Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

O QUE HOUVE?

SÃO PAULO (apure-se) – Muito mais importante do que a discussão sobre a validade esportiva dessa modalidade é saber exatamente o que aconteceu no carro de Scott Kalitta, 46 anos, que explodiu numa prova da popularíssima NHRA – a liga americana de arrancadas, ou dragster. Porque me parece que andam colocando nitroglicerina demais nessas cadeiras […]

SÃO PAULO (apure-se) – Muito mais importante do que a discussão sobre a validade esportiva dessa modalidade é saber exatamente o que aconteceu no carro de Scott Kalitta, 46 anos, que explodiu numa prova da popularíssima NHRA – a liga americana de arrancadas, ou dragster. Porque me parece que andam colocando nitroglicerina demais nessas cadeiras elétricas que não fazem curvas e passam dos 400 km/h (li que o cara chegou a 480 km/h quando a bagaça foi para os ares).

Todos aqui sabem que acho esse “esporte”, assim mesmo, entre aspas, uma besteira sem tamanho. Arrancada, aqui no Brasil, ao contrário do que dizem seus defensores, não tira rachadores das ruas. Ao contrário, coloca mais. Os caras vão para as provas dirigindo suas tranqueiras turbinadas, e voltam para casa da mesma forma. Fazendo, nas ruas, aquilo que não conseguem fazer em 400 metros de pista, porque é tudo muito breve e fugaz.

Mas essa é outra discussão. Kalitta morreu na NHRA, e é isso que não pode passar em branco. Espero que as autoridades americanas investiguem direito o acidente. Muito me incomoda, nos EUA, essa história de que acidentes em competições são “fatalidades”. Por conta de tal conceito nada se investiga, para não interromper a roda financeira que move tudo por aquelas bandas.