Blog do Flavio Gomes
#96, Superclassic, farnéis

Prestação de contas do #96 – II

SÃO PAULO (estava indo bem) – Todo mundo pensa que é fácil fazer um motor de corrida. Ainda mais um motor de um carro que tem 43 anos. Mas vocês não têm idéia. Bem, o #96 foi de motor novo para o dinamômetro semana passada. Pistões Mahle novos, grafitados, 76 mm. Virabrequim justinho, com rolamentos […]

SÃO PAULO (estava indo bem) – Todo mundo pensa que é fácil fazer um motor de corrida. Ainda mais um motor de um carro que tem 43 anos. Mas vocês não têm idéia.

Bem, o #96 foi de motor novo para o dinamômetro semana passada. Pistões Mahle novos, grafitados, 76 mm. Virabrequim justinho, com rolamentos alemães. Folga nos pistões de 0,10, como recomenda a fábrica de pistões.

Meia hora amaciando, a não mais de 3 mil giros. Na primeira acelerada, em quarta, 114 km/h e 58 hp a 4 mil, subindo, e pof. Travou.

O pistão do meio ficou inutilizado. Fundiu o anel.

Diagnóstico: mais folga, vamos a 0,15, por causa da dilatação dos pistões. Vai bater saia, dane-se. Mais lubrificação, vamos trocar o 2T de kart por SAE 30 na proporção 1:36. Esses óleos 2T de hoje são finos demais. Vai ficar mais gordo, mas paciência. O cabeçote também será trocado, vamos usar um sem taxa para reduzir a temperatura na cabeça dos pistões. Preciso ter garantia de que o motor aguenta, não adianta ter um canhãozinho que quebra depois de uma volta.

Há dúvidas quanto ao Weber duplo horizontal, talvez voltemos ao Solex original, mas ainda quero insistir nesse carburador. O problema é que não posso mais detonar pistão, só me restou um jogo.

Prejuízo grande, sem dúvida. Mas insistirei. Sou o único doido correndo de DKW no Brasil. Devo respeito à marca. Pistões e cabeçote já estão em Osasco para nova montagem. O bloco vai ter de ser aberto numa retífica na Lapa, espero que sejam todos rápidos. Quero voltar com esse motor ao dinamômetro semana que vem.