Blog do Flavio Gomes
DKW & cia.

Pequenos brinquedos – VI

SÃO PAULO (Verde Caruá, esse é o nome da cor) – Agora, a cereja do bolo vemagueiro. Esse aí é 1958. Foi o primeiro carro feito pela Vemag, que até 57 só fazia a peruinha. E foi o primeiro a chegar à cidade de Caxias do Sul. Encontrei no ano passado. Estava pintado de azul, […]

SÃO PAULO (Verde Caruá, esse é o nome da cor) – Agora, a cereja do bolo vemagueiro. Esse aí é 1958. Foi o primeiro carro feito pela Vemag, que até 57 só fazia a peruinha. E foi o primeiro a chegar à cidade de Caxias do Sul. Encontrei no ano passado. Estava pintado de azul, faltava a grade (comprei na Alemanha) e o resto estava ok. Fiz algumas coisas de mecânica, mas nada excepcional.

O que é excepcional é a originalidade: painel em alemão (naquele ano, o carro vinha desmontado, praticamente), número do motor batendo com o da placa de identificação, interior em mármore original, rádio, relógio que funciona…

Desmontei, mandei pintar, cromar todos os frisos, pintar as rodas. Achei a cor original sob o rádio, no painel. As calotas, encontrei nos EUA. Estão sendo duplicadas.

O motor é 900 cc e a primeira marcha é seca. É uma delícia de andar. E como eu sempre digo, quatro argolas são sempre quatro argolas…