Blog do Flavio Gomes
F-1

INTERLAGOS EM PINGOS (32)

SÃO PAULO (grava, escreve, grava, escreve) – Acabou o dia de pista por aqui, nesta tarde gélida (17 graus agora), úmida (85%) e de muita atividade. Felipe Massa liderou a folha de tempos durante toda a segunda sessão, mas no fim Fernando Alonso, que passou a maior parte do tempo parado nos boxes enrolado num […]

SÃO PAULO (grava, escreve, grava, escreve) – Acabou o dia de pista por aqui, nesta tarde gélida (17 graus agora), úmida (85%) e de muita atividade. Felipe Massa liderou a folha de tempos durante toda a segunda sessão, mas no fim Fernando Alonso, que passou a maior parte do tempo parado nos boxes enrolado num cobertor de orelha, resolveu encarar o frio e cravou todo mundo: 1min12s296, o que acabou sendo, também, o melhor tempo do dia, superando a marca de Felipe de manhã, 1min12s305. O brasileiro fechou a sessão vespertina em segundo, 0s057 atrás de Fernandinho.

Boa notícia para Massa, no fundo, porque é mais um para incomodar Hamilton. E como incomoda, o tal de Alonso… Lewis não foi muito bem. Me deu a impressão de ter andado abaixo do que pode render seu equipamento, afinal vai correr com um motor já razoavelmente rodado em Xangai e terá de adaptar a pilotagem, nas 71 voltas da prova, ao regime de giros que a McLaren determinar. Deu 33 voltas de tarde e 23 de manhã, 56 no total. Felipe completou 24+41=65, um pouco mais. Foi segundo cedo e apenas nono à tarde, a 0s531 do espanholito.

Trulli em terceiro , na segunda sessão livre, foi o intrometido do dia. Raikkonen ficou em quarto, Nelsinho foi o sétimo e Barrichello, o 16º. Assim que você vir a folha de tempos, vai exclamar: oh, 17 carros no mesmo segundo, quanto equilíbrio! Verdade, até Bourdais, o 17º, a diferença foi de 0s977. Mas isso é ilusão de competitividade, não há equilíbrio algum. Interlagos tem a volta mais rápida da F-1 no cronômetro (não em média de velocidade) e o traçado mais curto de todos em extensão (exceção feita a Mônaco, claro). Por isso os tempos de volta são muito próximos.

Lições da sexta: a Ferrari não sentiu muito o frio, que era um de seus medos. Andou bem e com consistência o tempo todo. Massa continua sendo o favorito à vitória, na minha visão. Alonso vai brigar na frente. A Toyota pode fazer algum brilhareco, assim como a Williams, mas nada que resulte em posições de destaque ao final da prova. Hamilton começou o fim de semana dando a impressão de que iria brincar de gato e rato com Massa. Mas, como se fosse um Garfield preguiçoso, parece que desistiu da caça agora à tarde. E suspeito que será assim até domingo: sem querer aparecer demais para, no final, sair com a taça.