Blog do Flavio Gomes
DKW & cia.

Cemitérios

Interessante o artigo que recebi do grupo ao qual pertenço no Yahoo! para falar de DKW na internet. (Aproveitando: farei uma breve pausa na campanha pró-Kombis, que acredito já ter cumprido sua missão. Mas voltarei a ela de quando em quando.) Saiu no site americano Western Driver e é sobre um cemitério de carros velhos […]

Interessante o artigo que recebi do grupo ao qual pertenço no Yahoo! para falar de DKW na internet. (Aproveitando: farei uma breve pausa na campanha pró-Kombis, que acredito já ter cumprido sua missão. Mas voltarei a ela de quando em quando.)

Saiu no site americano Western Driver e é sobre um cemitério de carros velhos perto de Phoenix, no Arizona. Gozado, sempre que ouço “Arizona” me vem à cabeça uma bedéia do colégio onde estudei em Campinas. Não lembro o nome dela, e nem sei se a palavra “bedéia” pode ser usada como feminino de “bedel”, e muito menos sei se ainda hoje a molecada chama de bedel àquele pessoal que cuida para que a vida numa escola seja minimamente civilizada pelos pátios e corredores. É que a bedéia em questão fumava cigarros Arizona, e a gente vivia atazanando a dita cuja, dizendo que ela fumava “ali na zona”. Estranhas, determinadas lembranças. Acho que cigarros Arizona não existem mais.

Mas eu dizia que o artigo é interessante, é um baita ferro-velho no Arizona com mais de dez mil carros, e na porta do escritório do dono está pintada a advertência: “No sniveling”. Algo como “não chore”, seja pelos preços, seja pelo estado de alguns carros.

Me chamou a atenção o DKW da foto abaixo, citado pelo autor do texto como “an early version of the A4”, antecessor do Audi A4. Americanos são mesmo muito engraçados. O sujeito viu quatro argolas, imediatamente associou aos Audi, e provavelmente só conhece o A4, que é o que mais vende por lá.

Bem, até que não errou tão feio. Para quem não sabe, as quatro argolas que hoje simbolizam a Audi eram na origem, 1932, o símbolo da Auto Union, uma fusão de quatro montadoras alemãs, a saber: Horch, Wanderer, Audi e DKW. Quem quiser saber mais e tiver saco para ler em inglês, é só clicar aqui.

Quando a VW comprou a Auto Union da Mercedes, em 1964, creio, resolveu descontinuar os motores dois tempos e os veículos DKW, ressuscitou a marca Audi, resolveu manter as quatro argolas e o resto todo mundo sabe no que deu.

Portanto, os DKWs são, de fato, antecessores de todos os Audi. Nos meus há muitas peças com as quatro argolas. E quem vai ao museu da Audi em Ingolstadt nota que tem DKW pacas em exposição.

Ah, os DKWs… Se teve gente que me achou chato com as Kombis, pode se preparar!