Blog do Flavio Gomes
F-1

Parou nas 12

SÃO PAULO (é pouco) – Quando a FIA informou que nada menos do que 11 grupos/equipes, além das 11 existentes, haviam mandado suas inscrições para o Mundial BBB (bom, bonito e barato) de 2008, sinceramente achei que o limite de 12 iria para o espaço. Isso porque se é verdade que entre os 11 pretendentes […]

SÃO PAULO (é pouco) – Quando a FIA informou que nada menos do que 11 grupos/equipes, além das 11 existentes, haviam mandado suas inscrições para o Mundial BBB (bom, bonito e barato) de 2008, sinceramente achei que o limite de 12 iria para o espaço.

Isso porque se é verdade que entre os 11 pretendentes havia mais do que um arrivista, havia também gente séria e com condições de montar um time.

Mas hoje a FIA informou que a Prodrive de David Richards foi a escolhida. E numa entrevista chapa-branca, o velho Max diz que é muito pouco provável que esse número de 12 participantes aumente no futuro. Por razões, segundo ele, de segurança e logísticas. De acordo com Mosley, a maioria dos autódromos foi construída para não mais do que 24 carros, a infra de box não suportaria mais do que isso, etc. e tal.

Então OK, fiquemos com 12. Eu acho que 13 seria um número bom, mas vá lá. Max falou também que os dez renegados devem “ficar ligados” para o caso de futuras desistências. Ou seja: só entra uma cara nova se uma cara velha se mandar.

E por que a Prodrive? “Porque Richards tem experiência na F-1, é conhecido da FIA por sua participação no Mundial de Rali, tem capacidade técnica e suporte financeiro.” Boas razões, sem dúvida.

Assim, quase dois anos antes da primeira corrida de 2008, a FIA publicou, hoje, a lista das equipes participantes, em ordem alfabética, a saber:

BMW Sauber F1 Team
Honda Racing F1 Team
MF1 Racing
Prodrive
Red Bull Racing
Mild Seven Renault F1 Team
Scuderia Ferrari Marlboro
Super Aguri F1 Team
Scuderia Toro Rosso
Panasonic Toyota Racing
Vodafone McLaren Mercedes
WilliamsF1 Team