MENU

sexta-feira, 27 de março de 2009 - 7:49F-1

MELBOURNETES (3)

SÃO PAULO (ofusca) – Depois de assinar um convênio com o Palmeiras, a Brawn GP decidiu adotar o amarelo-marca-texto, cor recém-oficializada na Associação Internacional de Tintas Berrantes, como padrão para quase tudo. As calotas são amarelas, as faixas na carenagem do carro são amarelas, as placas de sinalização do time são amarelas, as cuecas dos mecânicos, as meias, até mesmo as canetas marca-texto usadas nas reuniões depois dos treinos são amarelas!

Os pilotos, claro, entraram na onda e adotaram a cor em seus capacetes. Button radicalizou e amarelou inteirinho o desenho estilizado da bandeira britânica. Barrichello fez algo parecido. Em seu capacete, o que era vermelho ficou amarelo. O que era azul, ficou preto.

Muita gente torce o nariz para essas mudanças nos desenhos dos capacetes, defensores que são do velho hábito de manter a mesma pintura a vida toda. Nisso, não sou tão nostálgico assim. Acho que variações sobre o mesmo tema, releituras, reestilizações e re-outras-coisas são legais. Mas é preciso manter uma “alma” no casco, a base do desenho ou das cores, pelo menos.

Alguns capacetes dos pilotos da F-1, tenho notado, passaram a se assemelhar muito aos da MotoGP, com grafismos até bonitos, mas indefiníveis. Coisa de motoqueiro, sabe? Outros, como os do exército da Red Bull, se parecem com latinhas do energético, apenas — uma pobreza. 

Falando em capacetes, qual você acha que foi o mais bonito e/ou marcante de todos os tempos? Eu gosto de alguns. Do Piquet-pai, por exemplo. Do Damon Hill, outro exemplo. Mais alguns que sempre curti: Emerson, Christian (tem bom gosto, o clã), Cevert, Coulthard, Warwick, Michael Andretti, Diniz… Bom, deve ter mais um monte aí que não me lembro agora. Falem vocês dos seus preferidos, enquanto faço um café.

192 comentários

  1. felipe disse:

    alguem conseguiu fazer esse jogo completo?http://www2.uol.com.br/flashpops/jogos/carrosconceito.shtml

    se alguem conseguiu por favor me manda o gabarito faz tempo que procuro
    falta 10 carros para eu fechar

  2. luque disse:

    AMIGOS
    JEAN ALESI AINDA TEM (NA DTM) UM DOS CAPACETES MAIS BONITOS DESTES TEMPOS MODERNOS.
    LUQUE

  3. Junior disse:

    Falando de capacetes, os dos caras da MOTOGP são os melhores, e o Vale sempre tem os mais bacanas. No automobilismo, Jean Alesi utilizou um muito bonito, que tinha uma face todinha espelhada.

  4. Claudio disse:

    acho bacana a pintura do: Mansell, dos Andretis, Piquet (pai), Alboreto, Irvaine (na época Jaguar)

  5. Guilherme disse:

    É complicado escolher apenas um, mas acho que alguns foram pouco mencionados como o do Frentzen e seu inesquecível fundo azul escuro e riscos em prata, além das faixas com as cores da bandeira alemã. Também gosto da pintura do Mika Hakkinen e do capacete usado pelo Schumacher na temporada de 1993 (http://i7.ebayimg.com/01/i/001/20/43/f1f2_1.JPG), dentre outros que foram escolhidos.

    E dos modelos, qual o mais bonito? Fico com os fabricados pela Bell do final dos anos 90 pra cá.

  6. Lisandro Gonçalves disse:

    Flávio, muito legal essa “votação” do capacete mais bonito…. por que vc não faz uma enquete pra gente votar nos mais comentados acima e eleger o capacete mais bonito?
    Abraço
    Lisandro

  7. Etyel disse:

    Emerson, John Watson e De Cesaris.

  8. Huller Moreno disse:

    coulthard > senna > montoya

  9. Luiz Eduardo disse:

    Eu gostava muito do de Pedro Rodriguez, simples e elegante. Mas outros eram também bonitos e capazes de identificar seu dono: Emerson e Wilson, Ickx, Andretti e o do Senna., entre outros. Hoje em dia o excesso de design tá estragando e despersonificando tudo: capacetes, carros e objetos em geral.

  10. Luis Antonio disse:

    Piquet pai, acho que é o desenho mais bonito que já teve para se pintar um capacete, e o do Geraldo Piquet que tem as cores ao contrário do pai é o mais bonito de todos pra mim !!!

  11. Badoer disse:

    Piquet foi o que marcou. eu vivia desenhando quando pequeno.. e me amarrava quando vinham os capacetes de todos os pilotos na revista Grid

  12. Harry disse:

    FG,
    Achei bacana a calota da Brawn!
    Abs
    Harry

  13. Edu Rodrigues disse:

    O mais bonito de todos, na minha opinião, é o do grande Roberto Moreno. A combinação do amarelo com o azul é perfeita e, o desenho, muito bonito. Meu sonho de consumo é ter um autografado pelo Moreno, um dos maiores operários da velocidade no Brasil.
    Me agrada também o novo do Felipe Massa. A reestilização dele ficou muito melhor do que o original.
    Dos que ainda correm no Brasil, o do Giuliano Losacco.

  14. Jeferson disse:

    Acho o do Cristiano Da Matta e o do Rubinho muito bonitos.
    Da turma dos ‘nacionais’, o do Chico Serra é lindo.

  15. DURVAL PEREIRA disse:

    ESSA É BARBADA, NÃO TEM CAPACETE MAIS BONITO DO QUE O DO THIERRY BOUTSEN

  16. Talles disse:

    do Leão e do Professor…

  17. Bruno disse:

    O do Eddie Irvine quando estava na Jaguar

  18. xavante disse:

    O casco mais bonito do italiano IGNACIO GIUNTI, gostava tambem da tokinha do Fangio.. eh eheh

  19. DOUGLAS SPEED disse:

    O do Senna sem dúvida… tem muita identidade, muito além de um simples desenho.

  20. Profeta tambem disse:

    Voce quer por que quer sempre dar uma espeta no Rubens…

    Acho que ele vai ser o seu Zagallo este ano inteiro.

  21. rafael revers disse:

    Patrese, Alesi

  22. Lisandro Gonçalves disse:

    Gosto muito do desenho do Piquezão, já tenho uma réplica pra dias de kart ou regularidade! Mas em segundo lugar, bem pertinho vem o do Moco, que ainda vou mandar fazer igual….
    Abraço
    Lisandro

  23. Igor Martins disse:

    Pela Ordem:
    Senna, o mais marcante, Shummy vermelhão, segundo mais marcante e Bern Schneider, alemão que correu de Zakspeed em , o desenho mais bonito.

  24. Squarizziforgivesman disse:

    Prost. Disparado.

  25. xanprix disse:

    O do Piquet pai é o meu predileto….o do Pace era lindo tbm!

    Tem o do Emerson,do Hill,Cevert,Regazzoni….gosto mais desses da decada de 70/80,que na epoca não tinham a pintura tão coberta por patrocinadores como os de hoje.

  26. Claudio disse:

    Ninguém citou o capacete do Elio de Angelis!

  27. Mandruvá disse:

    TOP 10
    Piquet (Sr.)
    Mansell
    Hakkinen
    Senna
    Prost
    Fitipaldi (E)
    Berger
    Capelli (o Original, recuse imitalções)
    Hill
    Lauda

  28. claudio cesario disse:

    os casco do MANSELL, PROST, SENNA, PACE,BOUTSEN , EMERSON, AGOR A ,MUDANDO DE ASSUNTO FLAVIO, ACESSE ESTE SITEwww.pilotesdelegende.net, SIMPLESMENTE SHOW

  29. Seu Mário disse:

    Rob, bem citado: aquele capacete do Senna em verde limão, contrastando com Lotus preta, era simplesmente o mais bonito de todos.

  30. Eduardo Malheiros disse:

    O superior do capacete do Rubens está preto porque aquela parte é sensível a temperatura. Ele varia de preto a azul!

    Abraço!

  31. Guga. disse:

    Clay Regazoni, achei uma revista quatro Rodas de 74 aqui em casa, a capa é um absurdo de linda. Clay guiando a Ferrari a caminho da vitoria em Nurburgring. Carro belíssimo (coma todas as Ferraris dos anos 70) e capacete igualmente belo.

  32. Pedro Pessoa disse:

    Giacomo Agostini tinha um casco bonito!

  33. fabio disse:

    De Cesaris (todos) e Frentzen na Jordan.

  34. Roberto Fratelli disse:

    Casco do David Coulthard com ctz é o mais estiloso

  35. Irapuâ disse:

    Nos tempos romanticos da F1 os pilotos usavam muito preto, branco, cinza/prata e azul, cada um com um pouco de sua personalidade (Jim Clark, Hulme, Brabham, Bruce McLaren, Rindt) . Considero que o capacete marca a estirpe do piloto durante sua carreira e fica como um simbolo mesmo após sua aposentadoria ou falecimento. Gosto disso, como nos tempos da idade média onde os guerreiros defendiam os elmos e escudos de suas famílias ou clãs. Jackie Stewart usou o xadrês simbolizando sua terra natal, e creio que o Emerson iniciou uma maior visualização deste conceito com seu azul escuro e vermelho berrante, inconfundível mesmo a grande distância. Aliás, considero seu primeiro capacete, aberto sem protetor de queixo e com 2 ovais na aba de viseira o mais bonito da época. A evolução e atualização dos lay-outs são bem vindos desde que não percam a essência. E neste caso a evolução do desenho do Emerson é também exemplar, desde a adaptação do desenho para os capacetes fechados emendando os ovais e evoluindo para um triangular na frente acima da viseira até o modelo atual com inclusão de detalhes, frisos, etc, mas sem perder sua personalidade. Aprecio também os de Wilson e Cristian apenas com as cores invertidas mas guardando o lay-out familiar, os Villeneuve com o mesmo lay-out apenas cores diferentes (embora as cores adotadas por Jacques sejam de gosto duvidoso, o de Gilles era muito bonito), o dos Hill, e mais recentemente os Piquets e Sennas(tio e sobrinho).

  36. Ricardo Piva disse:

    Sem sombra de dúvidas, para nós brasileiros, um dos cascos que mais ficou na mente foi o do SENNA.

  37. Antonio disse:

    Caro Flavio, caso queira compartilhar com a “blogaiada”, existem alguns jogos interessantes em alguns sites nos quais seu objetivo eh descobrir o piloto que corre/corria com o capacete mostrado. Seguem dois sites:

    http://www.centralkart.com.br/new/modules/xt_conteudo/content/capacetesck.php

    E outro:
    http://www2.uol.com.br/flashpops/jogos/capacetes/index.shtml

    Tem um outro muito interessante sobre carros. Aqui, o link:
    http://www2.uol.com.br/flashpops/jogos/carrosconceito.shtml

    Abraco. Parabens pelo Grande Premio.

  38. Peterson Ferraz disse:

    Meu e que venha o amarelo-marca-texto!! a F1 precisa disso, de inovações nao so em tecnologia de carros mas tb de gostos, tudo muito igual a muitos anos!!!
    E gostaria muito e muito mesmo ver o Rubinho ser campeao do mundo não para calar a boca dos manes que sempre o chamaram de perdedor e chorão, mas para dar a ele o que sempre foi de direito e nunca teve, um título, pois o que ele deve como piloto ao Damon Hill e Jacques Villenveuve ?! e são campeões.
    As vezes a vida é assim da voltas mas no final pode ser que ela corrija os erros do passado.

  39. Cesar disse:

    insuperável em matéria de capacetes … VALENTINO ROSSI

  40. Senna

    Capacete tem que ser marcante e inconfundível. Nisso o do Senna é o mais forte.

    O do Piquet é o mais original e o do Mansell o mais bonito..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>