Blog do Flavio Gomes
F-1

MELBOURNETES (3)

SÃO PAULO (ofusca) – Depois de assinar um convênio com o Palmeiras, a Brawn GP decidiu adotar o amarelo-marca-texto, cor recém-oficializada na Associação Internacional de Tintas Berrantes, como padrão para quase tudo. As calotas são amarelas, as faixas na carenagem do carro são amarelas, as placas de sinalização do time são amarelas, as cuecas dos mecânicos, […]

SÃO PAULO (ofusca) – Depois de assinar um convênio com o Palmeiras, a Brawn GP decidiu adotar o amarelo-marca-texto, cor recém-oficializada na Associação Internacional de Tintas Berrantes, como padrão para quase tudo. As calotas são amarelas, as faixas na carenagem do carro são amarelas, as placas de sinalização do time são amarelas, as cuecas dos mecânicos, as meias, até mesmo as canetas marca-texto usadas nas reuniões depois dos treinos são amarelas!

Os pilotos, claro, entraram na onda e adotaram a cor em seus capacetes. Button radicalizou e amarelou inteirinho o desenho estilizado da bandeira britânica. Barrichello fez algo parecido. Em seu capacete, o que era vermelho ficou amarelo. O que era azul, ficou preto.

Muita gente torce o nariz para essas mudanças nos desenhos dos capacetes, defensores que são do velho hábito de manter a mesma pintura a vida toda. Nisso, não sou tão nostálgico assim. Acho que variações sobre o mesmo tema, releituras, reestilizações e re-outras-coisas são legais. Mas é preciso manter uma “alma” no casco, a base do desenho ou das cores, pelo menos.

Alguns capacetes dos pilotos da F-1, tenho notado, passaram a se assemelhar muito aos da MotoGP, com grafismos até bonitos, mas indefiníveis. Coisa de motoqueiro, sabe? Outros, como os do exército da Red Bull, se parecem com latinhas do energético, apenas — uma pobreza. 

Falando em capacetes, qual você acha que foi o mais bonito e/ou marcante de todos os tempos? Eu gosto de alguns. Do Piquet-pai, por exemplo. Do Damon Hill, outro exemplo. Mais alguns que sempre curti: Emerson, Christian (tem bom gosto, o clã), Cevert, Coulthard, Warwick, Michael Andretti, Diniz… Bom, deve ter mais um monte aí que não me lembro agora. Falem vocês dos seus preferidos, enquanto faço um café.