MENU

Monday, 27 de March de 2006 - 2:32Autódromos

Canelinha Speedway

SÃO PAULO (eu não aprendo, e continuo acreditando) – Recebo a notícia de que lançaram ontem, domingo, a pedra fundamental do Autódromo Internacional de Santa Catarina na cidade de Canelinha. Depois do fiasco de Belo Horizonte, algumas semanas atrás, deveria parar de noticiar essas coisas até existir algo de concreto.

Mas como torço para dar certo, nunca cumpro a promessa. Abaixo, um resumo do que me enviaram:

Em um evento há muito aguardado pelos fãs do automobilismo catarinense, foi lançada a Pedra Fundamental do Autódromo Internacional de Santa Catarina neste domingo em Canelinha, a 50 km de Florianópolis. Com a participação do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, e do Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Scaglione, além de várias autoridades estaduais e municipais e grande público, o evento marcou o local onde as obras iniciarão.

O Autódromo Internacional de Santa Catarina terá 4.307 metros de extensão com 12 metros de largura média. A reta terá cerca de 860 metros e 18 de largura, proporcionando a realização de provas de arrancada, com piso de concreto. Ao todo serão seis opções de traçados possibilitando a realização de um campeonato sem repetição de circuito. Está prevista a construção de 30 boxes que poderão abrigar até quatro carros cada e andar superior com salas vip e camarotes.

A previsão é que a construção seja feita em dois anos com o apoio do governo estadual, municipal e da iniciativa privada.

O autódromo será construído dentro do Parque Internacional Arthur Adolfo Jachovicz, na cidade de Canelinha, em uma área de 3.000.000 m² de acordo com as normas técnicas de segurança exigidas pela CBA, FIA e FIM. Estará apto a receber competições nacionais e internacionais.

O complexo esportivo terá ainda um kartódromo, um motódromo e um autódromo em pista de terra, além de provas de arrancadas.

O traçado da pista principal será de média para alta velocidade, com 7 curvas à direita e 6 curvas à esquerda, sendo que o seu sentido será horário.

As arquibancadas em estrutura metálica terão a capacidade inicial para receber 30 mil pessoas. As arquibancadas naturais, ao lado da pista, próximas ao alambrado, poderão receber tranqüilamente mais 30 mil pessoas, inclusive com áreas e completa infra-estrutura de camping.

A torre de comando será super-moderna, em forma ovóide, com fechamento lateral em vidro blindex, possibilitando uma visão panorâmica de 360º.

Não fui atrás de desenhos ou fotos. Quem tiver pode mandar para [email protected] que eu coloco aqui.

14 comentários

  1. jcesar says:

    Novo Kartodrómo e pista de Arrancada

    Não faz nem um mês, mas quem passa pela BR-386 nota diferença na paisagem. Ainda em fase de terraplanagem, a obra à beira da rodovia conhecida por Tabaí-Canoas, em Nova Santa Rita, dá dicas de que o empreendimento não será pequeno. Pelo contrário. Mais de 60 caminhões e máquinas trabalham diariamente no terreno de 68 hectares – equivalente a 68 campos de futebol -, que vai abrigar um dos maiores kartódromos que o mundo já viu. Comandante do Kartódromo de Tarumã, ao lado do sócio e amigo Felipe Johannpeter, Jhonny Bonilla, 37 anos, é quem revela os detalhes do maior empreendimento da dupla: o Velopark. Hoje um imenso canteiro de obras, a mais nova praça esportiva do Rio Grande do Sul deve abrir suas portas em abril de 2007. Dezesseis quilômetros depois da BR-116, o Velopark terá uma pista de kart com 2,5 quilômetros de extensão (junção de dois traçados, um com 1,5 quilômetro e outro com um quilômetro).O negócio não pára aí. O Velopark terá uma pista de Quilômetro de Arrancada com 900 metros de comprimento. É a primeira do país construída especificamente para a modalidade, com metade do seu percurso concretado. Tudo isso para o asfalto não derreter com o calor dos carros tipo dragster (acompanhe no quadro ao lado), uma febre crescente no Brasil, que atingem a velocidade de 400km/h em 402 metros. – Até a posição do sol foi considerada. Mudamos toda a planta para que o pilotos não sejam atrapalhados com o nascer ou o pôr-do-sol – explica Felipe, de 32 anos.A nova praça esportiva terá também espaço para shows musicais, um estacionamento para 5 mil carros, arquibancadas com capacidade para 30 mil pessoas e infra-estrutura de primeiro mundo. Quem estiver acompanhando um piloto, por exemplo, poderá se distrair com lojinhas e lanchonetes, enquanto ocorrem as competições. No entanto, não haverá espaço para acampamentos.
    – Nos espelhamos no modelo norte-americano, que é superprofissional. Lá, acabou a corrida, acabou a festa. Principalmente, por motivos de segurança – conta Jhonny. Circuito de R$ 15 milhões será bancado com verba privada Chamado internamente de o Nürburgring do Kart, em uma alusão ao antigo autódromo da Alemanha, que tinha 22 quilômetros de extensão, a nova pista do kartismo poderá abrigar qualquer campeonato mundial da categoria. A idéia é transferir os carros de aluguel para o Velopark e deixar Tarumã com as corridas oficiais de menor porte. Se o kartismo é uma especialidade da dupla de empresários, o Quilômetro de Arrancada e os dragsters são uma aposta. Mas com firmes alicerces. – Visitamos três locais da prática do dragster nos Estados Unidos – diz Felipe. – Como resultado, decidimos que a nossa pista seria a maior da categoria fora dos EUA. Os mais potentes dragsters do mundo, alguns com mais de 5 mil cavalos de força, poderão correr no Velopark sem problemas. Tanta grandiosidade tem seu preço. Financiado por capital privado, o Velopark terá um custo de R$ 15 milhões. Em 1999, a empresa de Jhonny e de Felipe investiu R$ 1milhão na reforma do Kartódromo de Tarumã – que hoje já conta com 23 mil clientes cadastrados. – Será um dos maiores e melhores complexos de kart do mundo e, com certeza, o maior da América Latina – garante Johnny. – Depois de pronto, sairemos em busca de parcerias para as competições. Nosso objetivo é valorizar o piloto brasileiro, para que ele possa ter uma profissão e não apenas colecionar troféus na estante – acrescenta Felipe, que é piloto.

    fonte Jornal Zero Hora

  2. HF says:

    E jcesar, posta aqui mais info desse kartódromo aí.
    Sempre pensei que seria interessante um kartódromo grande, tipo um estádio mesmo.

  3. HF says:

    Pode não ser uma spa, mas vamos ver no que dá!

  4. HF says:

    Achei pouco pra um bom circuito:
    “em uma área de 3.000.000 m²”.

  5. jcesar says:

    que feio, Flávio…

    Para divulgar o novo kartodromo do RS, com pista de arrancada oficial que vai fazer concorrência com a de Curitiba, tu não quis colocar no blog a informação que te passei. Lembrando que o novo kartodromo do RS (Nova Santa Rita), já está com as obras de terraplanagem bem adiantadas e vai ser o maior kartodrómo do Brasil e um dos maiores do mundo.

  6. Gomes says:

    Reproduzo, com o link quebrado:

    Enviado por: Duff
    eu fui dar uma olhada na maquéte, num curti mto o traçado naum…

    tá aki o site pra vcs conferirem…

    http://www.cronospeed.com.br/2006/
    automobilismo/catarinense/autodromo_4163.J P

  7. VELOZ-HP says:

    Já falei aqui mas vou repetir : nunca entendi como até hoje, um estado com a pujança econômica e social, além da tradição de grandes pilotos e mecânicos que Minas Gerais tem, não possua um autódromo à altura de sua história. Já passou da hora de vocês mineiros se unirem junto a empresários, políticos, formadores de opinião, enfim, toda a sociedade, para asfaltar de vêz esse autódromo. Dinheiro pra isso certamente Minas tem, público então, sobra. O que está faltando é união de vocês e partirem para cima desse objetivo.
    Quanto à Santa Catarina parabéns, acho que também já passou da hora de vocês terem um autódromo mas, como bem disse o Flávio, vamos esperar para vêr o quanto disso tudo tem de verdade, pois em ano eleitoral, milagreiros e santos salvadores não faltam neste infeliz paraíso, Brasil.

  8. Maurício Morais says:

    Quero aproveitar o espaço e deixar meu protesto com relação ao abandono do Autódromo Internacional de Goiânia. Cresci assistindo a todo tipo de corridas nesta que é uma das pistas mais belas do Brasil. Goiânia já deu ao país campeões de respeito, como Alencar Júnior na Stock Car e Edmar Ferreira na categoria motos.
    É uma pena não poder levar meus filhos pra curtir toda a emoção de uma corrida de fim de semana.
    Não entendo como ninguém faz nada pra mudar esta situação. Goianos uní-vos contra esta situação.
    Pronto, protestei!

  9. Valter Franco says:

    O tempo é o senhor da razão!!

  10. Sidão says:

    Que é isso ?? 30 boxes para 4 carros ?? 6 traçados mistos ?? 4.300 metros de pista ?? Já é dificil manter interlagos atualmente imagina um autodromo desses em um estado sem tradição em asfalto.
    Torre de 360º ?? nossa, cuidado Sepang !!!

  11. Humberto Anastasia says:

    Pois é. Nem sei. Acreditei muito aqui em BH, e o dinheiro já estava na agulha também. Mas as pessoas pelos lados do Sul são mais educadas e cultas, as chances são maiores. Aqui, política só existe para interesses próprios. Tomei um prejuízo enorme com toda essa estória, e anos de trabalho foram embora. Mas torço muito, e acredito, no caso de Canelinha. E por aqui, a eterna luta continua…

  12. Edgar SC says:

    Esse aí o dinheiro ja ta garantido, segundo o que ví no orçamento para 2006-7…Naqueles boletins semanais na TV local… Olha não sou muito de acredita tambem não e muito menos votei no LHS, mas ele fez o mesmo la em Joinville com o Estádio Arena uns dois anos atrás e o Estádio um dos mais modernos do Brasil Ja está pronto a um ano e, e´stá sendo apliado por conta do clube e prefeitura para 30 ou 40 mil pessoas… Tomara que não seja uma obra eleitoreira ja que estamos a menos de 7 meses das eleições… Por experiência de viver aqui…. Acredito e muito que irá sair do papel, pois o governador não se queima assim não…

  13. Alexandre Reis says:

    O governador tá concorrendo a reeleição?
    Tambem só acredito depois de pronto.

  14. Alexandre Santiago says:

    Tá, e o Papai Noel vai ser o diretor do circuito com o auxílio do coelhinho da Páscoa. Como diria seu Abravanel, Eu só acredito, vendoooooo !!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *