Blog do Flavio Gomes
Autódromos

Luta sem fim

SÃO PAULO (lutem sempre) – O incansável André Buriti manda o relato sobre a manifestação pró-autódromo de Jacarepaguá que aconteceu ontem no Rio. Reproduzo, com os links para as fotos. COMUNICADO – 05 de março de 2006 Foi realizada hoje a primeira de uma série de ações de conscientização da opinião pública sobre a verdadeira […]

SÃO PAULO (lutem sempre) – O incansável André Buriti manda o relato sobre a manifestação pró-autódromo de Jacarepaguá que aconteceu ontem no Rio. Reproduzo, com os links para as fotos.

COMUNICADO – 05 de março de 2006

Foi realizada hoje a primeira de uma série de ações de conscientização da opinião pública sobre a verdadeira utilidade da obra que pretendem realizar sobre o solo do Autódromo Internacional Nelson Piquet.

Liderados pelo piloto Cláudio Capparelli, mais de 50 carros circularam pela orla da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, com faixas e cartazes denunciando a verdadeira intenção das obras dentro do autódromo.

“Cesar Maia quer destruir o autódromo”, “Pan 2007 sim, obras no autódromo NÃO” foram alguns dos slogans escritos nas faixas e adesivos nos carros dos participantes da carreata, formada por pilotos, preparadores, mecânicos, entusiastas e moradores da Vila Autódromo.

O objetivo dessa carreata, segundo seu idealizador, Cláudio Capparelli é “acordar o judiciário”, que continua ignorando o perigo que o autódromo de Jacarepaguá corre com essas obras.

Essa semana várias ações judiciais serão colocadas em curso, pelos pilotos e pela CBA, com o objetivo de impedir a continuação do que já pode ser chamado de vandalismo contra o patrimônio público, pois nenhuma autorização foi dada para que a Prefeitura iniciasse as obras.

Nos links abaixo, algumas fotos feitas no domingo, 05 de março.

Foto 1
Saída da curva 4 do Oval, os alambrados foram cortados a maçarico e jogados sobre a pista, sobre a área de escape do circuito misto. Máquinas bate-estaca. Também foram retirados os guard-rails internos da Curval Norte, onde agora circulam tratores.

Foto 2
Mesmo local, onde se observa um trator de esteiras andando ao lado da pista, mas pode-se observar em primeiro plano as marcas bem nítidas sobre o asfalto do circuito Oval. Estacas de madeira perfuram o solo e o asfalto, formando uma barreira.

Foto 3
Detalhe do alambrado cortado a maçarico. Observem a espessura dos suportes, projetados para segurar um carro de F-Indy a 300 km/h, praticamente inutilizado. Se a prefeitura não pretendia mexer no traçado, por que removeu esse equipamento de segurança?

Foto4
Concentração para a carreata.

André Buriti
Movimento SOS Autódromo RJ