Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

SAIU NA REVISTA

MADONNA DI CAMPIGLIO (+8ºC, já peguei coisa pior em Campos do Jordão) – Li agora na “L’espresso” e fiquei chocado. Estão construindo nove cidades-satélites em Xangai, porque a metrópole está inchada e ninguém aguenta mais os congestionamentos de Santanas (veja aqui minhas impressões sobre a China). Cada cidade-satélite terá arquitetura temática. Itálias, holandas, portugais, inglaterras, […]

MADONNA DI CAMPIGLIO (+8ºC, já peguei coisa pior em Campos do Jordão) – Li agora na “L’espresso” e fiquei chocado. Estão construindo nove cidades-satélites em Xangai, porque a metrópole está inchada e ninguém aguenta mais os congestionamentos de Santanas (veja aqui minhas impressões sobre a China).

Cada cidade-satélite terá arquitetura temática. Itálias, holandas, portugais, inglaterras, franças e alemanhas em miniatura vão abrigar milhões de chineses que migram todos os anos para a região.

A alemanhazinha já tem gente morando. Oficialmente, a cidade se chama New Town Anting e é cheia de casinhas coloridas com floreiras nas janelas. Tem até uma praça meio ridícula com estátuas de Goethe e Schiller. 1.800 apartamentos estão prontos e o menor deles tem 90 metros quadrados, o que para os padrões chineses é bastante.

Como ali perto fica a fábrica da VW que emprega 20 mil pessoas, é basicamente para eles que a cidade-satélite está sendo feita.

Até aí tudo certo, a China só cresce, procura planejar suas metrópoles e daqui a poucos anos vai ser dona do mundo. Para quem já teve no comando Roma, Constantinopla, Londres e Washington, nada a opor. O detalhe que me deixou chocado foi outro. O arquiteto responsável pela pequena Alemanha de Xangai se chama Albert Speer Jr.

O cara é filho de ninguém menos que Albert Speer, o arquiteto preferido de Hitler, esse aí que na foto abaixo aparece apresentando alegremente suas maquetes ao chefe. OK, nem todo filho de peixe peixinho é, mas que dá um certo arrepio, dá. Eu nem sabia que Speer tinha tido filho, muito menos que o rebento tinha virado arquiteto como o pai.

Speer, aliás, era um bom arquiteto e um grande intelectual. Nos julgamentos de Nüremberg, foi o único oficial nazista a se declarar culpado. Não foi enforcado ou fuzilado como a maioria de seus colegas de suástica. Condenado a 20 anos, cumpriu a pena em Spandau. Para saber mais sobre ele, o pai, dê uma olhada aqui.