Blog do Flavio Gomes
F-1

INTERLAGOS EM PINGOS (43)

SÃO PAULO (acertei só o Heidfeld!) – Felipe Massa tem uma relação realmente especial com Interlagos. Fez a terceira pole consecutiva em GPs do Brasil e, a partir da primeira posição do grid, é favoritíssimo à vitória amanhã. Conseguiu duas belas voltas, a melhor delas em 1min12s368, e deixou todo mundo bem para trás no […]

SÃO PAULO (acertei só o Heidfeld!) – Felipe Massa tem uma relação realmente especial com Interlagos. Fez a terceira pole consecutiva em GPs do Brasil e, a partir da primeira posição do grid, é favoritíssimo à vitória amanhã. Conseguiu duas belas voltas, a melhor delas em 1min12s368, e deixou todo mundo bem para trás no cronômetro. Bem para trás mesmo.

E para alegrar ainda mais seu sábado ensolarado, dois carros estarão entre o dele e o de Lewis Hamilton amanhã: o Toyota do surpreendente Jarno Trulli e a Ferrari de Kimi Raikkonen, seu parceiro. Trulli é osso duríssimo e não vende posições a preço de banana. Kimi não vai atirar em Hamilton com uma bazuca, mas também não vai facilitar sua vida porque, entre outras coisas, não está muito interessado no resultado final do campeonato. Quer que todos se danem. 

Hamilton não impressionou Interlagos em momento algum neste fim de semana. Discreto, larga apenas em quarto com 1min12s825, quase meio segundo atrás de Felipe. A McLaren deu a impressão, no Q2, de que poderia lançar seus pilotos com pouco peso em combustível no Q3 para tentar colocar pelo menos um deles à frente de Massa no grid. Ou não fez isso e vai adiar a primeira parada, ou seus pilotos não conseguiram cumprir o que pretendiam. Kovalainen larga em quinto.

O cenário que se desenha para a prova, dentro da normalidade, é Massa largando bem e disparando na frente, com Kimi passando Trulli porque parte do lado mais limpo da pista. Hamilton deve empacar atrás de Jarno, o que é algo meio irritante. Mas a Toyota parece estar bem leve e seu primeiro pit stop deve acontecer antes da 20ª volta. Se tiver paciência, Lewis ganha essa posição após a primeira bateria de paradas.

Kovalainen será importante para o inglês porque terá a função de segurar Alonso, sexto no grid, no começo da prova. O resto não incomoda. Portanto, se Hamilton não fizer nenhuma besteira logo no começo, pode se acomodar em quarto ou quinto sem grandes problemas, o que lhe dará o título.

Chuva? Não sei se vai chover. Se eu mandar lavar Elena hoje, por exemplo, podem ter certeza que chove. Sempre que mando lavar meu carro, chove. Mas não sei se terei tempo, devo sair tarde daqui. Pelo que conheço de SP, quando sai um solzão como agora, não vira tão rápido, de um dia para o outro. Mas não sei, não vou arriscar até previsão do tempo, tenham dó. Os serviços de meteorologia dizem que vem água.

Se chover, a chance de confusões aumenta, o que é bom para Massa porque Hamilton pode se envolver em alguma. Por outro lado, Lewis é bom no molhado. E confusão não escolhe vítima, Felipe também pode se enroscar em alguém. Oh, tudo pode acontecer!

Está tudo aberto, enfim. Mas ainda com chances bem maiores para o britânico do que para o brasileiro. Amanhã a gente vê. Agora eu quero saber é da Lusa, que vai entubar o Flamenguinho no Maracanã.