Blog do Flavio Gomes
F-1

CRISE, CRISE… (2)

PELOTAS (o Danrlei vai jogar aqui!) – Falando nela, a crise, passou batido na semana passada, mas merece comentários da blogaiada a última reunião da Fota, a associação das equipes de F-1 (que tem um logotipo bem legal, mas ainda não está em site algum na internet; dei uma busca e achei outra Fota…). O […]

PELOTAS (o Danrlei vai jogar aqui!) – Falando nela, a crise, passou batido na semana passada, mas merece comentários da blogaiada a última reunião da Fota, a associação das equipes de F-1 (que tem um logotipo bem legal, mas ainda não está em site algum na internet; dei uma busca e achei outra Fota…).

O encontro aconteceu na quinta-feira num hotel em Heathrow e o mote “vamos cortar os custos” foi, claro, dominante. Equipes que até meses atrás fugiam dele como o diabo da cruz, negando qualquer possibilidade de adoção de motor único ou de restringir testes e uso de túneis de vento, passaram a rezar incondicionalmente pela cartilha de Max Mosley.

Fechou-se o acordo para eliminar os testes e limitar as horas de uso dos túneis de vento. Para o período 2010/2012 será desenvolvido um câmbio que terá de durar seis corridas e vai custar 1,5 milhão de euros por temporada. Para 2010, as fabricantes de motor prometem fornecer seus produtos para qualquer equipe independente ao preço módico de 5 milhões de euros por ano.

Mais: serão eliminados alguns materiais muito caros (como criptonita cristalizada nas velas de ignição, cerâmica Portobello nos banheiros das fábricas e queijo parmesão nos motorhomes) e vai ser feito um estudo para identificar componentes e sistemas que não trazem diferença de performance (TVs de plasma nos boxes, papel de gramatura alta para os press-releases ou relógios TAG-Heuer para os mecânicos).

Por fim, as nove equipes sobreviventes informaram que aceitarão unanimemente qualquer nome que venha a ser adotado “para a equipe hoje conhecida como Honda”. Pode parecer um detalhe bobo, mas não é. Em sua arrogância secular, as equipes, até outro dia, tinham de aprovar qualquer mudança de nome em times concorrentes, e muitas vezes não aprovavam, se não fossem com a cara do novo dono. Assim, quem comprar a Honda, se é que alguém vai fazer isso, pode batizá-la como quiser: “Mariposas Alegres do Asfalto Team”, “Dirigido Por Mim e Guiado por Deus Racing” ou “Nóis Capota Mais Num Bréka Motorsports”.