Blog do Flavio Gomes
#69

2, 24 e 6

SÃO PAULO (intenso, o dia) – Bem macacada, estréia de carro nunca é fácil. Mas o Meianov estreou hoje, ou ontem, porque já passa da meia-noite. E, no balanço das horas, foi bem, até. Motor, câmbio e chão ótimos, nada a reclamar. Vamos precisar mexer na carburação, ele está um pouco amarradinho, ainda. Mas tem […]

SÃO PAULO (intenso, o dia) – Bem macacada, estréia de carro nunca é fácil. Mas o Meianov estreou hoje, ou ontem, porque já passa da meia-noite. E, no balanço das horas, foi bem, até. Motor, câmbio e chão ótimos, nada a reclamar. Vamos precisar mexer na carburação, ele está um pouco amarradinho, ainda. Mas tem boa velocidade de reta, sobe as ladeiras e assim que eu aprender a usar todas as marchas de forma eficiente, deve vir mais tempo. É que no #96 eu só usava terceira e quarta, e o Meianov pede segunda, terceira, quarta e quinta.

Falando em tempo, nem sabia que estavam cronometrando hoje, e ele virou 2min24s6. Já é mais de 10s mais veloz que o #96, e acho que vai a 2min20s no fim de semana, que era meu objetivo inicial para esses primeiros passos soviéticos em Interlagos — aliás, foi a primeira vez que um carro soviético de corrida andou em Interlagos desde antes de Lênin, uma honra.

Mas para chegar nos 2min20s precisamos resolver o problema sério de freios, que já me fez batizar Meianov no muro do fim da Reta Oposta, onde cheguei razoavelmente rápido e o bicho simplesmente não parou. Acabei rodando e esbarrando a quina esquerda da traseira no concreto. Quem viu de fora ficou impressionado, mas de dentro não foi nada muito assustador. Deu uma amassadinha simpática, e felizmente não quebrou a lanterna. Ainda bem, porque senão teria de ir a Praga comprar outra.

Depois que bateu voltei aos boxes andando normalmente e meus mecas me explicaram que a regulagem do freio traseiro eu mesmo tenho de fazer de dentro do carro na alavanca do freio de mão. Não é lá muito fácil ou prático, mas a tudo o homem se adapta. Se tem gente que vive na Sibéria e come arenque defumado, por que eu não posso usar o freio de mão de vez em quando? Tudo é questão de costume.

Tirei umas fotos do amassadinho, mas coloco depois, agora estou cansado.

Ah, uma coisa legal demais fizemos hoje, ou ontem, e deu certo. O pessoal do iG arrumou um celular ultra-plus-super que filma e transmite ao vivo para um determinado site. Fixamos o bonitão no santantônio e a transmissão funcionou. O que quer dizer que, sábado, vai ser possível ver a corrida ao vivo na on-board do Meianov. Dá apra acreditar? Tem um delayzinho, mas é uma experiência interessante. Depois passo os links direitinho.