Agora a minha dúvida:

são V10 com limite de rotações ou V10 com duas valvulas inutilizadas?

zezinho
zezinho
18 anos atrás

Aldo:

Ao que me consta refere-se apenas ao motor. Do contrário, não haveria necessidade da troca dos V10 por V8.

A questão da rotação (me corrijam se estiver enganado) refere ao fato de haver muita vibração acima de determinadas rotações (acima dos 19000, por exemplo).

Aldo
Aldo
18 anos atrás

Caros amigos,
O que não entendi, em relação a regra, é se ela se refere a RPM ou ao motor ter que ser um V8?

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

E só informando algo que faltou, a Renault vai se aventurar pela segunda vez com um motor de inclinação diferente da qual eles se acostumaram a usar, o V8 deles tem as bancadas dispostas a 90, enquanto tradicionalmente eles utilizavam as bancadas dispostas a 72, a outra aventura deles foi aquele “famoso” V10 a 111, que quebrava muito

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Sucrilhos
Parece que voce que não entendeu o ponto, que é um só, montadoras que já fizeram V8 de pequena cilindrada e que giram a mais de 16 mil rpm, com um turbo forçando o conjunto, e expostos a aceleração máxima continua por horas e horas, certamente tem mais experiencia do que uma montadora que nunca fez V8 de rua, e que nunca mudou a configuração (a sim, mudou uma vez e se deu mal, muito mail) e ainda por cima faz um V8 que gira a 10 mil rpm e tem 4 litros de cilindrada, e menor potencia especifica, é esse o ponto, as outras em questão, de uma forma ou de outra já se aventuraram por outros caminhos exigentes (por exemplo a Mercedes corria de V6 2.5 na fase anterior do DTM, um motor que girava acima de 15 mil rpm) a Renault não, inclusive basta lembrar que na época do motores turbo os Renault eram um dos mais potentes mas qubravam aos montes

Sucrilhos
Sucrilhos
18 anos atrás

Ai ai ai, acho que vocês não entenderam o ponto: é que vcs usam uma coisa diferente da F-1 pra falar de experiência em V8, e eu falo de uma coisa diferente também, e aí não vale como experiência…
IRL é diferente de F-1 assim como GP2 é diferente da F-1. Vocês falam de 500 Milhas, mas são 500 Milhas no talo, rotação lá no alto e nenhuma exigência grande de torque. E qual a grande reclamação dos pilotos quanto aos V8??? Falta de torque. Lembram que quando a IRL cortou o tamanho do motor, a velocidade caiu, mas nem tanto? O que vale lá é a velocidade final, enquanto na F-1 o que importa são as saídas de curva. De que adianta, por exemplo, de vez em quando as equipes intermediárias terem mais velocidade em reta? O Pizzonia bateu recorde de velocidade outro dia, mas ganhou corrida? Não.
O tipo de tração necessária nessas duas categorias é bem diferente, aí, a GP2 é mais parecida com a F-1, e usa inclusive pneus parecidos, enquanto a IRL usa slick.
E o amigo falou que 2000rpm é uma diferença brutal. Ok, é uma diferença brutal. Então o que dizer dos 7000rpm de diferença do CART pro F-1??? Pq não dá pra comparar a GP2 com a CART por causa de 2000rpm, mas dá pra comparar CART e F-1 mesmo com uma diferença de 7000rpm??? Ou 7000 é menos que 2000??? Aí dizem que tem que “perguntar para alguém que entende, pq é mais impacto por ciclo de motor”. Uai, de 16000rpm da IRL pra 19000rpm da F-1 é diferença pra caramba, são muito mais impactos por ciclo, e aí?

Leandro Angelo
Leandro Angelo
18 anos atrás

Noitica de hoje é que a Cosworth chegou ao 20.000 em pista e esta perto dos 21.000 em bancada.

O que significa? força, muita força…

Mack 5
Mack 5
18 anos atrás

É por isso que a F1 está sem credibilidade.
Se é V8 é V8 e acabou, tudo o que vem depois é hevolução.
Mesmo porque todas as montadoras tem larga experiência em V8, seja Ferrari, BMW, Mercedez, Renault,Cosworth tem a décadas motores V8 de alta performance.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Aldo
Parece a limitação foi baseada em simulador e calculos com o auxilio da Cosworth, por incrivel que pareca

Rangel
Pode ser até que a Scuderia esteja escondendo algo, mas é dificil que esteja, porque é inegavel a pressa e o desespero em que eles se encontram, durante alguns testes com o Felipe e o Gene o V8 quebrou, e nos testes com o Luca, aconteceu o que aconteceu, duas quebras de suspensão, então, talvez eles estejam fora da linha, ainda

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

L. Angelo
Faltou contar a favor da Cosworth, Honda, Toyota e Merecedes as muitas 500 milhas (de Michigan, Fontana) e as outras corridas de 300 milhas e de 500 km que existiam na CART, ainda no periodo que não havia limitação de giros, com certeza foi uma experiencia e tanto para essas montadoras, tanto para F1 quanto para as categorias que elas entraram posteriormente

Aldo Soares
Aldo Soares
18 anos atrás

O que diz a regra?

Rangel
Rangel
18 anos atrás

Muito interessante e informativo o que tem sido escrito aqui, só que agora, muito mais do que em outras temporadas não dá para se acreditar em treinos livres, sabemos que a Ferrari adora esconder o jogo, e outras equipes ao contrário, fazem seus carros aparecerem bastante para atrair a mídia. Não duvido nada que já no início da temporada os V-8 já apareçam com performance superior ao V-10 limitado, do contrário vai estar todo mundo com V-10 limitado, mas me parece que a FIA já esta altamente inclinada na proibição ou talvez em uma limitação maior dos V-10, é esperar para ver, de qualquer forma tá parecendo novela Mexicana, e já não me aguento mais de curiosidade para ver estes carro entrando nos treinos do sábado para a corrida mostrando a que vieram e a colocar a realidade das coisas e a nova divisão de forças.

Paiva
Paiva
18 anos atrás

Não vejo porque as equipes deveriam trabalhar no início com motores V10 (limitado) e nem por que fosse admitido, pois o interessante em um campeonato deveria ser também, a capacidade técnica das as equipes em desenvolver ´rapidamente seus projetos , pois a chance das pequenas equipes aumentariam, já que na vida ou em grupo de trabalho nem sempre os mais inteligentes e mais ricos são práticos e com maior desenvoltura para soluções do dia a dia. Acredito também que estes testes com equipamentos da temporada passada são para desviar atenções e testar outros componentes, mas caso isso ocorra, as corridas teriam que ser nas ruas das cidades, quem sabe nós brasileiros teríamos carros importados e nacionais adaptados para as ruas e estradas do nosso país OCTOCAMPEÃO DE F1. Quando tudo é perfeito deixa de ser interessante, se não, a Suiça e Suécia seriam paises com baixo índice de suicídio…

Leandro Angelo
Leandro Angelo
18 anos atrás

Como diria Jack, vamos por partes

1) Sucrilhos: Os V8 da GP2 são feito de materias pesados, com uma cilindrada que da quase o dobro e um compromisso de resistencia diferente da F1. Não tira o merito da Renault, mas não é a mesma coisa que vc partir de um 2.4 e que é obrigado a aguentar 500 milhas (800 km) numa tarde e com os giros na estratosfera. Nas 3 ultimas ediçoes quem levou foi a Honda (com Dan Wheldon) e Toyota (Helinho e Gil), no DTM ( que é a referencia da BMW e da Mercedes)as duas baterias somadas (sprint e a Match) duram perto de 350 km, como disse o Eduardo é matematica pura, sem paixões ou rompantes.
2) Adotar um lastro é uma possibilidade a ser estudada, mas o que está aparecendo no horizonte (e que eu acho mais partico) é uma mordação aerodinamica, ou seja mais asa para que nas retas o arrasto dilua a vantagem de torque.
3) Não sou fã de equipe A, B ou C, mas odeio dinastias como a Ferrari imprimiu (99-204), deixa a coisa numa chatisse sem fim, alias gostaria muito que Maranello chegasse no mesmo nivel (não acima) de Mercedes e Renautl e que também a Toyota e Honda estivesses proximos em termos de performance, para nos GPs tivessemos 12 carros lutando por 8 lugares e desses 8 lugares 4 pilotos se matando.
4) Para finalizar: Eu gostei desse canetasso que a FIA aplicou, poderia ter sido ainda mais duro, mas gostei, pois pelo menos por 2 ou 3 temporadas vai embaralhar as cartas novamente.

Adrian Newey
Adrian Newey
18 anos atrás

sem dúvida –a energia cinética de 100 kg, numa batida a 150 km/h, faz uma baita diferença.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

E todos sabemos que 100 kg de lastro comprometria e muito o comportamento e principalmente a segurança dos pilotos (afinal seria muito mais massa se deslocando e gerando energia em impactos)

Adrian Newey
Adrian Newey
18 anos atrás

Eduardo,
Vão colocar lastro, claro, nos carros V10. Mas o problema é que, não será suficiente: a julgar pelos testes da pré-temporada, seria preciso colocar 100 kg p/equilibrar as coisas.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

E como o Leandro citou não será tão fácil para a Scuderia voltar a liderar, pelo menos é a conclusão (talvez precipitada) que se pode tirar dos primeiros treinos

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Mas não será surpresa se eles decidirem impor um peso minimo maior para os carros com V10 limitados, caso estes continuem a ser mais consistentes e rapidos que os motores novos

Adrian Newey
Adrian Newey
18 anos atrás

Leandro,
Realmente a Scuderia vai mal. O F2005 foi o primeiro feito por um italiano, ou seja, cagado (mas o Rory Byrne reassumiu a engenharia do F06, veremos). Pessoal, qto à questão do V8xV10… só corre de V8 quem for otário (se bem que Bernie está, de alguma maneira, obrigando os times a isso)

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Um calculo simples

V8 2.6 Turbo
750 cavalos / 2.6 l = 288 cavalos por litro de cilindrada

V8 4.0
600 cavalos / 4 l = 150 cavalos por litro de cilindrada

Logo, não é preciso ser um fera em calculos ou em eng. mecanica para concluir qual motor é mais exigido e está mais exposto a esforços e atritos internos

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Sucrilhos
Antes de tudo, a GP2 é mais de 10 segundos mais lenta que a F1, em Nurburgring a diferença foi de mais de 13 segundos entre as duas categoria

A CART é 5 segundos mais lenta que a F1 (Montreal) mas em 2002 ou 2003 a diferença foi de 3,5 segundos entre os melhores tempos de cada categoria, e os motores da CART giravam sim a mais de 15 mil rpm, mas se lembre do processo de quase falencia da mesma categoria, que obrigou a uma redução de custos e uma maior competitividade, eles escolheram o limite de giros a 12 mil rpm, afinal se antes o motor durava duas corridas em média, girando menos dura mais, e gasta se menos trocando peças

Quanto aos motores V8 4.0, são aspirados, tem maior cilindrada e menor potencia especifica se comparados aos V8 2.6 Turbo, e certamente eles sofrem muito menos esforços mecanicos do que um V8 2.6, que gira 2 mil rpm a mais (pergunte a alguem que entende, 2 mil rpm contam muito, é mais impacto a cada ciclo do motor) e ainda por cima contam com uma turbina empurrando ar aos cilindros, gerando mais potencia e consquentemente mais esforços internos

E sobre a Mecachrome, vale lembrar que é o mesmo esquema que a Mercedes tinha com a Ilmor, a Renault fornece oficialmente motores para a World Series, mas são motores V6 3.5 com 450 ou 500 cavalos

Sucrilhos
Sucrilhos
18 anos atrás

E digo mais:

Veberlei, Uninove também é 10!

Sucrilhos
Sucrilhos
18 anos atrás

Alooooooooow!!!
– GP2 (Nelsinho Piquet).
– motor feito pela Mechacrome com carimbo da RENAULT.
– 8 cilindros em V.
– 4 litros.
– 580 cavalos.
– 10000 rpm.
– durabilidade de 4000 km.
– 24 carros (26 no ano que vem) testando e correndo exaustivamente em muitos circuitos da F-1.
– pneus Bridgestone com padrão de F-1.
– tempos de volta uns 10 segundos mais lento que a F-1.
– quem ajudou a desenvolver o carro foi o Franck Montagny, vulgo pilotos de teste da ???.

Não sei pq vcs ignoram esse FATO se consideram a F-Mundial como base para a Cosworth fazer seus motores. Como o amigo disse aí embaixo, o Cosworth da F-Mundial é limitado a 12mil rpm, o que não está muito longe dos 10 mil do GP2. E em tempos de volta, os GP2 não ficam tão atrás da F-Mundial, aliás, acho que ficariam até no pelotão intermediário.
E como vocês podem perceber, tive o trabalho de colocar ponto final em todos os itens da pequena lista. Isso eu não sei pq.

Veberlei Gonçalves
Veberlei Gonçalves
18 anos atrás

Yestarday,
Villeneuve, with your Bmw-Sauber and engine V-8, was so fast, then, his time is 1 second above second place De La Rosa wiht Mclaren V-10.
Resumindo, os V-8 são regras e fato, devidamente desenvolvidos serão mais rápidos que os V-10 limitados, e em breve a FIA proibirá os V-10 e pronto, ninguem vai ficar investindo grana em um projeto que irá sumir, é o caso dos V-10, talvez a única que use esse motor por algum tempo seja a Toro Rosso, mas em breve com o novo carro e com New dando pitacos já mudará o seu conceito, é fato, a era dos V-10 acabou, agora é V-8 mais compacto e igual, Formula 1 é show, é 10

Edispj
Edispj
18 anos atrás

Mas Flávio, a FIA não tinha prometido estudar esta questão do V10 com limitador e, ‘descobrindo’ que este leva vantagem sobre o V8 não iria proibir o motor com ‘coleira’?

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Quanto a Scuderia, vale dizer que quem os auxiliou com os V10, de 1996 a 1997 foi aquele engenheiro que era da Honda, Osamu Goto, para quem não se recorda ele era um dos responsaveis pelos motores Honda na época de maior sucesso da marca como fornecedora de motores

L. Angelo
Sua explicação foi completa, dispensa comentários, resumiu a questão

Leandro Angelo
Leandro Angelo
18 anos atrás

Gerson:

Realmente os engenheiros das fabricas sao capazes coisas inacreditaveis, mas como o Flavio Gomes disse, o X da questão é como tirar uma potencia gigantesca de um motor de baixa cilindrada (2.4), com 8 cilindros ao inves de 10 e tendo que durar aproximadamente 1000 km? quando não havia limitação sobre os motores era moleza, fazia 1 motor para treinos e outro para a corrida, com uma unidade descansada e estalando de nova era facilimo arriscar nos treinos com motores que quando muito duravam 20 voltas.
Lembre-se a equação desse momento na F1 é Peso x Potencia / Resistencia. Ok Fazemos uma baita usina de 1000 cavalos. Lindo. 1) Quanto ela vai aguentar até estourar. 2) O nivel de vibração é algo dentro dos limites ou vai implicar em mais peças moveis dentro carro? 3) Qual vai ser seu limite de giro? 4) Qual vai ser a rotação para atingir o torque ideal para saidas de curvas?
Como vc pode ver reclamar para nós é facil, mas que em termos de engenharia esse ano vai ser fascinante isso vai ser…

Tuta
Tuta
18 anos atrás

O comment abaixo foi sobre as kombis. Sobre a F1, a permissão aos V10 na coleira, isso é sinal de que a FIA não saca nada de automobilismo, e me ensina que devo cagar para regras que eu mesmo imponho, é isto?

Tuta
Tuta
18 anos atrás

Vamos compreender:
A desconfiança do brasileiro custra caro para o animal.
Ele podia comprar um carro a álcool, mas o medo de pagar mico, de um passado do tempo do carburador força-o a comprar um sistema duplo de alimentação. Flex é medo.
Agora deve ter batido a mesma coisa no cérebro brasileiro: Um carro sem radiador só pode ser uma roubada. O que vocês acham?

Leandro Angelo
Leandro Angelo
18 anos atrás

Deixa eu por algumas coisas no lugar.

Quando eu cito que a alguma montadoras tem mais initimdade com V8 do que outras eu me baseio nos fatos abaixo:

1) A Honda vem andando no automobilismo americano com 2 tipos diferntes de V8, 1 turbo na epoca da Cart e outro aspirado, 2.4, na IRL, com essas duas arquiteturas levaram titulos e mais titulos
2) Toyota, Além da Cart e da IRL as usinas V8 andaram em endurance, dai vem a experiencia com motor longa vida
3) Cosworth, apeas de ter abandonado os V8 na f1 a quase 10 anos, continua fazendo V8 para outras categorias como o Eduardo citou, o mais importante é, mesmo que não tivesse feito, a receita do bolo está la a quase 5 decadas é só aprimorar.
4) BMW: usava esses motores no DTM, o que tb facilita evoluir para a F1, mesmo com uma exigencia maior, tem uma base a seguir
5) Mercedes, idem a BMW com a vantagem de estar na ativa no DTM
6) Ferrari, aí que o bicho pega. Como eu havia dito antes, durante 30, 40 anos andou de V12, mesmo durante a era turbo, foi a ultima entrar com essa estrutura, a duras penas e a custa de muita briga entre engenheiros de chassis e de motores migraram para o V10 e durante uns 2 ou 3 anos penaram para chegar no ponto onde está hoje, pois é o melhor com melhor equilibrio entre torque e potencia, existem motores excelentes de torque (Renault) e fantasticos de potencia (Honda), mas o que a curva é mais plana é o Ferrari. Jogar tudo isso fora e começar algo quase do zero será o grande desafio, sem falar de chassis e pneus. A Ferrari pode ressurgir grande de novo? pode, tem estrutura, gente e capital para isso, mas não vai ser tao facil quanto muitos intusiastas julgam….

Gerson
Gerson
18 anos atrás

É no mínimo estranho que engenheiros tão competentes não consigam fazer funcionar com perfeição um motor V8, sendo que esta configuração é talvez uma das mais utilizadas em competições. Principalmente na Fórmula 1.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Mas o Jacques andou bem mesmo, em 1m18s com motor V8 é um grande tempo, os melhores tempos com V10 limitado foram perto de 1m17s então ele andou bem sim

Onon Nono
Onon Nono
18 anos atrás

hahaha

O jacques ficoh com a primeira posicao com motor V8!!!!
huahauhuahuhaha

Ueh ele num tava acabado??

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

A propósito, TRD é o setor de corrida da Toyota

E quanto a Renault, não é V8 não, é V6 3.0 ou 3.5

E em carros de rua a Renault não conta com motores V8 em sua linha de produtos

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Sucrilhos
Quem errou feio foi voce, sim, porque quando dizemos V8, é no geral, e mesmo que os V8 antigos tenham pouco com os atuais, a experiencia de produção conta, por mais que as montadoras tenham “cascalho” para ivestir, nada tira o mérito de mais de 30 anos produzindomotores nessa configuração, e para sua informação, os donos da Cosworth são os mesmos que compraram a CART, e não por acaso é a Cosworth a fornecedora unica da categoria a uns anos (inclusive quando era associada a Ford) e tem larga experiencia em V8 sim, pois os motores da CART são V8 2.6 Turbo, giram a mais de 16 mil rpm (atualmente são limitados a 12 mil por diversas questões) o que torna um desafio ainda maior em termos de resistencia, pois alem de girarem alto tem ainda a turbina empurrando mais e mais ar para os cilindros, e ainda no assunto, talvez essa experiencia da CART seja o fator que está proprcionando melhores performances a Honda e a Toyota, porque as duas tiveram larga experiencia na categoria
Quanto a Mercedes não tem como avaliar porque a participação na CART era em conjunto com a Ilmor (Mario Ilien e Paul Morgan) portanto não era um envolvimento direto como da Honda Racing ou da TRD

murilo santos
murilo santos
18 anos atrás

pode ate ser, mais vao levar!!!

Sucrilhos
Sucrilhos
18 anos atrás

Bom galerinha, levando em consideração essa discussão sobre experiência com motores V8, eu diria que vocês estão errando feio. Pq se vocês estão levando seriamente em consideração a época em que a Cosworth fazia motores V8 (faz tempo hein?), eu diria que a Renault tem sim larga experiência em V8. Ok, tá certo que são V8 4 litros de 580 cavalos, que duram em média 4000km, mas são V8 e correram aos montes esse ano!

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

L. Angelo
Então, seu comentário foi pertinente e fundamentado, não há como discordar, principalmente no que diz respeito a Renault, que tem experiencia apenas com V10 a 72, quando foram fazer algo diferente, se deram mal, é com isso que as demais fabricantes estão contando, pois já foi informado que a Renault fara o V8 com 90 de inclinação, então é por aí mesmo, é um incognita
Quanto a Scuderia, estão em desespero, vide os acidentes do Badoer durante a semana passada, e sem contar o atraso em relação aos pneus, no que diz respeito a chassi e motor eles estão sem rumo, pois estão testando o V8 num carro que já tem quase 2 anos, o que mostra que o tal do F2005 não valia nada

Leandro Angelo
Leandro Angelo
18 anos atrás

A questão é a seguinte. Das montadoras que estão no F1 quem tem mais know how em motores V8 de competição, pela ordem é a Cosworth, Honda, Toyota, Mercedes, BMW, a Ferrari e a Renault não tem a menor intimidade com essa arquitetura. A Ferrari até 1996 só andou de V12 (Mesmo durante uma boa fase da era turbo), a Renault é expert em V10 a 72º. O que pode estar havendo é que a Mercedes e a Renault estejam apanhando para achar o ponto enquanto as demais partem de uma base existentente e a Ferrari testa de maneira alucinada pois todo conhecimento até 2004 ficou na beira do abismo.
Com um chassis pessimo, os pneus com um hiato de 1 ano de desenvolvimento em relação as Michelin e ainda por cima tendo que criar um motor cuja a intimidade com a estrutura é zero, fico complicado…

Leandro Angelo
Leandro Angelo
18 anos atrás

A questão é a seguinte. Das montadoras que estão no F1 quem tem mais know how em motores V8 de competição, pela ordem é a Cosworth, Honda, Toyota, Mercedes, BMW, a Ferrari e a Renault não tem a menor intimidade com essa arquitetura. A Ferrari até 1996 só andou de V12 (Mesmo durante uma boa fase da era turbo), a Renault é expert em V10 a 72º. O que pode estar havendo é que a Mercedes e a Renault estejam apanhando para achar o ponto enquanto as demais partem de uma base existentente e a Ferrari testa de maneira alucinada pois todo conhecimento até 2004 ficou na beira do abismo.
Com um chassis pessimo, os pneus com um hiato de 1 ano de desenvolvimento em relação as Michelin e ainda por cima tendo que criar um motor cuja a intimidade com a estrutura é zero, fico complicado…

Kadu
Kadu
18 anos atrás

Luca;

Deixa de ser chato! Eu achava o formato anterior ridículo, e aí? Vou aqui ficar malhando quem gostava daquilo?

E não generalize quem posta aqui, por favor. Respeito é bom e todo mundo gosta.

Abraços
Kadu

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Volatndo ao assunto dos V8, a Renault vem para o “make or break” ou eles vem com um motorzão, ou vem com um fiasco igual aquele V10 com cilindros dispostos a 111 de inclinação, e quanto aos V8 da Mercedes estarem andando atrás talvez seja uma consequencia da temporada desse ano, e tenham maneirado na cavalaria a fim de ganhar em resistencia