Blog do Flavio Gomes
Autódromos

CURTI TAMBÉM

NATAL (tem pista aqui?) – O Ludimar de Menezes, de Brasília, me mandou esse desenho aí do lado. Uma ideia, mais uma, para melhorar Interlagos. Como veio na mensagem apenas a imagem, sem nenhum comentário, não sei se é de autoria do blogueiro, ou não. Mas gostei. E muito. Parece um pouco com o projeto […]

NATAL (tem pista aqui?) – O Ludimar de Menezes, de Brasília, me mandou esse desenho aí do lado. Uma ideia, mais uma, para melhorar Interlagos. Como veio na mensagem apenas a imagem, sem nenhum comentário, não sei se é de autoria do blogueiro, ou não. Mas gostei. E muito. Parece um pouco com o projeto inicial criado pelo Chico Rosa para a mudança do traçado, em 1989. Ele queria continuar usando o Retão, faria uma chicane antes da Curva 3, porque ali não tem espaço para área de escape, e o traçado seguiria até um pouco antes da antiga Ferradura, para emendar no atual Laranjinha com uma variante à esquerda.

O desenho enviado por Ludimar me parece interessantíssimo porque aumenta a extensão da pista, hoje pequena demais para a F-1, com suas voltas em menos de 1min10s, e não inviabiliza o traçado atual. A obra, para dizer a verdade, é muito simples. Cria sete novas curvas, sendo uma delas de alta, a “Nova 4”, e algumas boas freadas propícias a ultrapassagens.

Sem brincadeira nenhuma, acho que os atuais administradores do autódromo, Chico Rosa e Roberto Seixas, poderiam estudar essa possibilidade com carinho. Agora, dois pedidos: ao Ludimar, que esclareça aqui se foi ele o autor da ideia, porque é muito boa, mesmo, e seja lá quem for o criador merece crédito; e ao Comendador Ceregatti, nosso maior especialista no asfalto de Interlagos, que diga o que achou.