Blog do Flavio Gomes
#96, Superclassic, farnéis

Ficar em último não é tão ruim assim

SÃO PAULO (uai, todo mundo não amava a Minardi?) – Para que fique bem claro, fui o último no fim de semana todo. O último no grid entre os que fizeram a classificação (três não treinaram e largaram atrás de mim) e o último a receber a bandeirada entre os que concluíram a corrida (sete […]

SÃO PAULO (uai, todo mundo não amava a Minardi?) – Para que fique bem claro, fui o último no fim de semana todo. O último no grid entre os que fizeram a classificação (três não treinaram e largaram atrás de mim) e o último a receber a bandeirada entre os que concluíram a corrida (sete abandonaram).

Mas curti muito o sábado em Interlagos. O grid estava bonito, com 23 carros, e tivemos a alegria de ver o Maverick campeão de 5000 em 1986 (não 1979, não sei de onde tirei 1979) com o Sérgio di Genova puxando o pelotão como pace-car. De público, meus agradecimentos a ele e ao Adonis (esse carro será tema de matéria no Limite da ESPN Brasil nesta semana). E mais dois pace-cars, o DKW do Alfredo Gehre e o Fusca do Luiz Salomão, tendo como co-piloto o amigo Duda Ordunha, empresário do Barão Vermelho e do Kid Abelha, mas acima de tudo um apaixonado por corridas. Duda veio do Rio para ver de perto os carros que fizeram parte da sua infância como rato de autódromo.

E não foi só ele. Muita gente apareceu no box 21 e se apresentou como blogueiro e leitor do Grande Prêmio, o que me deixou muito feliz. Teve mais gente que veio de longe, pena que não guardei o nome de todo mundo. Mas agradeço a cada um, de coração. Entre os ilustres apareceu o Felipe Montanheiro, que ficou em segundo lugar no concurso do capacete e já levou o meu para fazer aquela pintura (o capaMUG será um Arai todo cheio de chinfra que está com o Thiago Amorim no Rio).

Sobre a corrida. Um calor infernal, até que foram poucas as quebras. Da hora do treino, 8 da matina, até a corrida, meio-dia e cacetada, esquentou ainda mais e a pista ficou emporcalhada com óleo e cal. Por isso os tempos de voltas de quase todo mundo foram bem mais altos na prova.

O César Carloni venceu na geral com o Porsche campeão do ano passado. Pegou a mão do bichinho. Ficou com a vitória também, claro, na Divisão 2 (1.400 cc a 1.600 cc). O Sergio Spagnolo, de Karmann-Ghia AP, faturou na D3 (acima de 1.600 cc e motores não-originais). Na D1 ganhou o Fusca do Marcelo Lima (nono na geral).

Tivemos sete carros na D1, sete na D2 e nove na D3. Um dos pilotos, o Walter Lapietra, treinou de Fiat na D1 e largou de Puma na D3, porque o pequeno italianinho quebrou.

Quanto a mim, digamos que corri sozinho. A saída do outro DKW do campeonato me deixou isolado como o mais lerdo do grupo. Não me importo muito com a lentidão; mais com a solidão na pista. Deve ter sido a última corrida desse motor, mas mesmo com o novo não creio que vá me aproximar demais dos outros da D1, que têm virado entre 10 e 20s mais rápido que meu DKW. Em todo caso, ficarei firme com meu dois tempos.

Destaque também para presenças ainda mais ilustres como o Bob Sharp e o Jan Balder. Ambos fizeram coro: “Falta motor”. E eu não sei? E para as estréias do Miúra de Anuar Askari (deu só uma volta), do Chevette do Silvio Brocchi, do Passat de Carlos Bráz (uma belezura) e do Puma de Aroldo Teixeira.

Se alguém daqui foi a Interlagos, deixe um comentário para contar aos outros. A próxima corrida é no dia 1º de abril. Abaixo, a foto do Maveco do Di Genova. Depois coloco o link do site da LF com mais fotos, mas ele está fora do ar por enquanto.

A seguir, grid e corrida:

SUPERCLASSIC – segunda etapa (4/3)
GRID DE LARGADA
1) César Carloni (D2/Porsche Spyder #17), 2min03s137 (125,977 km/h)
2) Luis Finotti (D3/Topolino AP #38), 2min04s676
3) Evaldo Luque (D3/BMW AP #53), 2min05s029
4) William Simoceli (D3/Porsche Spyder #56), 2min06s153
5) Sérgio Spagnolo (D3/Karmann-Ghia AP #4), 2min06s797
6) Nivaldo Almeida (D3/DKW AP #83), 2min07s076
7) Edson Furrier (D2/Puma #10), 2min10s095
8) Sebastião Gulla (D2/Puma #51), 2min11s322
9) Carlos Bráz (D3/Passat AP #21), 2min12s544
10) Adriano Griecco (D2/Puma #71), 2min13s902
11) Ricardo Magnusson (D3/Bianco #20), 2min14s231
12) Henry Shimura (D3/Karmann-Ghia AP #77), 2min16s409
13) Walter Brunelli (D1/Fusca #7), 2min21s132
14) Marcelo Lima (D1/Fusca #3), 2min21s692
15) Albert Reis (D1/FNM JK 2300 #5), 2min26s372
16) Waldevino Jr. (D2/Puma #27), 2min28s577
17) Silvio Brocchi (D1/Chevette #2), 2min29s633
18) Apolo Teixeira (D2/Puma #18), 2min35s304
19) Flavio Gomes (D1/DKW #96), 2min41s257
20) Renato Giordano (D1/Corcel #14), sem tempo
21) Marcio Araújo (D1/Corcel #22), sem tempo
22) Walter Lapietra (D2/Puma #29), sem tempo
23) Anuar Askari (D2/Miúra #9), sem tempo

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1) César Carloni (D2/Porsche Spyder #17), 13 v em 31min39s245, melhor em 2min09s309
2) Sérgio Spagnolo (D3/Karmann-Ghia AP #4), a 7s969 (2min08s217)
3) Evaldo Luque (D3/BMW AP #53), a 22s117 (2min09s033)
4) Luis Finotti (D3 Topolino AP #38), a 29s901 (2min10s001)
5) Edson Furrier (D2/Puma #10), a 31s350 (2min12s832)
6) Carlos Bráz (D3/Passat AP #21), a 42s260 (2min15s713)
7) Sebastião Gulla (D2/Puma #51), a 59s309 (2min15s771)
8) Ricardo Magnusson (D3/Bianco #20), a 1min33s765 (2min19s023)
9) Marcelo Lima (D1/Fusca #3), a 1min41s543 (2min23s348)
10) Walter Brunelli (D1/Fusca #7), a 1min41s964 (2min22s770)
11) Renato Giordano (D1/Corcel #14), a 1min43s718 (2min23s801)
12) Marcio Araújo (D1/Corcel #22), a 1min59s951 (2min26s805)
13) Nivaldo Almeida (D3/DKW AP #83), a 1 volta (2min12s944)
14) Walter Lapietra (D3/Puma AP #29), a 1 volta (2min26s938)
15) Silvio Brocchi (D1/Chevette #2), a 1 volta (2min33s038)
16) Flavio Gomes (D1/DKW #96), a 2 voltas (2min46s777)
17) Alberto Reis (D1/FNM JK 2300 #5), abandono (2min29s660)
18) Aroldo Teixeira (D2/Puma #18), abandono (2min36s034)
19) Adriano Griecco (D2/Puma #71), a 6 voltas (2min17s079)
20) Waldevino Jr. (D2/Puma #27), abandono (2min26s174)
21) William Simoceli (D3/Porsche Spyder #56), abandono (2min13s140)
22) Henry Shimura (D3/Karmann-Ghia AP #77), abandono (2min27s639)
23) Anuar Askari (D2/Miúra #9), abandono (sem tempo)

Melhor volta: Sérgio Spagnolo, 2min08s217
Número 83, Nivaldo Almeida, punido com acréscimo de 20s ao seu tempo por ultrapassar em bandeira amarela.