Blog do Flavio Gomes
F-1

ESPELHO, ESPELHO MEU…

SÃO PAULO (começou) – Mais uma foto dos testes do Algarve. Uai, pode esse apêndice aerodinâmico na lateral do carro da Toyota? Bem, eu achava que não. Em testes, claro, se eles quiserem colocar uma parabólica no rabo do piloto, pode. Mas quando começar o Mundial, talvez não possa. Então, para quê isso? Está lá […]

SÃO PAULO (começou) – Mais uma foto dos testes do Algarve. Uai, pode esse apêndice aerodinâmico na lateral do carro da Toyota? Bem, eu achava que não. Em testes, claro, se eles quiserem colocar uma parabólica no rabo do piloto, pode. Mas quando começar o Mundial, talvez não possa. Então, para quê isso?

Está lá desde a apresentação do carro (fui checar nas fotos da semana passada, chamada minha atenção por um blogueiro nos comentários abaixo). A impressão que tenho é que exerce a mesma função que o espelho malandrinho da Ferrari. Essa asinha está na mesma posição da haste que sustenta os espelhos ferraristas na F60. Se a FIA não disser nada e trouxer algum ganho aerodinâmico, ficarão ali essas aletas; se alguém reclamar, é ali que estarão os retrovisores do TF109 quando começar o Mundial.

Mas não julguemos a Toyota por malandragem explícita, ainda. O regulamento permite pelo menos um difusor lateral, com tamanho bastante limitado. A maioria está usando na posição convencional, mais horizontal e mais para baixo. A Toyota resolveu colocar um palito de pé, em vez de um trapézio deitado. Cada um enfia o difusor onde quiser, não é mesmo?

Mas é bom esperar pelos pareceres dos comissários nestas semanas que vêm pela frente, sobre o que pode e o que não pode em 2009. Há bastantes dúvidas sobre o regulamento, a maior delas sobre o uso de oito motores por carro na temporada inteira sem que tenha sido esclarecida, até agora, a questão dos motores para três GPs (serão seguidos, alternados?).