Blog do Flavio Gomes
F-1

DESCOBERTAS NO INFORACE

SÃO PAULO (tudo é muito novo) – Já está no ar a radiografia do GP de Cingapura no incrível InfoRace, obra de nosso arquiduque da Tanzânia Marcelo Barbosa, exclusividade do Grande Prêmio. Acompanhar a evolução de Rosberg depois dos pit stops, por exemplo, é o máximo. Com Fisichella segurando todo mundo, o alemão sumiu na […]

SÃO PAULO (tudo é muito novo) – Já está no ar a radiografia do GP de Cingapura no incrível InfoRace, obra de nosso arquiduque da Tanzânia Marcelo Barbosa, exclusividade do Grande Prêmio. Acompanhar a evolução de Rosberg depois dos pit stops, por exemplo, é o máximo. Com Fisichella segurando todo mundo, o alemão sumiu na frente. O que explica seu segundo lugar, mesmo depois da punição.

Mas hoje me detive na página de “Estatísticas 2008”, onde se encontram alguns números muito interessantes. Por exemplo, que 14 pilotos lideraram corridas neste ano e Felipe Massa foi o que mais ficou na frente, por 299 voltas. Lewis Hamilton liderou 241 e Kimi Raikkonen, apenas 172.

Mais: o piloto que mais completou voltas até agora neste ano foi Nick Heidfeld, 919, o que dá 99,5% do total. Em segundo? Robert Kubica, 891 (96,5%). E em terceiro, uma surpresa: Rosberguinho, com 876 (94,9%). Kovalainen andou mais do que Hamilton (875 x 871). Massa andou mais do que Raikkonen (863 x 848). E Nelsinho Piquet aparece apenas em 18º, à frente apenas dos pilotos da Force India e da finada Super Aguri, com 653 voltas completadas.

Nos abandonos por acidentes, o campeão é Fisichella, com seis. Piquet-filho e Sutil têm cinco. Os abandonos por quebras apontam Sutil com quatro, e Vettel empatado com Nelsinho, três para cada.

Outra coisa legal é a posição média de largada de cada um. O primeiro colocado é Massa, com 2,93. Hamilton vem em segundo, com 4,2. Kovalainen fica perto dele com 4,4 e Raikkonen aparece com 4,8. Notem o que acontece com a Renault: a posição média de largada de Alonso é 7,33; de Nelsinho, 14. Há equilíbrio entre Button e Barrichello, embora o brasileiro tenha largado mais vezes à frente de seu companheiro. Na média, Jenson tem 14,06 e Rubens, 14,60.

Vai lá, navega no InfoRace e tire todas suas dúvidas sobre o GP de Cingapura. É legal demais!