Blog do Flavio Gomes
F-1

FUJIANAS (7)

SÃO PAULO (devagar) – Pronto, café tomado, hora dos pitaquinhos sobre o treino de classificação em Fuji. O grid está aí do lado. – Começando com Raikkonen que parece ter acordado. Ele não largava numa primeira fila havia sete corridas. Se é verdade que até agora não ajudou em nada a Ferrari — nem Massa […]

SÃO PAULO (devagar) – Pronto, café tomado, hora dos pitaquinhos sobre o treino de classificação em Fuji. O grid está aí do lado.

– Começando com Raikkonen que parece ter acordado. Ele não largava numa primeira fila havia sete corridas. Se é verdade que até agora não ajudou em nada a Ferrari — nem Massa — na luta pelos dois títulos mundiais, eis aí uma boa oportunidade.

– Fernando Alonso parece estar de volta. Os recentes bons resultados indicam que a melhor coisa para o espanhol é mesmo ficar na Renault. Venceu em Cingapura e hoje fez o quarto lugar no grid. É um pilotaço que vai chegar ao fim da temporada com a motivação totalmente recuperada. Podem pensar nele como candidato ao título em 2009.

– Piquet-pimpolho admitiu que errou na sua volta de classificação no Q2. Deu para notar. Em 12º no grid, o brasileiro cavou mais um pouquinho de sua cova.

– Barrichello e Button ficaram à frente apenas dos dois carros da Force India. OK, a Honda adotou há tempos o discurso “só estamos pensando no carro de 2009”. Mas precisavam ter feito um carro de 2008 tão ruim assim? É um vexame atrás do outro, desonrando a história da marca — como é que pode uma empresa que fabricou as “Four” fazer uma porcaria dessas?

– Nick Heidfeld foi a grande decepção do dia, não passando do Q1. Usou os pneus errados nas duas tentativas de volta, os mais duros. Não deu para entender. A pista de Fuji é muito escorregadia. Se ele ainda não tivesse renovado com a BMW Sauber, diríamos aqui que “agora ele carimbou a demissão”. Mas não carimbou nada, e é só olhar para a tabela de pontos para entender por que a equipe acabou optando por ficar com ele. Nick é um piloto muito bom em corrida, faz muitos pontos e poucas besteiras. Pode não brilhar e não dar pinta de que será campeão um dia. Mas é um cara bastante útil. E, afinal, quem a equipe poderia colocar em seu lugar? A idéia era Alonso. Não deu, fica com Heidfeld, mesmo.

– Toyota e Toro Rosso levaram suas duplas para o Q3. Bom resultado para ambas. A Red Bull ficou no Q2. Vettel deveria pedir para ficar onde está…