Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

…E A AMÉRICA TREMEU

SÃO PAULO (esfriando) – Quando a Audi introduziu seu sistema de tração “quattro”, assim mesmo, com minúsculas, apavorou a concorrência primeiro nos ralis, nos anos 80. Depois, levou o terror às pistas de asfalto dos EUA no final daquela década, quando a FIA resolveu cortar suas asinhas na lama e na poeira acabando com o Grupo […]

SÃO PAULO (esfriando) – Quando a Audi introduziu seu sistema de tração “quattro”, assim mesmo, com minúsculas, apavorou a concorrência primeiro nos ralis, nos anos 80. Depois, levou o terror às pistas de asfalto dos EUA no final daquela década, quando a FIA resolveu cortar suas asinhas na lama e na poeira acabando com o Grupo B, que estava ficando meio perigoso.

Hoje o blogueiro Fábio Poppi me mandou um vídeo do estrago que a marca das quatro argolas fez em pistas americanas em 1988 e 1989. Primeiro na TransAm, com Hurley Haywood conquistando o título depois de oito vitórias — os organizadores proibiram o carro de correr no ano seguinte; depois, em 1989, quando a Audi inscreveu seus protótipos na IMSA. Nova conquista, agora com Hans Stuck, sete vitórias no ano, com um motorzão de 720 cavalos, tração nas quatro, que metia medo nas barcaças americanas.

Essa história, maravilhosa, está em três partes, nos links a seguir. Vale a pena ser vista, nem são vídeos muito demorados. Vai clicando: Parte 1, Parte 2, Parte 3. O Audi 90 IMSA GTO era um monstro quase indomável e imbatível, um invasor alemão em terras ianques, que faz parte, fácil, da galeria dos maiores carros de corrida de todos os tempos.

Um desses faz parte, hoje, do acervo da Audi Tradition, em Ingolstadt.