Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

SAIA JUSTA, JUSTÍSSIMA

SÃO PAULO (desconfiem) – Há algo de podre no reino ainda cheirando a talquinho da GT3, que tem corrida neste fim de semana em Interlagos. A estréia de Nelson Piquet foi adiada mais uma vez. Esse é outro que se encaixa no mesmo caso dos projetos de autódromos brasileiros… Desconfio que os promotores anunciam sua […]

SÃO PAULO (desconfiem) – Há algo de podre no reino ainda cheirando a talquinho da GT3, que tem corrida neste fim de semana em Interlagos. A estréia de Nelson Piquet foi adiada mais uma vez. Esse é outro que se encaixa no mesmo caso dos projetos de autódromos brasileiros… Desconfio que os promotores anunciam sua participação em campeonatos, como na Truck anos atrás, para enganar os jornalistas otários, entre os quais me incluo, ganhar algumas manchetes e apostar no esquecimento quando a coisa não dá certo.

Piquet foi alardeado como grande atração da GT3 no ano passado, prometendo a estréia com um Ford GT em 2008. Era para correr em Curitiba, ficou para Brasília, ficou para São Paulo, agora ficou para não sei quando. Depois não sabem por que o automobilismo brasileiro vive uma crise técnica e de credibilidade sem precedentes.

Mas até aí, tudo bem, a gente engole. Passa o recibo de bobo por acreditar nos contos da carochinha, por dedicar espaço a algo que não vai acontecer, e paciência. Só que o “algo de podre” não está exatamente na ausência de Piquet, e sim nas declarações de Xandy Negrão que acabo de receber via assessoria de imprensa do veterano piloto e farmacêutico, cujo press-release reproduzo parcialmente:

Anunciada diversas vezes, e até agora nunca confirmada, a estréia de Nelson Piquet na GT3 Brasil parece a cada dia mais um sonho dos organizadores da categoria do que um desejo do tricampeão mundial da Fórmula 1. Nesta sexta-feira, pouco antes da abertura dos treinos oficiais da quarta rodada – sétima e oitava etapas -, o líder Xandy Negrão (Medley) ironizou a ausência de Piquet nos boxes de Interlagos.

“Acho que ele está com medo de levar pau da gente. Afinal, a cada etapa surge uma desculpa para ele não correr. Agora, parece que vai acompanhar o filho numa prova de kart e só vai estrear no Rio de Janeiro, em setembro, embora o carro dele já esteja aqui em São Paulo. Há algum tempo, também dizia que andaria na Fórmula Truck, o que jamais aconteceu”, comentou Xandy, atual campeão e recordista de vitórias da GT3 – ganhou oito das 14 etapas desde 2007. Além de amigos, Xandy e Piquet foram sócios de 2005 a 2006 na Piquet Sports, equipe de Fórmula GP2 que serviu para o desembarque dos filhos Xandinho e Nelsinho na divisão de acesso à Fórmula 1.

De acordo com os promotores da GT3 no Brasil, Piquet manifestou no ano passado a intenção de comprar um Ford GT e formar parceria com Cássio Homem de Mello. Mais tarde, anunciou que o companheiro seria Eduardo Souza Ramos, mas manteve o projeto de estrear na abertura do calendário em Curitiba, em abril último. Desde então, essa data vem sendo postergada a cada etapa.

É bom lembrar que em comunicados de imprensa, cada vírgula é aprovada pelo patrão. Portanto, os termos “sonho dos organizadores”, “ironizou” e todo o resto têm o crivo de Negrão que, segundo ouvi, não anda lá muito satisfeito com a gestão comercial da nova categoria.

Bem, não é problema meu, de qualquer forma. Depois que li algumas matérias claramente encomendadas sobre a categoria em revistas supostamente chiques e bacanas, percebi que, mais uma vez, os marqueteiros de plantão acham que o importante é aparecer no programa do Amaury Jr., do Otávio Mesquita e seus congêneres impressos e eletrônicos, e não fazer as coisas direito. Já há reclamações de pilotos burlando o regulamento, nenhuma preocupação com o público, denúncias de distribuição de ingressos prometida e não cumprida pelo principal patrocinador, claros indícios de que o que vale é o coquetel, o canapé, o prosecco, a fatura polpuda. Esporte é coisa de pobre.

E a GT3, na qual eu apostava tanto quando chegou, no ano passado, pelo visto, está virando outro brinquedinho de gente rica e vaidosa. Uma grande pena, porque os carros são lindos e até os irmãos Fittipaldi estão lá correndo.

Bem, quem for a Interlagos neste fim de semana para assistir que conte o que viu. E vamos ver como estarão as arquibancadas.