Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

É ÓBVIO?

SÃO PAULO (para mim, sim) – Gordon Murray, lembram dele? Pois é, vira e mexe alguém me pergunta sobre o destino do gênio roqueiro da Brabham e da McLaren, intimamente ligado a alguns dos títulos mundiais de Senna e Piquet. Ele ficou por anos na McLaren Cars e agora tem uma empresa própria, a Gordon […]

SÃO PAULO (para mim, sim) – Gordon Murray, lembram dele? Pois é, vira e mexe alguém me pergunta sobre o destino do gênio roqueiro da Brabham e da McLaren, intimamente ligado a alguns dos títulos mundiais de Senna e Piquet. Ele ficou por anos na McLaren Cars e agora tem uma empresa própria, a Gordon Murray Design, que acaba de lançar um projeto de carro urbano chamado T.25. Pequeno, econômico e “verde”, não-poluente, como relata a notícia enviada pelo Renato Feijão.

Míni-carros (com hífen?) estão longe de ser uma novidade. Há centenas de exemplos no passado, mas eles nunca emplacaram, nem na grave crise do petróleo nos anos 70, porque nunca ninguém levou a sério o fato de que, um dia, o petróleo vai acabar — e, se não acabar, acaba com o mundo antes.

Os americanos estão sentindo na pele agora os efeitos de sua opção pelas barcaças gastonas que rodam por ruas e estradas do país. As vendas de SUVs e similares despencam e nunca se venderam tantos compactos como agora, porque a gasolina está cada vez mais cara.

Murray não chega a ser um visionário por apostar nos carrinhos, muita gente já fez isso antes, mas um cara como ele investir tempo e dinheiro em tal projeto é algo para se pensar. Eu, por exemplo, sempre achei que as grandes cidades deveriam ser habitadas exclusivamente por romisetas.