Blog do Flavio Gomes
Autódromos

Canelinha Speedway

SÃO PAULO (eu não aprendo, e continuo acreditando) – Recebo a notícia de que lançaram ontem, domingo, a pedra fundamental do Autódromo Internacional de Santa Catarina na cidade de Canelinha. Depois do fiasco de Belo Horizonte, algumas semanas atrás, deveria parar de noticiar essas coisas até existir algo de concreto. Mas como torço para dar […]

SÃO PAULO (eu não aprendo, e continuo acreditando) – Recebo a notícia de que lançaram ontem, domingo, a pedra fundamental do Autódromo Internacional de Santa Catarina na cidade de Canelinha. Depois do fiasco de Belo Horizonte, algumas semanas atrás, deveria parar de noticiar essas coisas até existir algo de concreto.

Mas como torço para dar certo, nunca cumpro a promessa. Abaixo, um resumo do que me enviaram:

Em um evento há muito aguardado pelos fãs do automobilismo catarinense, foi lançada a Pedra Fundamental do Autódromo Internacional de Santa Catarina neste domingo em Canelinha, a 50 km de Florianópolis. Com a participação do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, e do Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Scaglione, além de várias autoridades estaduais e municipais e grande público, o evento marcou o local onde as obras iniciarão.

O Autódromo Internacional de Santa Catarina terá 4.307 metros de extensão com 12 metros de largura média. A reta terá cerca de 860 metros e 18 de largura, proporcionando a realização de provas de arrancada, com piso de concreto. Ao todo serão seis opções de traçados possibilitando a realização de um campeonato sem repetição de circuito. Está prevista a construção de 30 boxes que poderão abrigar até quatro carros cada e andar superior com salas vip e camarotes.

A previsão é que a construção seja feita em dois anos com o apoio do governo estadual, municipal e da iniciativa privada.

O autódromo será construído dentro do Parque Internacional Arthur Adolfo Jachovicz, na cidade de Canelinha, em uma área de 3.000.000 m² de acordo com as normas técnicas de segurança exigidas pela CBA, FIA e FIM. Estará apto a receber competições nacionais e internacionais.

O complexo esportivo terá ainda um kartódromo, um motódromo e um autódromo em pista de terra, além de provas de arrancadas.

O traçado da pista principal será de média para alta velocidade, com 7 curvas à direita e 6 curvas à esquerda, sendo que o seu sentido será horário.

As arquibancadas em estrutura metálica terão a capacidade inicial para receber 30 mil pessoas. As arquibancadas naturais, ao lado da pista, próximas ao alambrado, poderão receber tranqüilamente mais 30 mil pessoas, inclusive com áreas e completa infra-estrutura de camping.

A torre de comando será super-moderna, em forma ovóide, com fechamento lateral em vidro blindex, possibilitando uma visão panorâmica de 360º.

Não fui atrás de desenhos ou fotos. Quem tiver pode mandar para flaviog@warmup.com.br que eu coloco aqui.