Blog do Flavio Gomes
F-1

BARENITAS (6)

SÃO PAULO (quem diria…) – É a vingança dos Corollas! E merecidíssima, diga-se, a primeira fila da Toyota no Bahrein. O fato de a equipe ter treinado por lá em fevereiro ajudou, mas não foi tudo. Ferrari e BMW Sauber também treinaram e não foram bem. Mas delas falo depois. Trulli conseguiu a pole com […]

SÃO PAULO (quem diria…) – É a vingança dos Corollas! E merecidíssima, diga-se, a primeira fila da Toyota no Bahrein. O fato de a equipe ter treinado por lá em fevereiro ajudou, mas não foi tudo. Ferrari e BMW Sauber também treinaram e não foram bem. Mas delas falo depois.

Trulli conseguiu a pole com 1min33s431, respeitáveis 0s281 à frente de seu companheiro Timo Glock e 0s584 mais rápido que o terceiro colocado, Sebastian Vettel. A quarta de sua carreira. Largou na pole duas vezes em 2004, pela Renault (Mônaco, onde venceu seu único GP, e Bélgica), e fez a pole para o GP dos EUA de 2005 em Indianápolis.

Naquela corrida, no entanto, estava entre os que saíram para a volta de apresentação e recolheram para os boxes, todos os que usavam pneus Michelin. No fim, a prova teve seis carros largando, os dois da Ferrari, os dois da Jordan e os dois da Minardi.

Foi a maior presepada de todos os tempos. Ganhou Schumacher, com Barrichello em segundo, sob vaias do público americano. E graças à desistência dos Michelin (os pneus não estavam aguentando a pressão lateral exercida na última curva, a inclinada do oval), alguns pilotos que jamais seriam lembrados nem por seus vizinhos acabaram pontuando e entrando para as estatísticas da F-1.

O terceiro colocado, ganhando um troféu que guarda debaixo da cama, foi o simpático Tiago Vagaroso Monteiro, da Jordan, o único que fez festa no pódio. Em quarto ficou o indiano Narain Karthikeyan, também da Jordan (que usava motores Toyota). E em quinto e sexto, a dupla minardiana: Christijan Albers e Patrick Friesacher, austríaco que disputou apenas 11 GPs e de quem nunca mais ouvi falar.

Trulli tem boas chances de ganhar a corrida amanhã, embora seja um piloto que costuma perder rendimento em ritmo de prova. Se largar bem e não fizer nenhuma bobagem estratégica, pode ser mesmo que vença pela segunda vez na carreira. Já a Toyota comemora sua terceira pole. Além da de Jarno nos EUA/2005, a equipe conseguiu outra no mesmo ano em Suzuka, na chuva, com Ralf Schumacher.

Daqui a pouco eu volto para falar do resto.