INTERLAGOS EM PINGOS (32)

SÃO PAULO (grava, escreve, grava, escreve) – Acabou o dia de pista por aqui, nesta tarde gélida (17 graus agora), úmida (85%) e de muita atividade. Felipe Massa liderou a folha de tempos durante toda a segunda sessão, mas no fim Fernando Alonso, que passou a maior parte do tempo parado nos boxes enrolado num cobertor de orelha, resolveu encarar o frio e cravou todo mundo: 1min12s296, o que acabou sendo, também, o melhor tempo do dia, superando a marca de Felipe de manhã, 1min12s305. O brasileiro fechou a sessão vespertina em segundo, 0s057 atrás de Fernandinho.

Boa notícia para Massa, no fundo, porque é mais um para incomodar Hamilton. E como incomoda, o tal de Alonso… Lewis não foi muito bem. Me deu a impressão de ter andado abaixo do que pode render seu equipamento, afinal vai correr com um motor já razoavelmente rodado em Xangai e terá de adaptar a pilotagem, nas 71 voltas da prova, ao regime de giros que a McLaren determinar. Deu 33 voltas de tarde e 23 de manhã, 56 no total. Felipe completou 24+41=65, um pouco mais. Foi segundo cedo e apenas nono à tarde, a 0s531 do espanholito.

Trulli em terceiro , na segunda sessão livre, foi o intrometido do dia. Raikkonen ficou em quarto, Nelsinho foi o sétimo e Barrichello, o 16º. Assim que você vir a folha de tempos, vai exclamar: oh, 17 carros no mesmo segundo, quanto equilíbrio! Verdade, até Bourdais, o 17º, a diferença foi de 0s977. Mas isso é ilusão de competitividade, não há equilíbrio algum. Interlagos tem a volta mais rápida da F-1 no cronômetro (não em média de velocidade) e o traçado mais curto de todos em extensão (exceção feita a Mônaco, claro). Por isso os tempos de volta são muito próximos.

Lições da sexta: a Ferrari não sentiu muito o frio, que era um de seus medos. Andou bem e com consistência o tempo todo. Massa continua sendo o favorito à vitória, na minha visão. Alonso vai brigar na frente. A Toyota pode fazer algum brilhareco, assim como a Williams, mas nada que resulte em posições de destaque ao final da prova. Hamilton começou o fim de semana dando a impressão de que iria brincar de gato e rato com Massa. Mas, como se fosse um Garfield preguiçoso, parece que desistiu da caça agora à tarde. E suspeito que será assim até domingo: sem querer aparecer demais para, no final, sair com a taça.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galvão se Doendo
Galvão se Doendo
15 anos atrás

O problema é: Competência. Na temporada passada o Hamilton deixou o campeonato passar entre os dedos. Dessa vez, mais maduro, no ultimo minuto o título veio com muito estilo e competência. Para pessoas normais, apenas um bom piloto que se sagrou campeão graças ao seu empenho. Para a rede Globo, Galvão Bueno e outros que desejam a limpeza “social” em todos os segmentos, azar do Massa ou serte do Hamilton. No mais o pensamento da elite se resume em: “A elite merece sempre o melhor, independente dos meios usados”.

claudio
claudio
15 anos atrás

Bom. Acho que o Hamilton por mais que seja bom, por mais que Schumacher tenha o elogiado, pois esse sim merece respeito, geralmente sempre a globo, a imprensa mundial, tem alguma coisa contra ele. Acho que a raiva da “elite” é que talento e competência não se compra…

RODRIGO
RODRIGO
15 anos atrás

Gente esta claro que o lewis amanha vai voar baixo pra mim vai chegar em terceiro ele sabe q so precisa terminar a corrida!!! E outra a globo esta exaltando muito o massa e colocando o lewis la embaixo…quero ver os comentarios na segunda se o lewis calar interlagos…ingles na mclaren..capacete amarelo,fã do ayrton e com 10 vitorias,13 poles.22 podios e 21 vezes largando na primeira fila e mais de 200 ptos em apenas 2 anos de F1 o povo pira mesmo……se consagrar campeão domingo para desespero dos espanhois que pegam no pé do lewis com o racismo vao morrer de raiva..fora os ferraristas e c&a!!!!!!!

Mauricio
Mauricio
15 anos atrás

Adoraria ver a seguinte situação:

10 voltas para o final da corrida, Massa em primeiro, Alonso em quinto e Hamilton em sexto.
Ia ser o bixo!

MARCOS JOY
MARCOS JOY
15 anos atrás

QUEM SABE O URI NÃO RETORCE TODA A FERRARI DO MASSA, AGORA SEM BRINCADEIRAS, RON DENNIS DEVE ESTAR FAZENDO UMA LAVAGEM CEREBRAL NO HAMILTON, ACHO QUE ASSIM ELE NÃO PEDE O TÍTULO. DEIXA O FELIPE GANHAR A CORRIDA, O KIMI PASSAR TAMBÉM E QUE O HAMILTON BRINQUE DE GATO E RATO COM O ALONSO, DEIXA O ESPANHOL PASSAR E DEPOIS FIQUE INFERNIZANDO-O, PELO RESTO DA CORRIDA, AH EU NO LUGAR DO HAMILTON GOSTARIA ATÉ QUE O ALONSO SAISSE NA FOTO DO TÍTULO SÓ PARA ZOAR O FERNADINHO.

Mirax
Mirax
15 anos atrás

Não entendi essa do motor…ele não teria que usar o mesmo motor que usou na China!?. Se ele trocar o motor não perderá 10 posições!?.

Se ele usar um motor novo, é o mesmo que usar um “motor curinga” que é proibido usar na última corrida.

O ideal seria se a McLaren tivesse usado o motor curinga no Japão. Teria que correr com ele na China e poderia usar um novo agora no Brasil.

Rafael Patrício
Rafael Patrício
15 anos atrás

OI!!Aí Sérgio,existe a regra do coringa sim,mas a regra não vale para a última corrida do ano,por isso,mesmo sem tê-lo usado,O Hamilton vai correr com um motor já rodado.Olha..se ele não largar na primeira fila,as chances do Massa aumentam….sempre há um risco maior,o ideal seria o Robinho largar na primeira fila,mas a ferrari não vai permitir,nem que pra isso tenha que deixar o Kimi,com um carro,com combustível pra apenas dez voltas.vamos lá…quem pode chegar na frente do hamilton?Massa,Kimi,Alonso,Kubtiza….humm kem mais?Tem que aparecer mais alguém,ou ele será quinto e fica com o campeonato,se chover..e a Toro Rosso se entender com o circuito…Digo que Vettel pode ser esse “outro”.Se fosse o Massa,eu torceria pra chover,as variáves se ampliam e muito!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Esses tempos de voltas próximos de 1 minuto demonstram bem o tamanho da porcaria que fizeram com o traçado.
Com meia dúzia de boas idéias, foram pegar a pior de todas.
Perguntem pros dois Chicos: Tanto o Rosa quanto o Lameirão pra ver o que eles acham…

marcelo costa
marcelo costa
15 anos atrás

Quanto ao Hamilton… acho mais SEGURO ele trocar de motor PERDER 10 POSIÇÕES fazer a pole e largar em DÉCIMO, assim é garantido ele chegar na boa em quinto, ele não esta tudo isso não… pode faltar motor, nem precisa quebrar, pode sim perder muita potencia durante a prova…disse em outro blog que os tempos estão muito próximos entre os 10 primeiros, ok pelo visto é ilusão mas so o Hamilton tem tudo a perder! Ninguém vai dar mole todo mundo vai forçar em cima do inglês…melhor ele trocar de motor! A pista de Interlagos se não me engano esta a 800 metros acima do nível do mar e isso faz diferença, ele pode acabar vendo Massa vencer e aparecer 4 bons carros entre ele e Massa e aí ele fica em sexto! Pode acabar Massa/Kimi/Alonso/Kubica/ chegando “inteiros” e com um Vettel ou ( Heidfeld/Trulli que tem experência e sabem economizar o carro) chegando em quinto…basta o carro do Hamilton não estar 100% durante a prova e ja era…pelo menos com um motor novo ele tem 2 grandes retas para forçar e brigar para chegar em quinto. Bom so não avisem a Mclaren dessa minha tática de trocar motor Ok…rsrs

Go Massa/Kimi/Alonso/Kubica/Vettel ou Heidfeld ou Trulli…rsrs

Sergio
Sergio
15 anos atrás

FG:
tem uma regra de um coringa. O F. Massa já usou. O LH vai de motor novo; ele não usou o coringa neste ano.

Sérgio Balbino
15 anos atrás

Que é estranho o Negão estar adando pianinho assim, ah se é…

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
15 anos atrás

17C. frio? Frio é abaixo de 12C.
17C eu ainda tô andando de cueca em casa, tomando chá gelado. :) (não bebo alcool)
Vai pra Chicago no inverno ver o que é frio. hehehe

dcoelho
dcoelho
15 anos atrás

Gomes, sem ser pedante, mas Hungaroring tem um traçado mais curto que Interlagos. Lá os tempos de volta são maiores porque aquela pista é quase um kartódromo.

Quanto aos tempos de volta, penso que as equipes não estavam preparadas para esse tempo “chove e não molha” de São Paulo.

RESPOSTA DO FG:

Você não foi pedante, apenas se enganou. Hungaroring tem 4.381 m. Interlagos tem 4.309 m.

petrafan
petrafan
15 anos atrás

hamilton de motor novo e andando devagar?
se não for um acerto deficiente, pode ser que ele esteja preparando uma parada a menos. não deixa de ser plausível, pois é uma oportunidade a menos para correr riscos com uma porca mal-apertada , um splash de combustível no motor, ou um carro vermelho saindo do pit babando pra cima de outro que já está no pit lane..

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

Hamilton treinou para andar em rítmo sossegado no domingo, o suficiente para ser campeão. As “fritadas” de “pnéu” que deu foi para dar a impressão de que a McLaren está com algum problema de equilíbrio. Na classificação não poderá mais esconder o jogo, pelo menos até a última volta.

Se este for o rítmo de corrida, o Felipe está bem.

O curioso é que sempre que as câmeras mostram os dois sorriem, acenam e mostram muita tranquilidade. Será que não estão disfarçando a pressão?

nuclearforce
nuclearforce
15 anos atrás

o Hamilton não tá acertando o S do senna e nem o bico do pato….

rubens casses
rubens casses
15 anos atrás

Hamilton está tranquilo…pois sabe que existem somente quatro carros de ponta neste campeonato…os dois da Ferrari e os dois da McLaren…Portanto ele sabe que… na pior das hipóteses…vai chegar na quarta posição.

Dú
15 anos atrás

Será que depois do Uri Geller lá, ele foi na mãe Dinah aqui? Por isso tá quietinho?

Jerry Adriano Freitas
Jerry Adriano Freitas
15 anos atrás

O que vale é o treino de amnhã. Hoje é só esconde-esconde. Mas que o Fernandinho é foda, isso é!!!!!! E O Nelsinho – COM CARRO – está cada vez melhor. E que será que o Nelsão comvesou com Briatori?

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Não há motivos para arriscar, independente de motor poder ser trocado. Amanhã veremos como estão , na realidade.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Ele só não pode ficar muito tranquilo, se não sem perceber pode ficar abaixo do 5º lugar ai vai que nem um louco pra cima de alguém (Alonso por exemplo) e ai já viu….

Com as correções, digito e não leio ai sai um monte de erro…

Leo
Leo
15 anos atrás

Só acho que o que o Lito Cavalcanti disse tem fundamento:
Baixar o giro do motor da McLaren pode fazer com que o Hamilton abuse um pouco mais na curvas chegando a um limite perigoso. E com a cabecinha de vento que ele tem pode por tudo a perder denovo. Em relação a ele correr para chegar em quinto, concordo com o Rubinho, aumentam as chances de ele chegar em sexto.

Acho que ele tem que tentar de tudo para largar na primeira fila e escapar de qualquer bagunça na largada, na minha opinião na segunda fila as coisas já ficam mais dificeis para ele.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Ele só não pode ficar muito transquilo, senão sem perceber pode ficar abaixo do 5º lugar ai vai quem um louco pra cima de alguém (Alonso por exemplo) e ai já viu….

Cristhiano
Cristhiano
15 anos atrás

Se Hamilton andar nessa tocada lenta o titulo vai escapar rapidinho!!!

Jr
Jr
15 anos atrás

natural que seria assim!

chuviscos, frio e outros que tais, queriam que o cara chegasse aqui andando no limite?

alias, é bom que ele continue assim…dessa forma o e terminando assim domingo e para a tristeza do FG, Mauro Cezar Pereira e outroas “canalhas” o Massa sairá CAMPEAOOOO!!!!

Com Galvao e tudo junto e misturado huahuahuahuahuahuahuahuuahuahuhahuahuahuahua

Abraço Flavinho. Sensacional os post!

Eduardo - Blumenau
Eduardo - Blumenau
15 anos atrás

O negão tá escondendo o jogo. Vamos ver no Q2 amanhã, talvez. Abraço

Guilherme Luccia
Guilherme Luccia
15 anos atrás

Hamilton não precisa mostrar que tem o melhor carro, é largar entre os 5 primeiros e correr tranquilo!!

Se chover………….. tudo pode mudar!!!!!

Torcida para Felipe Massa!!!

Abs,

Clevinho Lima
Clevinho Lima
15 anos atrás

O Hamilton não está poupando motor, porque os motores utilizados nos treinos de sexta não são os de corrida.
Alguma coisa diferente aconteceu, inclusive com o Kova.

Érico
Érico
15 anos atrás

O motor usado nos treinos de hoje não é o mesmo que será usado amanhã e domingo. Então não havia porque poupar equipamento dando poucas voltas. O mais provável é que McLaren e Ferrari simplesmente seguiram programas diferentes e daí a diferença nas voltas dadas.

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

O Hamilton não vai esmerilhar o motor por nada nos treinos de sexta, estabelece um parâmetro de volta – quase – ideal e trabalha em cima dos acerto báscios para apertar um poquinho mais amanhã de manhã, não é vantagem para ele partir na frente do Raikkonen por exemplo, e muito menos do Felipe….

yuri
yuri
15 anos atrás

ele está poupando o motor? mas na sexta naõ pode usar outro?

RESPOSTA DO FG:

Está é andando mais ou menos do jeito que terá de andar. Sim, hoje pode usar motor novo.