SAIU NA REVISTA

MADONNA DI CAMPIGLIO (+8ºC, já peguei coisa pior em Campos do Jordão) – Li agora na “L’espresso” e fiquei chocado. Estão construindo nove cidades-satélites em Xangai, porque a metrópole está inchada e ninguém aguenta mais os congestionamentos de Santanas (veja aqui minhas impressões sobre a China).

Cada cidade-satélite terá arquitetura temática. Itálias, holandas, portugais, inglaterras, franças e alemanhas em miniatura vão abrigar milhões de chineses que migram todos os anos para a região.

A alemanhazinha já tem gente morando. Oficialmente, a cidade se chama New Town Anting e é cheia de casinhas coloridas com floreiras nas janelas. Tem até uma praça meio ridícula com estátuas de Goethe e Schiller. 1.800 apartamentos estão prontos e o menor deles tem 90 metros quadrados, o que para os padrões chineses é bastante.

Como ali perto fica a fábrica da VW que emprega 20 mil pessoas, é basicamente para eles que a cidade-satélite está sendo feita.

Até aí tudo certo, a China só cresce, procura planejar suas metrópoles e daqui a poucos anos vai ser dona do mundo. Para quem já teve no comando Roma, Constantinopla, Londres e Washington, nada a opor. O detalhe que me deixou chocado foi outro. O arquiteto responsável pela pequena Alemanha de Xangai se chama Albert Speer Jr.

O cara é filho de ninguém menos que Albert Speer, o arquiteto preferido de Hitler, esse aí que na foto abaixo aparece apresentando alegremente suas maquetes ao chefe. OK, nem todo filho de peixe peixinho é, mas que dá um certo arrepio, dá. Eu nem sabia que Speer tinha tido filho, muito menos que o rebento tinha virado arquiteto como o pai.

Speer, aliás, era um bom arquiteto e um grande intelectual. Nos julgamentos de Nüremberg, foi o único oficial nazista a se declarar culpado. Não foi enforcado ou fuzilado como a maioria de seus colegas de suástica. Condenado a 20 anos, cumpriu a pena em Spandau. Para saber mais sobre ele, o pai, dê uma olhada aqui.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Juzeli Lúcia Rodrigu
Juzeli Lúcia Rodrigu
18 anos atrás

Parabéns ! Blig é cultura e muito mais!

Carlos Piazza
Carlos Piazza
18 anos atrás

Rangel disse tudo !!!

Rangel
Rangel
18 anos atrás

Todo o Staff Alemão da primeira e segunda guerra possuem descendentes espalhados pela Alemanha e outros Países, inclusive Brasil. Não me arrepia o fato que estas pessoas existam ou se tem um pouco da visão passada, o que me arrepia é que em São Paulo postos da Polícia podem ser alvejados por armamento pesado e o País é dirigido por estas figuras obscuras, e por incrível que pareça nenhum deles tem qualquer parentesco com os Nazis.

Geraldo
Geraldo
18 anos atrás

O cara de bigode , não é a cara do Schummi.

Ikoberg
Ikoberg
18 anos atrás

Quer dizer que é uma família inteira de arquitetos? Hehehe. A grande obra do Speer pai, inacabada por motivos óbvios, era uma gigantesca área em Nurembergue para as festas do partido nazista. Deixando o horror da ideologia de lado, as idéias arquitetônicas eram geniais mesmo. Hoje, a corrida da DTM em Norisring é disputada em volta de uma tribuna de um dos muitos campos desenhados por ele. Legal o Speer ter se declarado culpado e entendo os arrepios que as pessoas tem com os nazistas. Têm de ter mesmo, mas é preciso entender que quem na Alemanha nao foi nazista na época, provavelmente nao sobreviveu. Que o diga o abnegado Bento XVI, il Papa.

Flaviz
Flaviz
18 anos atrás

Todo mundo falando de medo do cara copiar os defeitos do papai.
Procurem as obras do Sr.Speer (tarefa não mto fácil pq a turma dos EUA fez o “favor” de apagar), vejam a arquitetura q ele criou, os projetos, etc. Ele é um grande arquiteto…mas manchado pelo sangue de uma história contada pelos olhares tendenciosos do pais vencedor.

diogo
diogo
18 anos atrás

e a estátua de schumy?

Galvão
Galvão
18 anos atrás

Os arquitetos começaram imitando os autódromos, todos novos meio MacDonalds kartrodomos , depois imita cidades inteiras…

Paulo Tohmé
Paulo Tohmé
18 anos atrás

ESqueci, como filho de peixe pode não ser peixinho, espero que seus filhos não sentem em sua Kombi rumo ao canindé…nunca.

Paulo Tohmé
Paulo Tohmé
18 anos atrás

Aí Flavinho, trabalhando pra caceta, né?

Sergio M
Sergio M
18 anos atrás

Cidades temáticas imitando grandes centros europeus é de doer, os projetos do pai eram mais interessantes.

Antonio Lucio Martin
Antonio Lucio Martin
18 anos atrás

Olá,
Seus arrepios colocam bem a mostra que os valores que voce prega na Radio Bandeirantes não são muito reais.
Seus 2 filhos, penso eu, necessariamente não são obrigados a terem os defeitos do pai

Mike Vlcek
Mike Vlcek
18 anos atrás

Flávio, realmente nao podemos desancar o filho do cara só porque é filho dele.

afinal, o velho Max tb é filho do fundador do partido fascista Inglês, e era amigo pessoal do Hitler.

e hj Max Mosley diz, sempre q perguntado, o qto esse passado negro do pai lhe trouxe de problemas ao longo da vida….

aproveite a estada nos alpes, eheh

Roberto Valle
Roberto Valle
18 anos atrás

Pô legal, você também curte as aventuras do Tintin. E os gansos ? Já levei muita corrida de ganso, pareciam uns seres insandecidos, dotados de asas, voando em minha direção…

Clovis Alexandre
Clovis Alexandre
18 anos atrás

A história de conflitos sempre é escrita pelos vencedores. Albert Speer foi um grande arquiteto. Não consigo lembrar que algum arquiteto de Stalin, Mao, Castro, Polpot tenha sido discriminado. Por que será?

miss lips
miss lips
18 anos atrás

aproveita ai, mr. gomes! … e continua mandando noticias pra gente!

bjo!

LZ!
LZ!
18 anos atrás

Pô, Flávio! Relaxa! É só ver o exemplo do Piquet e seu filho..rs..